Brasil assina acordo de cooperação militar com os EUA

 Brasil assina acordo de cooperação militar com os EUA

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, firmou um acordo inédito de cooperação militar com o governo dos Estados Unidos nesse domingo (8). O Acordo de Pesquisa, Desenvolvimento, Teste e Avaliação (RDT&E, na sigla em inglês) foi assinado pelo presidente brasileiro em uma cerimônia no Comando do Sul, na Flórida. 

Essa foi a primeira vez que um presidente brasileiro visitou a unidade militar americana do Comando Sul (U.S. Southern Command). O Comando é responsável pelas ações das Forças Armadas dos Estados Unidos na América Central, América do Sul e Caribe. 

De acordo com uma nota divulgada pelo Ministério da Defesa nesse domingo, o objetivo desse acordo é “abrir caminho para que os dois governos desenvolvam futuros projetos conjuntos alinhados com o mútuo interesse das partes, abrangendo a possibilidade de aperfeiçoar ou prover novas capacidades militares”.

 A comitiva brasileira, composta pelos ministros Fernando Azevedo e Silva (Defesa), Ernesto Araujo (Relações Exteriores), Bento Albuquerque (Minas e Energia) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e pelo presidente, viajou para os EUA no sábado (7) e deve retornar ao Brasil nesta quarta-feira (11).

O RDT&E ainda precisa de aprovação do Congresso Nacional para ter efeito.

Publicações relacionadas

X