Search
Close this search box.

Veja como consultar dinheiro esquecido em bancos

Imagem: RafaPress /iStock
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Começou nesta segunda-feira (14) a consulta de valores esquecidos em bancos e outras instituições financeiras através de uma plataforma desenvolvida pelo Banco Central. Chamada de Sistema de Valores a Receber (SVR), a ferramenta passará a funcionar no site valoresareceber.bcb.gov.br

A consulta que permite ao cidadão, CPF ou CNPJ, ver se possui dinheiro esquecido em algum banco começou em janeiro, mas devido a alta quantidade de acessos, a plataforma não aguentou e caiu.

Para evitar que aconteça novamente, a consulta só poderá ser feita por quem tenha conta no Portal Gov.br, que fornece acesso a serviços públicos digitais. O cadastro para ter a conta é gratuito e pode ser feito na área de login do Gov.br ou pelo aplicativo Gov.br, disponível para usuários de dispositivos móveis dos sistemas Android e iOS.

Como consultar

Para receber o dinheiro, o sistema é dividido em duas etapas. Na primeira, o cidadão deve fazer uma consulta no site valoresareceber.bcb.gov.br para verificar se há algum valor esquecido. Basta digitar o CPF ou CNPJ. Nesta etapa não é necessário o login no Portal Gov.br e pode ser feita a partir de hoje.

Após inserir os dados, a página irá informar uma data para consultar os valores e solicitar o saque, anote essa data para retornar à pagina neste dia.

Página do BC informa que cidadão tem valores a receber em consulta feita na manhã de segunda-feira (14) — Foto: Reprodução
Página do BC informa que cidadão tem valores a receber em consulta feita na manhã de segunda-feira (14) — Foto: Reprodução

Como receber o dinheiro

Nesta segunda etapa, é necessário que o cidadão tenha o login do Portal Gov.br para verificar o valor a receber e solicitar a transferência do dinheiro. A transferência pode ser feita via Pix. Caso o usuário não informe uma chave Pix, a instituição financeira escolhida poderá contatar o correntista para fazer a transferência.

A consulta e resgate possui datas especificas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou criação da empresa, veja:

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) Período de agendamento (consulta e resgate) Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 1968 7 a 11/3 12/3
Entre 1968 e 1983 14 a 18/3 19/3
Após 1983 21 a 25/3 26/3

Prazo

O BC explicou que valores esquecidos nos bancos serão devolvidos apenas a partir de 7 de março. Caso o cidadão perca a data informada, deverá recomeçar o processo do zero, repetindo a consulta no site e esperando o sistema informar nova data para o retorno.

De acordo com a BC, se o usuário não comparecer na data e período agendados, o cliente terá que voltar no sábado da repescagem, de acordo com o calendário acima. A repescagem vai funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h.

Se também perder seu sábado de repescagem, poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28/03/2022. “Mas não se preocupe, mesmo se você não consultar ou solicitar o resgate do saldo existente em todas essas datas, ele continuará guardado à sua espera” informa o BC.

COMPARTILHE:

publicidade