Search
Close this search box.

Putin pode declarar oficialmente guerra à Ucrânia; confira

Putin pode declarar oficialmente guerra à Ucrânia; confira
Imagem: Demyanchuk / SPUTNIK / AFP
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

O presidente russo, Vladimir Putin, pode declarar formalmente guerra à Ucrânia em 9 de maio, uma medida que permitiria a mobilização total das forças de reserva da Rússia, à medida que os esforços de invasão continuam a falhar, acreditam autoridades americanas e ocidentais.

A data de 9 de maio, conhecido como “Dia da Vitória” na Rússia, comemora a derrota dos nazistas no país em 1945. Autoridades ocidentais acreditam que Putin aproveitaria o significado simbólico e o valor da propaganda do dia para anunciar uma conquista militar na Ucrânia, uma grande escalada de hostilidades – ou ambos.

As autoridades começaram a se concentrar em um cenário, em que Putin declara oficalmente guerra à Ucrânia em 9 de maio. Até o momento, o presidente russo insiste em chamar o conflito de “operação militar especial”, recusando expressões como “invasão” e “guerra”.

“Acho que ele tentará sair de sua ‘operação especial’”, disse o secretário de Defesa britânico, Ben Wallace, à rádio LBC na semana passada. “Ele está preparando o terreno para poder dizer ‘olha, agora é uma guerra contra os nazistas, e o que eu preciso é de mais pessoas’”.

Durante todo o conflito, Putin continuamente enquadrou sua invasão da Ucrânia – um país com um presidente judeu – como uma campanha de suposta “desnazificação”, uma descrição rejeitada por historiadores e observadores políticos.

Wallace acrescentou que “não ficaria surpreso, e não tenho nenhuma informação sobre isso, que ele provavelmente declarará neste primeiro de maio que ‘agora estamos em guerra com os nazistas do mundo e precisamos mobilizar em massa o povo russo’”.

Uma declaração formal de guerra em 9 de maio poderia reforçar o apoio público à invasão. Também, sob a lei russa, permitiria a Putin mobilizar forças de reserva.

Autoridades ocidentais e ucranianas estimam que pelo menos 10.000 soldados russos foram mortos na guerra.

Outras opções de Putin para 9 de maio

Faltando menos de uma semana para o Dia da Vitória de 9 de maio, Moscou pode procurar outros lugares além de Donbas para uma declaração.

Outras opções incluem anexar os territórios separatistas de Luhansk e Donetsk no leste da Ucrânia, fazer um grande impulso para Odesa no sul ou declarar controle total sobre a cidade portuária de Mariupol.

Os EUA têm relatórios de inteligência “altamente confiáveis” de que a Rússia tentará anexar Luhansk e Donetsk “algum dia em meados de maio”, disse o embaixador dos EUA na OSCE, Michael Carpenter, nesta segunda.

Há também indicações de que a Rússia poderia estar planejando declarar e anexar uma “república popular” na cidade de Kherson, no sudeste do país.

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, disse que há “boas razões para acreditar que os russos farão tudo o que puderem para usar” em 9 de maio para fins de propaganda.

“Vimos os russos realmente dobrarem seus esforços de propaganda, provavelmente, como um meio de se distrair de suas falhas táticas e estratégicas no campo de batalha na Ucrânia”, disse em um briefing do Departamento de Estado.

“Estou bastante confiante de que ouviremos mais de Moscou até 9 de maio”, acrescentou Price. “Estou bastante confiante de que você ouvirá mais dos Estados Unidos, de nossos parceiros, incluindo nossos parceiros da Otan, até 9 de maio também”.

 

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

 

Fonte: CNN Brasil

COMPARTILHE:

publicidade