Deputado Celinho apresenta pleitos do Vale do Aço em reuniões do Assembleia Fiscaliza

 Deputado Celinho apresenta pleitos do Vale do Aço em reuniões do Assembleia Fiscaliza

João Leite (deputado estadual PSDB/MG), Joaquim Francisco Neto e Silva (chefe de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais), Sargento Rodrigues (deputado estadual PTB/MG), Celinho Sintrocel (deputado estadual PCdoB/MG), Ana Paula Siqueira (deputada estadual Rede/MG) (Daniel Protzner e Luiz Santana/ALMG)

Começou nesta segunda-feira (28/06) o Assembleia Fiscaliza 2021 com os temas Saúde e Segurança Pública, sobre as ações das pastas para o enfrentamento da pandemia e a mitigação de seus impactos e o controle da violência.

O evento, criado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em 2019, fortalece o papel fiscalizador do Parlamento sobre o Executivo e acontecerá  até o próximo dia 2 de julho, com os deputados questionando os responsáveis pelas secretarias e entidades do Poder Executivo estadual sobre o combate à pandemia e o planejamento para a retomada das atividades rotineiras no Estado.

Na primeira reunião do Assembleia Fiscaliza, a reunião aconteceu  com a presença do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. Em sua participação no evento, o deputado Celinho levantou e apresentou requerimentos nos quais indaga sobre as medidas que a Secretaria já tomou, vem tomando e irá tomar para viabilizar a instalação de um “hospital porta” para atender a população do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, garantindo ampliação do atendimento de urgência e emergência e o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU – na Região de São José da Lapa.

Celinho abordou ainda sobre as obras dos Hospitais Regionais de Governador Valadares e Teófilo Otoni solicitando informações sobre planejamento e cronograma previstos para a conclusão das obras.

O deputado inquiriu o Secretário  sobre o estágio dos entendimentos e os prazos de análise e pareceres entre o Ministério da Saúde, o Estado e o Consórcio para garantir os recursos necessários para a implantação da 2ª Etapa do SAMU no Vale do Aço e sobre o cronograma de instalação de Posto Avançado de Coleta Externa – PACE – da Fundação Hemominas no Vale do Aço.  Celinho solicitou agenda para debater os temas de forma mais específica e o Secretário Fábio Baccheretti se comprometeu a marcar uma reunião com o mandato em breve para discutir os assuntos e apresentar as propostas do Governo para cada tema.

Outro tema debatido neste primeiro dia do Projeto Assembleia Fiscaliza foi o da Segurança Pública, com a  participação do  chefe da Polícia Civil de Minas, Joaquim Francisco Neto e Silva. O deputado Celinho falou sobre a necessidade de implantação urgente do plantão na delegacia de Coronel Fabriciano, para evitar os longos deslocamentos das polícias de diversas cidades como Antônio Dias, Marliéria, Jaguaraçu, Timóteo e Coronel Fabriciano, nos finais de semana até a delegacia de Ipatinga para finalização das ocorrências, o que provoca muitos atrasos e transtornos. O chefe da Polícia Civil explicou que o plantão a ser implantado inicialmente será o digital, e isso acontecerá em diversas regiões do Estado, incluindo o Vale do Aço, revelando também que em breve serão nomeados novos profissionais da Polícia Civil para diversas cidades, melhorando a estrutura das delegacias.

Outro assunto abordado pelo deputado Celinho foi  relativo à construção de um novo Instituto Médico Legal para atender à região do Vale do Aço, na cidade de Ipatinga, pois o atual está até mesmo ameaçado de interdição.  Joaquim Francisco informou que está em processo de licitação a construção do novo IML em Ipatinga.

Celinho Sintrocel (deputado estadual PCdoB/MG)
(Daniel Protzner e Luiz Santana/ALMG)

Publicações relacionadas

X