HNSD expande Unidade Materno-infantil e cria ala de Saúde da Mulher

 HNSD expande Unidade Materno-infantil e cria ala de Saúde da Mulher

(Divulgação/HNSD)

O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) está otimizando e expandindo os serviços de sua maternidade com o funcionamento da Unidade Materno-infantil e criou a ala de Saúde da Mulher, que dará prioridade no atendimento às mulheres, gestantes ou não, e também às puérperas e seus filhos. O serviço especializado foi anunciado na tarde desta terça-feira (5) por meio de uma coletiva de imprensa e tem como objetivo melhorar a atenção à saúde da mulher, por meio de ações como assistência ao parto e também neonatal.

Além disso, o atendimento na nova unidade está alinhado com práticas de humanização e o estímulo ao aleitamento materno, por meio do retorno do atendimento do banco de leite, com instruções e treinamentos feitos pela equipe do próprio hospital para aumentar o desenvolvimento dos bebês e a saúde das mães.

Neste novo modelo de atendimento, às mulheres serão acompanhadas por médicos, equipes de enfermagem, técnicos e assistência multiprofissional, como explicou o provedor do HNSD, Márcio Antônio Labruna.

“A nossa principal preocupação é melhorar o atendimento em nosso hospital. Essa é a missão da nova administração e, pensando na otimização da nossa maternidade e na capacidade dos nossos profissionais, decidimos focar no atendimento às mulheres e, também, às gestantes e seus filhos. Trata-se de um modelo de atenção que garante às mulheres uma assistência mais humanizada e de qualidade e, com isso, toda a comunidade sai ganhando”, destacou o provedor.

O diretor executivo do HNSD, Alexandre Coelho, explicou que procedimentos cirúrgicos, ginecológicos e gerais, além de todos os serviços que envolvam a saúde da mulher, serão destinados para a nova unidade. A ideia, segundo ele, é aproveitar de forma otimizada os recursos destinados ao espaço e, também, à equipe de profissionais, que antes era focada apenas no atendimento às parturientes.

“Eu considero a expansão deste serviço um avanço na medicina itabirana. Agora as mulheres terão mais atenção no atendimento e, com certeza, teremos um ganho na qualidade do serviço prestado em toda a sociedade. Mulheres saudáveis, geram filhos mais saudáveis e, aqui, elas terão atendimentos que permitirão não só o tratamento de doenças, mas como ações de prevenção e de cuidados, não só na gestação, mas em qualquer momento da vida. Estamos muito felizes e confiantes na prestação desse serviço especializado”, defendeu o diretor.


Outubro Rosa
– A inauguração da Unidade Materno-infantil e Saúde da Mulher ocorreu em pleno Outubro Rosa, mês dedicado ao combate e prevenção ao câncer de mama. No HNSD, acontece anualmente uma campanha para defender a saúde da mulher e promover debates e ações de prevenção da doença.

O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados. Segundo os dados mais recentes, divulgados em 2020, esse número representa 24,5% dos novos registros de câncer em mulheres.

Publicações relacionadas

X