Search
Close this search box.

CENIBRA capacita empregados em curso de direção preventiva

Curso de direção preventiva para empregados da CENIBRA aumenta segurança em estradas rurais
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Muito se fala sobre a direção defensiva, mas para que o condutor chegue ao seu destino sem enfrentar riscos ou imprevistos, existe outro conceito essencial para manter a segurança no trânsito: a direção preventiva. O termo refere-se a um conjunto de ações que o motorista pode praticar para melhorar o trânsito como um todo. Conhecimento, atenção, previsão e comportamento adequado são tão importantes quanto a habilidade e a ação.

Para reforçar a compreensão sobre a direção preventiva, a CENIBRA promoveu uma série de atividades que orientaram e sensibilizaram os observadores florestais a adotarem condutas responsáveis no trânsito, de modo que percebam o risco e protejam a vida.

O curso, que formou 56 profissionais, contou com carga horária de sete horas e foi elaborado para informar e chamar a atenção sobre a segurança no trânsito por meio de conceitos técnicos e mudança de comportamento. Foram apresentadas situações do cotidiano para que os participantes percebessem, na prática, a importância da mudança de comportamento para um trânsito mais seguro.

A palestra principal teve como tema “Acidentes ou situações evitáveis?”. O tema é relevante porque os dados comprovam que 95% dos chamados “acidentes”, na verdade, não são acidentes, mas sim situações evitáveis.

Sendo o trânsito um espaço de convivência social, o comportamento humano faz toda a diferença para evitar essas situações de conflitos.

Os observadores florestais também aprenderam sobre a importância da manutenção preventiva, os perigos e riscos das vias não pavimentadas e como colocar em prática a direção preventiva nesse tipo de via.

As aulas tiveram a participação de profissional especialista em Direção Preventiva, Engenharia de Segurança do Trabalho e Psicologia da Saúde Ocupacional. Para todos os empregados que utilizam veículo da Empresa, foi realizada uma live sobre o tema.

 

Boas práticas

Atitudes no trânsito que foram recomendadas nos treinamentos: manter uma distância segura; evitar freadas bruscas; tomar cuidado ao transitar em vias não pavimentadas; ser gentil no trânsito e praticar a cordialidade; não dirigir quando estiver com sono ou cansado; ter autocontrole.

COMPARTILHE:

publicidade