Search
Close this search box.

Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso levam caso de racismo para a Justiça, em Portugal

Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso levam caso de racismo para a Justiça, em Portugal
Imagem: Agência / O Globo
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso querem que o crime de racismo praticado contra seus filhos Chissomo, de 9 anos, e Blessings, de 7, seja devidamente respondido na Justiça portuguesa. No último sábado (30), uma mulher agrediu verbalmente as crianças e uma família de turistas angolanos, no restaurante Clássico Beach Club, na Costa Caparica, em Portugal. Na ocasião, Giovanna discutiu com a senhora depois de ouvi-la dizer que ela gostaria de “tirar aqueles pretos imundos dali” e que “eles deveriam voltar para a África e para o Brasil”.

Bruno e Giovanna já acionaram um time de advogados, no Brasil e em Portugal, para que a questão seja levada à Justiça. “Vimos informar que, na qualidade de representantes legais da família Ewbank Gagliasso, o caso foi noticiado às autoridades portuguesas e que todas as medidas legais, jurídicas, administrativas e simbólicas serão tomadas para devida responsabilização designadamente criminal, contraordenacional e civil”, informou a advogada e consultora jurídica Juliana Souza.

Especialistas apontam que, apesar de o código penal português não tipificar o crime de injúria racial, o artigo 240 prevê punição para crime racial. Portanto, a depender de como a corte portuguesa enquadrar, a mulher pode pegar uma pena de 6 meses a 5 anos de prisão.

“Também estão sendo analisadas medidas para processo em território brasileiro, considerando o princípio da extraterritorialidade, aplicando a legislação pela proteção integral da infância e pela não discriminação”, informa a advogada Juliana Souza, representante de Gagliasso e Giovanna.

‘Vamos passar por cima’

Conforme vídeos que circulam no Brasil, Giovanna reagiu e enfrentou a mulher após ouvir as agressões racistas, enquanto Bruno Gagliasso, seu marido, chamou a polícia. A mulher foi levada escoltada e presa, mas já foi libertada. O jornal português “Público”, destacou que a detenção só ocorreu pelo fato de a ofensora ter dito “injúrias” aos agentes policiais.

Procurada pelo GLOBO, Giovanna desabafou:

“Vamos passar por cima dos racistas”.

A assessoria do casal enviou ao jornal a seguinte nota detalhando o ocorrido:

“Comunicamos que os filhos do casal Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso foram vítimas de racismo no restaurante Clássico Beach Club, na Costa da Caparica, em Portugal, neste sábado, dia 30 de julho, onde a família passa férias. Uma mulher branca, que passava na frente do restaurante, xingou, deliberadamente, não só Títi e Bless, mas também a uma família de turistas Angolanos que estavam no local – cerca de 15 pessoas negras. A criminosa pedia que eles saíssem do restaurante e voltassem para a África, entre outras absurdos proferidos às crianças, tais quais “pretos imundos”.

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

 

Fonte: Extra

COMPARTILHE:

publicidade