Nando Reis doa coleção de conchas da família a Museu Nacional

 Nando Reis doa coleção de conchas da família a Museu Nacional

O cantor Nando Reis doou o acervo de conchas de sua família para o Museu Nacional. A coleção, iniciada pelo pai do cantor, o engenheiro José Carlos, há mais de 50 anos na Praia do Lázaro, no Litoral Norte de São Paulo, agora integrará o Setor de Malacologia do Museu.

O Museu Nacional perdeu parte da coleção em um incêndio de grandes proporções no dia 2 setembro de 2018. Ciente disso, o cantor teve a iniciativa de doar o acervo feito ao longo de décadas com o pai para a Coleção Mollusca do Museu Nacional, administrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“Vendo a tragédia do Museu Nacional, juntei as pontas. Soube da coleção que eles tinham perdido, e achei que tinha todo o sentido doar para pessoas que vão fazer um uso muito melhor do que manter em casa. Dessa forma, a coleção ganha outro tipo de relevância. Eles vão saber separar o que vai para estudo, acervo, o que vira material didático. Ela é muito bem organizada. Meu pai é um homem muito meticuloso e metódico, então tem registros em cada concha. Remexer nisso foi muito emocionante, de fato, ela tem um valor bastante afetivo. Mas isso não diminui a minha certeza de encaminhá-la a esse destino”, disse o cantor ao jornal o Globo.

Em entrevista ao Globo, o músico contou que quando começou na banda Titãs, ele viajava e comprava conchas com mergulhadores e outros colecionadores. E que o pai, hoje com quase 90 anos, era o responsável por catalogá-las. “A gente tinha uma bibliografia respeitável. Ela virou uma coleção muito bonita”, contou ele.

O material doado será catalogado para, depois, ser incorporado ao acervo do Museu. De acordo com o curador da Coleção Mollusca, Alexandre Dias, ainda é cedo para quantificar a extensão da coleção, mas ele classificou como “boa em relação à quantidade de material” e disse que são, com certeza, algumas centenas de conchas.

“Esse material todo vai ser catalogado para ser incorporado no acervo do Museu, vamos começar o levantamento. Quando recebemos uma doação já montada, ela ajuda a recuperar o que perdemos, principalmente como essas, que tem material de outros países. Ela terá a função de coleção científica, atividades de exposições, didáticas”, explicou Dias.

Publicações relacionadas

X