Prefeituras da região irão até as casas para vacinar idosos contra a gripe

 Prefeituras da região irão até as casas para vacinar idosos contra a gripe

Com o objetivo de evitar a transmissão do novo coronavírus para idosos, que são o maior grupo de risco, as prefeituras municipais das principais cidades do Vale do Aço decidiram realizar a campanha de vacinação contra a gripe, que começa nesta segunda-feira (23) em todo território nacional, em domicílio.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa na segunda- feira (23) e segue até o dia 23 de maio. Confira como será realizado o esquema de vacinação em cada cidade:

Coronel Fabriciano

Segundo a Prefeitura de Coronel Fabriciano, a partir desta segunda-feira (23) estarão sendo vacinadas as pessoas acima de 60 anos e os trabalhadores da saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população. Sendo que os idosos serão imunizados por visitadores, contratados pela prefeitura, em casa.

Para atender a demanda de vacinação em domicílio, o município vai contratar, em caráter de urgência, agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem para vacinar a população idosa em casa.  A contratação emergencial é prevista no Decreto Municipal 7.714/2020, que instituiu o Comitê de Crise, criado para centralizar e integrar ações do município contra o Covid 19.

Os visitadores também vão avaliar o quadro geral de saúde dos idosos e reforçar as orientações. Pessoas com idade avançada são mais suscetíveis ao agravamento de quadros gripais e ao Coronavírus, podendo evoluir para óbito.Com isso, o município evita que os idosos usem o transporte coletivo e peguem aglomerações nas unidades de saúde.

Em Fabriciano, também será feita a distribuição de doses para os internos do Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, funcionários e pacientes do Hospital Dr. José Maria Morais e trabalhadores da saúde. Os demais grupos prioritários também serão imunizados conforme calendário definido pelo Ministério da Saúde, que vai até o dia 23 de maio.

Em Fabriciano, a Prefeitura mantém o Tele Orientação – EuSaúde, com atendimento 24 horas por dia via WhatsApp pelo telefone (31) 99674-7263. Outra medida da prefeitura foi a criação da Unidade de Referência Coronavírus na rua Albert Scharlet, s/n, das 7h às 22h.

Ipatinga

Para evitar deslocamento e aglomeração, a Prefeitura de Ipatinga irá realizar a vacinação de idosos contra a gripe em casa.  Na primeira fase, serão imunizados, além dos idosos, profissionais de saúde. Como medida preventiva, a Secretaria de Saúde de Ipatinga criou uma logística de atendimento aos dois grupos.

Na segunda-feira (23), os profissionais de saúde deverão procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de 7h30 às 15h30. As 11 unidades que fazem parte do programa ‘Saúde na Noite’ atenderão os profissionais até às 19h30.

A vacinação para pessoas com 60 anos ou mais será a partir de terça-feira (24). Para evitar deslocamento e aglomeração de pessoas nas UBS’s, os idosos serão vacinados em casa, com atendimento de 8h às 18h. Aproximadamente 42 mil pessoas desse grupo deverão ser vacinadas no município.

“Se por algum motivo o idoso não estiver na residência, será deixada uma notificação com data aproximada de retorno. É bom lembrar que a vacina não causa a gripe. A vacina contra a Influenza contém os vírus semelhantes e enfraquecidos da doença, porém mortos, o que significa que eles não podem se reproduzir dentro do organismo”, explica Fabiana Figueiredo Beserra, Referência Técnica do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde.

Timóteo

A Prefeitura de Timóteo iniciou nesta segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Ela será realizada em três etapas, conforme determinação do Ministério da Saúde e de acordo com a disponibilização de doses pela Secretaria de Estado de Saúde.

Entre os dias 23 de março e 15 de abril, primeira etapa, serão vacinados idosos e os trabalhadores da área de saúde. De acordo com a Secretaria de Saúde de Timóteo, os idosos receberão a dose da vacina em casa a partir da próxima quarta-feira (25), afim de evitar aglomerações e risco de contágio pelo novo coronavírus.

Ao todo, 16 equipes da Secretaria de Saúde trabalharão em período integral de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para realizar a vacinação em domicílio. Além disso, 9 salas de vacinação serão disponibilizadas e mais duas unidades, no Novo Tempo e na Unidade Mário de Souza. Já os trabalhadores receberão a dose nas unidades básicas de saúde que contam com sala de vacinação.

A segunda fase ocorre entre 16 de abril e 8 de maio e é voltada para os professores e profissionais de salvamento e segurança pública. A terceira etapa está agendada para o período de 9 a 22 de maio, ela é destinada para crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos, deficientes, pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas, privados de liberdade (vacinação no presídio) e funcionários com idade entre 55 e 59 anos.

 

Publicações relacionadas

X