Search
Close this search box.

Ofertas da Black Friday “invadem” vitrines das lojas no Vale do Aço

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Data movimenta, praticamente, todos os segmentos do comércio 

IPATINGA – As vitrines do comércio regional estão cheias de ofertas alusivas à Black Friday. A “sexta-feira negra” acontece, de fato, apenas no próximo dia 26. Porém, muitos empresários anteciparam as promoções por meio da Black Week e da Black November, oferecendo, respectivamente, preços mais baixos na semana anterior à data ou durante todo o mês.

“Alguns lojistas se programaram com antecedência, identificaram o limite de descontos para atrair os consumidores sem comprometer o fluxo de caixa e já conseguiram boas ofertas. É uma questão de estratégia e peculiriadade de cada empresa optar por uma campanha mais pontual e agressiva somenta na sexta-feira, 26, ou adiantar as promoções e atrair clientes por um período maior. Vai depender muito da análise de estoque”, explica José Maria Facundes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço.
De acordo com o dirigente sindical, o fato de a pandemia parecer estar perto do fim aumenta a confiança dos consumidores, que passarão a fazer suas compras também com cartão de crédito e não somente à vista como estava ocorrendo em um período onde havia mais incertezas relacionadas à Covid-19. “Por esses e outros motivos, a nossa expectativa é que as vendas nos próximos dias sejam melhores quando comparadas ao mesmo período do ano passado”, afirma, otimisma, o presidente do Sindcomércio.

Todo o comércio
Também de acordo com informações da entidade patronal, ao contrário de outras datas comemorativas, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, a Black Friday não movimenta apenas um nicho de mercado, mas praticamente todos os segmentos lojistas. “Há alguns anos as empresas entenderam o real significado da ‘sexta-feira negra’ e oferecem descontos verdadeiros. Mas a gente lembra: não adianta baixar os preços se isso significar redução drástica na margem de lucro”, orienta Facundes, que ainda sugere: “A razão para um cliente escolher a sua loja e não a do concorrente ao lado pode estar no capricho dispensado à vitrine. Então nunca se esqueça de ter um cuidado especial com este tipo de decoração.”

Origem
É conhecida como Black Friday, a terceira sexta-feira do mês de novembro, quando é inaugurada a temporada de compras para o Natal com significativas promoções nos mais variados segmentos do comércio. A ideia, que surgiu nos Estados Unidos, foi realizada pela primeira vez no Brasil em 2011, totalmente on-line. Com os bons resultados, as lojas físicas aderiram à iniciativa.

COMPARTILHE:

publicidade