Search
Close this search box.

Coquetel da AstraZeneca pode reduzir risco de casos sintomáticos da Covid-19 em 77%, aponta estudo

(Reprodução)
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Testes clínicos realizados com o coquetel de anticorpos da farmacêutica AstraZeneca mostraram queda significativa de incidência dos casos sintomáticos da Covid-19. Segundo a empresa, que fabrica vacinas contra a doença, os testes reduziram em 77% os riscos, e não houve registro de casos graves ou mortes entre as pessoas tratadas com o coquetel.

A farmacêutica afirmou que os dados da pesquisa mostram que o combinado de medicamentos, batizado de AZD7442, pode ajudar casos em que a vacinação não é suficiente para o retorno à vida normal. “As descobertas preliminares mostram que os anticorpos neutralizam as recentes variantes emergentes do novo coronavírus, incluindo a variante Delta”, acrescentou a empresa.

Para o infectologista Carlos Starling, o sucesso dos testes representa mais um grande avanço no combate à doença, mas a disponibilização aos pacientes ainda é um ponto preocupante. “É um claro sinal de avanço, realmente um ótimo progresso. As empresas já estão começando a produzir esses coquetéis, que também vão passar pelo processo de aprovação, mas a principal barreira é o valor. O custo ainda é muito caro”, afirmou.

Pesquisa

O estudo incluiu 5.197 participantes. A análise primária foi baseada em 5.172 pessoas que não tinham Covid-19 no início do estudo. Mais de 75% dos participantes tinham comorbidades, que incluíram condições relatadas como causadoras de uma resposta imunológica reduzida diante da vacinação.

Entre os que tomaram placebo – preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos -, houve 3 casos graves, com duas mortes.

Fonte: Hoje em Dia

COMPARTILHE:

publicidade