Dia C: Cooperativas mobilizam campanha para a arrecadação de alimentos

 Dia C: Cooperativas mobilizam campanha para a arrecadação de alimentos

A pandemia da COVID-19 alterou rotinas e protocolos não apenas na saúde, mas em diversas áreas. Em 2020, eventos como o Dia C, o dia de Cooperar, tiveram que mudar o formato de realização. Para celebrar o resultado das iniciativas do Dia de cooperar, o Sistema Ocemg realizou, no último fim de semana, uma live com a banda mineira Skank. O evento, realizado em Belo Horizonte na sede da Ocemg, além de trazer entretenimento aos espectadores, foi uma forma de arrecadar doações que serão entregues a entidades de Minas Gerais.

No Vale do Aço, as cooperativas também incentivaram a participação de seus cooperados e colaboradores no evento, além de alavancarem sua campanha regional. Para este ano, diferente da tradicional festa realizada no bairro Cariru, em Ipatinga, uma ação voltada para a arrecadação de alimentos é realizada.

A Intercooperação do Bem foi desencadeada pela Consul, Sicoob Cosmipa e Unimed Vale do Aço. Por meio das cooperativas, mais de 2,5 toneladas serão doadas. A campanha se estenderá para toda comunidade, até o dia 26/07, com pontos de coleta nas unidades do supermercado Consul, por todo o Vale do Aço. Todos os interessados em doar alimentos não perecíveis podem participar.

Ao fim da campanha será feito um levantamento entre as entidades da região que mais necessitam de doação. Os alimentos arrecadados serão destinados a essas instituições.

Sobre o cooperativismo

A união de vários com um único objetivo: fazer o bem. Esse é o ideal do cooperativismo, que é celebrado mundialmente no 1° sábado de julho, que tem o objetivo de proporcionar a toda sociedade o conhecimento dos benefícios, dos valores e dos princípios da atividade cooperativista. Como forma de celebrar a importância e o papel desse movimento cooperativista para a sociedade no mesmo sábado é celebrado nacionalmente o Dia de Cooperar, criado pelo Sistema Ocemg, em 2009, com o objetivo de contribuir, através do voluntariado, com o desenvolvimento social das comunidades e transformar realidades, elevando a qualidade de vida das pessoas.

“Mais que um modelo de negócio, o cooperativismo é uma filosofia que transforma o mundo em um lugar melhor, com oportunidades para todos, por meio do desenvolvimento econômico e social em torno do bem coletivo. Neste momento de pandemia, a máxima do cooperativismo se tornou ainda mais forte. Seja diretamente por meio das cooperativas, ou até mesmo por outras frentes, a união com o foco em ajudar é o objetivo de todos”, explicou o Dr. José Maurício Nolasco, diretor-presidente da Unimed Vale do Aço.

Dados Cooperativismo

O Brasil possui 6.828 cooperativas, distribuídas em todos os Estados, com maior concentração nas regiões sul e sudeste do país. Minas Gerais representa 11,3% desse número, com 771 cooperativas registradas no Sistema Ocemg. Com uma participação anual de 9% no PIB mineiro, o setor, que agrega 1.738.917 associados e mais de 43,4 mil empregados, é responsável por uma movimentação anual de R$ 53,6 bilhões.

Publicações relacionadas

X