Search
Close this search box.

Europa se encaminha para o fim da pandemia de Covid-19, prevê diretor regional da OMS

reprodução/confidisystema
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

O diretor regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), Hans Kluge, disse, neste domingo (23), que a pandemia de covid-19 pode estar se encaminhando para o fim na região. Segundo ele, a rápida disseminação da variante ômicron e o aumento da taxa de vacinação contra a doença devem colaborar para o fim da crise sanitária.

“Quando a onda da ômicron se acalmar, haverá, durante algumas semanas e meses, uma imunidade global, seja graças à vacina, seja porque as pessoas estarão imunizadas pelas contaminações, e também devido à uma baixa [nas infecções] por causa da estação”, afirmou, referindo-se ao verão no Hemisfério Norte.

Nesta foto tirada em março de 2020, o diretor regional da OMS para a Europa Hans Kluge fala durante conferência da OMS sobre a pandemia. — Foto: Ida Gulbaek Arentsen/Ritzau Scanpix/AFP                                                                                                                                                      Diretor regional da OMS— Foto: Ida Gulbaek Arentsen/Ritzau Scanpix/AFP

Entretanto, o diretor pede prudência, pois não descarta que o vírus pode surpreender, já que isso aconteceu antes, além disso, afirma que a doença ainda não entrou em estágio endêmico. “Endêmico significa que podemos prever o que acontecerá, e esse vírus nos surpreendeu mais de uma vez. Então, devemos permanecer muito prudentes”, aconselhou.

Com a rápida disseminação da variante ômicron, que começou a ser detectada no final de novembro no continente europeu, a região passou a ser o epicentro da pandemia. Segundo dados da OMS, a linhagem foi responsável por 15% dos novos casos de covid-19 no último dia 18, número duas vezes maior do que na semana precedente.

COMPARTILHE:

publicidade