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Deputado Celinho debate intervenções e investimentos da Vale no sistema ferroviário do Vale do Aço

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O Deputado Celinho Sintrocel recebeu em seu Gabinete na ALMG Jayme Henrique e Álvaro Albergaria, representantes da Vale S/A. Em pauta as contrapartidas da Empresa em função da antecipação das concessões ferroviárias no Estado. Na oportunidade, os representantes da Vale apresentaram o Plano de Intervenção e Investimento em Mobilidade Urbana para os municípios da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM).

Segundo Jayme, o Plano visa minimizar os conflitos urbanos causados pelo traçado da EFMV, garantir maior segurança para população e ampliar e assegurar mobilidade urbana. Para tanto, estão previstas obras e intervenções, como por exemplo, viadutos, passarelas, muros, passagens subterrâneas e cancelas eletrônicas.

O Celinho lembrou as demandas, reivindicações e sugestões apresentadas durante as Audiências Públicas da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), da Assembleia Legislativa e as reuniões regionais. Destacou também suas preocupações com relação a alguns municípios como Antônio Dias, Belo Oriente, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Periquito, Santana do Paraíso e Timóteo.

Os representantes da Empresa informaram que no Plano de Intervenção e Investimento estão garantidos recursos e encaminhamentos para a construção de um viaduto sobre a linha férrea na rodovia que atende o Aeroporto Regional do Vale do Aço com início das obras previsto para 2022 e  a reorganização e  introdução de novos horários para o trem de passageiros nos períodos de alta temporada.

 

PARTICIPAÇÃO SOCIAL

O deputado Celinho apresentou novas demandas como a ampliação de recursos destinados às crianças e adolescentes, aos idosos e ao esporte e propôs que as Unidades Terapêuticas também recebam recursos da Vale e que a Empresa participe dos esforços para a implantação de um Porto Seco/Terminal de Cargas em Coronel Fabriciano.

Os dois representantes da Vale S/A se comprometeram a propor um estudo sobre a viabilidade de repasses para as Unidades Terapêuticas. Sobre o Terminal de Cargas, indicaram a necessidade de abrir um debate com a VLI Multimodal S/A, empresa de logística responsável pela concessão, e buscar alternativas e apoio junto às empresas e órgãos públicos locais.

Por fim, o deputado Celinho pleiteou a liberação de trilhos ferroviários para a instalação de passagens de nível, pontes e mata-burros em cidades vizinhas à Ferrovia, como Açucena, Antônio Dias e Ipaba.

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