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Levantamento aponta aumento de 1.800% em eventos presenciais após vacinação

divulgação
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Número de eventos online também cresceu ao longo de todo ano. Especialista no setor comenta estudo e expectativas para o mercado em 2022

Com o avanço da vacinação no país e grande parte da população imunizada com ao menos duas doses desde agosto, diversos setores começaram a retomar as atividades presenciais. Um novo levantamento realizado pela Even3, startup que simplifica a organização de eventos, apontou que seminários, congressos, shows e demais cerimônias presenciais, formato mais afetado pelas restrições sanitárias contra a Covid-19, tiveram um crescimento de aproximadamente 1.800% no comparativo entre janeiro e novembro, por exemplo.

“Os eventos presenciais, que chegaram a ficar completamente proibidos, logicamente tiveram o salto mais expressivo. Em maio, o crescimento em relação a janeiro já era de cerca de 370%. Em novembro, ainda no comparativo com janeiro, atingiu os 1.822%, com mais de cinco mil eventos presenciais realizados no mês”, comenta Leandro Reinaux, CEO da Even3.

Já os eventos online continuarão sendo tendência, registrando crescimento ao longo de todo o ano. Entre o mês de janeiro e de novembro, o aumento no número de eventos online realizados foi de quase 350%. Nos meses de março a novembro, foram de 4 a 6 mil eventos online realizados por mês.

O setor de eventos, que movimenta 13% do PIB brasileiro, deixou de faturar ao menos R$90 bilhões durante a pandemia. Segundo a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), a paralisação das atividades também gerou perda de arrecadação de R$4,6 bilhões em impostos federais e mais de 450 mil profissionais ficaram desempregados. A recuperação se deu com a alta dos eventos online, mercado que teve um crescimento de 400% em 2020, segundo a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta).

Leandro acredita que quem apostou em serviços de transmissão ao vivo ou gravada ajudou a estimular o mercado e deve permanecer utilizando esse modelo mesmo com a flexibilização e com a volta gradual das atividades presenciais, uma vez que os eventos online demandam menos tempo de organização e baixo investimento. Quem voltar para o presencial, por sua vez, deverá respeitar as medidas sanitárias e repensar as dinâmicas do contato físico.

“Uma outra opção que muitas empresas devem adotar é o formato híbrido para realizar palestras, cursos, seminários e congressos. O formato tem ótimo custo-benefício e deixa os participantes à vontade para escolhas baseadas em locomoção, segurança e outros fatores”, avalia o executivo.

 

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