Sintomas e prevenção: saiba tudo sobre o Coronavírus

 Sintomas e prevenção: saiba tudo sobre o Coronavírus

De acordo com várias notícias e a proliferação do Covid-19 é melhor conhecer a fundo sobre a doença, como prevenir e sintomas. O vírus já contaminou mais de 127 mil pessoas o mundo desde o começo do surto em 31 de dezembro de 2019 na China. O coronavírus é o agente e uma grande família viral que causa uma doença respiratória o covid-19, são conhecidos desde 1960. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave), identificada em 2002 e a Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), identificada em 2012.

A velocidade com a qual o vírus tem alcançado mais e mais países a OMS declarou a pandemia, apesar disso ela tem um grau moderado de contágio em relação a outras doenças, como: sarampo,dengue e HIV. Mesmo sendo de grau moderado, o fato de ser uma doença de transmissão respiratória dificulta as medidas de controle, principalmente se envolver contágio de pessoas assintomáticas.

Como acontece a transmissão do vírus

 As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato está ocorrendo. É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada. Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

  • gotículas de saliva;
  • espirro;
  • tosse;
  • catarro;
  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Formas de prevenção: 

A principal forma de prevenção é lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais. 

Ter um frasco de álcool gel na bolsa também é indicado.Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Evitar contato próximo com pessoas doentes.

Ficar em casa quando estiver doente.

Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Quais são os sintomas:

Os sintomas mais comuns do coronavírus são febre, cansaço e tosse seca. Algumas pessoas têm dores no corpo, congestão nasal, coriza, dor de garganta ou diarreia. Uma em cada seis pessoas desenvolve dificuldade para respirar. Outras não desenvolvem sintoma nenhum, segundo a OMS.

Publicações relacionadas

X