Search
Close this search box.

Bolsonaro assina decreto para distribuição gratuita de material de higiene menstrual

(Reprodução/ Internet)
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

O presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou, nesta terça-feira (8), um decreto que oferece proteção menstrual a partir da distribuição de itens de higiene, incluindo absorventes.

A assinatura ocorreu em cerimônia no Palácio do Planalto, em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, com a participação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

O Programa da Saúde Menstrual prevê a oferta gratuita de produtos de higiene e outros produtos necessários ao período da menstruação feminina bem como oferecer garantia de cuidados básicos de saúde e desenvolver meios para a inclusão das mulheres em ações e programas de proteção à saúde menstrual.

“Temos problemas, mas os lucros são muito grandes e isso nos anima a continuar. Obviamente, em grande parte, esse lucro vem do trabalho das mulheres que estão ao nosso lado”, disse Bolsonaro em pronunciamento no evento.

O benefício será concedido a mulheres em situação de rua, aquelas de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas e alunas de 9 a 24 anos de idade matriculadas em escolas que integram o programa Saúde na Escola.

Segundo o ministro Marcelo Queiroga, serão destinados R$ 130 milhões ao programa de saúde menstrual. “Atualmente, em relação à questão da promoção saúde menstrual, como vocês sabem, foi aprovado um projeto de lei no Congresso Nacional e o presidente aplicou alguns vetos. E agora, através desses vetos o presidente aloca recursos para atender esse tema da saúde menstrual”, disse o ministro.

 

 

 

 

 

 

Fonte: CNN Brasil

COMPARTILHE:

publicidade