ExpoCoop: Coronel Fabriciano se prepara para receber primeira feira de negócios na cidade
Aeroporto Regional do Vale do Aço preocupa Prefeitura de Ipatinga

Com as atividades paralisadas desde 25 de março devido à pandemia do novo coronavírus e outros fatores combinados, o Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Santana do Paraíso, corre o risco de ficar com as portas fechadas até o fim de 2020, após notificação do Governo Estadual, e a reversão da medida é buscada pelo Executivo de Ipatinga, município que é um dos principais demandantes do transporte aéreo.
A interrupção do funcionamento aconteceu, em primeiro lugar, devido ao fato de a companhia Azul, que operava no aeroporto, ter suspendido suas atividades por causa da Covid-19, ainda sem comunicar oficialmente a data de retorno das operações, inicialmente projetada para junho. Paralelamente, há uma previsão de reforma no aeroporto, com recursos do Governo Federal, incluindo a construção de hangares e recuperação da pista de pouso.
O início da obra, ao custo de R$ 12,5 milhões, está previsto para o mês de agosto. Contudo, ela sequer foi licitada até o momento, embora o município já tenha sido informado pelo Governo Estadual que o aeroporto será reaberto somente após a conclusão das reformas, em dezembro.
A partir do comunicado do Estado, as gestões do Executivo ipatinguense são no sentido de que o aeroporto não permaneça fechado por tanto tempo, situação que traz muitos prejuízos à região. Segundo o prefeito Nardyello Rocha, algumas reuniões virtuais já foram feitas, com discussões em torno da questão. “Temos mantido contato com algumas lideranças, como a FIEMG, o secretário de Infraestrutura do Estado, Marco Aurélio Barcelos, e empresas privadas da região como Usiminas, Aperam e Cenibra. O aeroporto fechado por tanto tempo é um baque muito grande para a nossa cadeia produtiva, uma vez que os deslocamentos pela principal malha viária, que é a BR-381, também estão bastante comprometidos pela duplicação em andamento. Estamos trabalhando incessantemente para que o Vale do Aço não fique sem acesso algum e tentando viabilizar de todas as formas os recursos para que possamos tocar o nosso aeroporto pelo menos até o início das obras”, concluiu o prefeito.