Conheça os benefícios das lentes de contato dental

 Conheça os benefícios das lentes de contato dental

As lentes de contato dental, além de procedimento estético, também estão inseridas em um contexto de saúde. As lentes são próteses ultrafinas e por isso esta nomenclatura é um paralelo às lentes de contato oculares. Entre famosos e influenciadores digitais as lentes já são moda pela praticidade e pela durabilidade por vários anos.

“As lentes de contato dental são laminados de porcelana ultrafinos extremamente resistentes cimentados na face frontal dos dentes, chamada de face vestibular”, explica o Dr. Gláucio Leite.

Dr. Gláucio Leite, dentista CRO 24318 foto: Luiz Abranches

O tratamento é indicado em três casos básicos. O primeiro, quando os dentes estão manchados e não respondem ao clareamento, tanto o convencional quanto à laser. “Se há uma resistência ao clareamento, podemos partir para uma solução estética com as lentes de contato dental”, ressalta o doutor.

A segunda indicação é quando o paciente possui alguma alteração anatômica nos dentes, seja por fratura, por restaurações inadequadas ou resultante de uma anomalia no desenvolvimento dentário. As lentes de contato dental conseguem trazer a forma original, e a terceira indicação é se há alguma má-formação na estrutura dental, principalmente no esmalte, como nos casos de hipoplasia e fluorose.

Em condições ideais, que parte desde a escolha do profissional até a higienização adequada feita pelo paciente depois que as lentes são implantadas, o tratamento pode durar vários anos. “Estamos falando de um tratamento que pode durar até 15 anos”, afirma o dentista.

Muitos pacientes chegam ao consultório primeiramente para esclarecer dúvidas quanto ao tratamento. Uma das principais está ligada à anestesia. Dr. Gláucio Leite explica que, na maioria das vezes, ela não é necessária. “Só pelo fato da lente ser extremamente fina, entre 0,3 e 0,8 mm, o preparo destes dentes é minimamente invasivo”, disse.

Beleza estética

Mesmo sendo indicado para casos patológicos, como a má-formação, o tratamento com lentes de contato dental é procurado nos consultórios por questões estéticas. Como o tratamento pode ser feito em qualquer dente, a procura mais frequente é para os dentes frontais, que fazem parte do sorriso: “As pessoas se preocupam mais com a linha aparente do sorriso, composta principalmente pelos dentes superiores anteriores. “, registra Dr. Gláucio Leite.

Aliando estética e saúde, as lentes de contato dental não são indicadas para menores de 18 anos, pois considera-se ainda um possível grau de crescimento e também aqueles pacientes que não possuem condições neurológicas e motoras suficientes para realizar a higienização e manutenção adequada do tratamento. É importante ressaltar que as lentes dentais só devem ser aplicadas em dentes hígidos com gengivas sadias.

No mais, se o paciente quer ter um belo sorriso, com durabilidade e satisfação, as lentes de contato dental são uma ótima e apropriada escolha.

Publicações relacionadas

X