Search
Close this search box.

Tratamento com antiviral da Merck contra Covid é eficaz, diz estudo

(Reprodução/ Metrópoles)
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Pesquisa mostra que o medicamento diminui o risco de morte e hospitalização em adultos que não tomaram a vacina contra Covid previamente

De acordo com uma pesquisa publicada na revista científica New England Journal of Medicine nessa quinta (16/12), o antiviral molnupiravir, da farmacêutica Merck, é eficaz para evitar mortes e diminuir as chances de hospitalização em pacientes com Covid-19.

O estudo analisou dados de 1.433 voluntários: 716 receberam o remédio, e 717, um placebo. O risco de morte e hospitalização entre os que tomaram o medicamento foi de 6,8%, enquanto o grupo de controle teve 9,7% de chance de agravamento da doença. Apenas uma morte foi registrada nos participantes que receberam o molnupiravir, e nove nos que tomaram placebo.

O estudo de fase 3 também avaliou os efeitos colaterais, e 30,4% dos voluntários afirmou ter sentido algum evento adverso — porcentagem menor do que os do grupo placebo, no qual 33% disse ter experimentado consequências do uso do remédio.

Os voluntários que tomaram o remédio tiveram o tratamento iniciado cinco dias depois do início dos sintomas, e não tomaram vacina previamente. Todos tinham pelo menos um fator de risco para doença grave, mas só foram analisadas pessoas com quadro leve ou moderado da infecção.

 

 

Fonte: Metrópoles

COMPARTILHE:

publicidade