Pandemia da covid-19 provoca aumento de casos de bruxismo

 Pandemia da covid-19 provoca aumento de casos de bruxismo

Centro de Odontologia Integrada (COI). (FSFX/Elvira Nascimento)

Desde o início da pandemia da covid-19, a procura por atendimento para casos de bruxismo aumentou cerca de 25% no Centro de Odontologia Integrada – COI, da Fundação São Francisco Xavier, em Ipatinga. Ligado diretamente ao estresse e à ansiedade, o bruxismo é considerado um distúrbio de movimento, que tem como característica um desequilíbrio na musculatura da mastigação, manifestado por uma contração muscular severa, podendo chegar ao ato de ranger ou apertar os dentes e pode ocorrer de forma consciente ou inconsciente.

De acordo com a cirurgiã dentista do Centro de Odontologia Integrada da Fundação São Francisco Xavier, Dra. Cira Valéria Almeida Corrêa, os principais sintomas de quem sofre de bruxismo são: dor na mandíbula ao acordar, sensação de dentes soltos, dor de cabeça, entre outros. Mas, o problema tem tratamento. “Existem protetores e algumas opções de placas para minimizar os impactos do distúrbio e auxiliar quem sofre com o bruxismo, a ter uma vida mais tranquila. A placa de bruxismo, por exemplo, alonga a musculatura ajudando a evitar os sintomas do dia seguinte e fazendo a prevenção de problemas na articulação da região da mandíbula.

Ainda segundo a cirurgiã dentista, a placa de bruxismo tem função protetora de modo a diminuir o desgaste dentário e outros danos às estruturas do sistema mastigatório. “Ela deve ser utilizada corretamente para tratar o problema e não piorar o quadro. O dispositivo deve ser feito sob medida para cada pessoa para proteger os dentes e, assim, evitar o contato entre as arcadas dentárias e gerar conforto muscular. A placa geralmente é, móvel e rígida, feita de acrílico, se encaixa na arcada”, explica a Drª. Cira Valéria.

Indicação e prevenção

Vale ressaltar que a indicação de uso da placa de bruxismo deve ser feita apenas por um especialista com base em um diagnóstico obtido por meio de um exame clínico apropriado e da identificação dos sintomas que caracterizam esse distúrbio.

Para prevenir o bruxismo é importante fazer atividades físicas regularmente, que vão ajudar a manter o peso ideal e diminuir os níveis de tensão e estresse. Com isso, a pessoa que sofre com este problema, poderá ter noites de sono mais tranquilas, além de mais saúde e bem-estar.

Excelência reconhecida

Criado em 1981, em Ipatinga-MG, o Centro de Odontologia Integrada – COI, alcançou, no decorrer da sua história, um dos melhores indicadores de saúde bucal já divulgadas no Brasil, superando, em mais de uma década, metas globais preconizadas pela Instituição Mundial de Saúde (OMS) para o controle de cárie dental em crianças. Primeira Instituição de assistência odontológica de Minas Gerais a conquistar a certificação ISO 9001, mantém patamares elevados na prestação de serviços, desde o atendimento nas clínicas de promoção da saúde aos procedimentos de alta complexidade, como ortodontia, implantodontia e reabilitação. Possui aproximadamente 80 mil vidas em sua carteira de clientes e 62 unidades de atendimento em Minas Gerais.

Publicações relacionadas

X