Search
Close this search box.

Dois alpinistas morrem de exaustão no monte Everest

Ao menos 311 morreram desde 1953 em expedições à montanha no Nepal
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Dois alpinistas, um suíço e um norte-americano, morreram de exaustação durante uma expedição ao monte Everest, segundo comunicaram, nesta quinta-feira (13), funcionários de uma empresa de escalada. As informações são da BBC.

O suíço Abdul Waraich, de 41 anos, conseguiu chegar ao topo do monte, a 8.848,86 metros de altura, mas não teve forças para descer. Seu corpo foi encontrado próximo ao cume sul.

O escalador norte-americano Puwei Liu, de 55 anos, não conseguiu atingir o topo. Ele também sofreu de exaustão, além de cegueira da neve, uma queimadura que atinge a córnea e é provocada pela luz do sol refletida na neve. Um grupo de sherpas, como são conhecidos os moradores da região que ajudam os alpinistas, conseguiu levá-lo até um acampamento, mas ele não resistiu.

– Sherpas foram enviados com suprimentos e oxigênio, mas infelizmente eles não puderam salvá-los – disse Thaneshwar Guraga, gerente da empresa Seven Summit Treks, que apoiava os alpinistas.

O monte Everest foi conquistado pelo neozelandês Edmund Hillary e pelo sherpa Tenzing Norgay, em 1953. Desde então, 6 mil alpinistas já o escalaram, e ao menos 311 morreram.

Fonte: Pleno News

COMPARTILHE:

publicidade