Search
Close this search box.

Biden e Putin se encontram pela primeira vez em Genebra e posam para fotos

Vladimir Putin e Joe Biden se cumprimentam durante encontro em Genebra (Reprodução/CNN Brasil)
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

O presidente dos EUA e o presidente da Rússia estão reunidos neste momento a porta fechadas; cúpula acontece em ‘ponto baixo’ da relação entre os países

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e Vladimir Putin, presidente da Rússia, se encontraram pela primeira vez nesta quarta-feira (16) em Genebra, na Suíça.

No primeiro encontro cara a cara desde que Biden assumiu a presidência, os líderes devem debater temas espinhosos, como cibersegurança, direitos humanos, Ucrânia, sanções e interferência eleitoral.

A reunião, no entanto, acontece durante o “ponto mais baixo da relação entre os dois países”. A sede dessa cúpula é o prédio histórico Villa La Grange, situado em um extenso parque às margens do Lago Léman. Ao chegarem ao local, os dois líderes posaram para fotos oficiais com o presidente da Confederação Suíça, Guy Parmelin, e apertaram as mãos.

Uma coletiva de imprensa conjunta foi descartada e os líderes devem falar separadamente após a reunião.

Ao adentrarem na biblioteca do local, onde a reunião ocorre, o presidente dos EUA e o presidente russo se juntaram aos seus principais diplomatas, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov – ainda com a presença da imprensa.

Putin agradeceu a Biden pela “iniciativa de se encontrar”, enquanto a dupla se sentava. “Sei que você fez uma longa jornada e deu muito trabalho “, disse.

“Mesmo assim, os EUA e a Rússia e as relações com os EUA têm muitos problemas acumulados que exigem uma reunião do mais alto nível e espero que nossa reunião seja produtiva”, acrescentou.

Vladimir Putin (Rússia), Guy Parmelin (Suíça) e Joe Biden (EUA) se encontram em
Vladimir Putin (Rússia), Guy Parmelin (Suíça) e Joe Biden (EUA) se encontram em Genebra
Foto: Reprodução/CNN Brasil (16.jun.2021)

 

Biden sorriu uma vez enquanto Putin falava, mas os líderes pareciam em grande parte impassíveis. Os dois trocaram um raro contato visual, mas Putin olhou para baixo.

Putin disse, por meio de tradutor, que espera que a reunião seja “produtiva”. Biden sugeriu que trabalhariam em áreas de “interesse mútuo”.

 Fonte: CNN 

COMPARTILHE:

publicidade