Search
Close this search box.

Maior usina nuclear da Europa pega fogo na Ucrânia após bombardeios russos

(Reprodução/ Internet)
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

O prefeito de Energodar, Dmytro Orlov, na Ucrânia, afirmou na noite desta quinta-feira (03), por meio do Telegram, que usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa e vizinha ao local comandado por ele, foi atingida por um incêndio.

“Como resultado do contínuo bombardeio inimigo de prédios e unidades da maior usina nuclear da Europa, a usina nuclear de Zaporizhzhia está pegando fogo”, disse Orlov em seu canal Telegram, citando o que chamou de ameaça à segurança mundial.

O porta-voz da usina, Andriy Tuz, disse à televisão ucraniana que os projéteis estavam caindo diretamente na usina de Zaporizhzhia e incendiaram um dos seis reatores da instalação. Esse reator está em reforma e não está operando, mas há combustível nuclear dentro, disse ele, de acordo com a agência Associated Press.

“Os bombeiros não podem chegar perto do fogo porque estão sendo alvejados”, disse Tuz.

Um funcionário do governo disse à Associated Press que níveis elevados de radiação foram detectados perto do local da usina, que fornece cerca de 25% da geração de energia da Ucrânia. O funcionário falou sob condição de anonimato porque a informação ainda não foi divulgada publicamente. Contudo, a Agência Internacional de Energia Atômica afirmou que não há mudanças nos níveis de radiação e que estrutura ‘essencial’ não foi atingida.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou Putin nesta sexta-feira (04) de recorrer ao “terror nuclear” e de querer “repetir” a catástrofe de Chernobyl.

“Alertamos o mundo inteiro para o fato de que nenhum outro país, exceto a Rússia, disparou contra usinas nucleares. Esta é a primeira vez em nossa história, a primeira vez na história da humanidade. Este Estado terrorista está agora recorrendo ao terror nuclear”, criticou.

“A Ucrânia tem 15 reatores nucleares. Se houver uma explosão, é o fim de tudo. O fim da Europa. É a evacuação da Europa”, acrescentou.

O diretor de Zaporizhzhia declarou que a segurança nuclear agora está garantida.

O secretário de Energia dos Estados Unidos declarou que os reatores da usina estão sendo desligados com segurança.

 

 

 

 

 

 

Fonte: IstoÉ

COMPARTILHE:

publicidade