Search
Close this search box.

Varíola dos Macacos: Primeiro caso de Minas é confirmado pelo Estado

Varíola dos Macacos: Primeiro caso de Minas é confirmado pelo Estado
Imagem: VEJA / Shutterstock
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

O primeiro caso de varíola dos macacos em Minas Gerais foi confirmado nesta quarta-feira (29). O paciente é morador de Belo Horizonte. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do estado (SES), um exame laboratorial atestou positivo para a doença.

A pasta foi notificada pela prefeitura de Belo Horizonte nesta terça-feira (28). De acordo com o município, trata-se de um homem, de 33 anos, que esteve na Europa entre os dias 11 e 26 de junho. O paciente está em isolamento domiciliar, com quadro estável. De acordo com as investigações, a infecção é importada.

Ainda de acordo com a prefeitura, não há relatos de infecções secundárias a partir da confirmação deste caso. O paciente segue monitorado.

Com esta confirmação, chegam a 22 os casos de varíola dos macacos no Brasil. O Ministério da Saúde ainda não atualizou este caso.

Além de Minas Gerais, há casos confirmados em São Paulo (14 casos), Rio de Janeiro (5 casos) e Rio Grande do Sul (2 casos).

Outras suspeitas em Minas Gerais

Minas Gerais reportou 12 casos suspeitos de varíola dos macacos ao Ministério da Saúde. Oito deles já foram descartados. Três casos estão em análise, sendo que um deles foi confirmado para Belo Horizonte.

  • Casos descartados: Belo Horizonte (3), Ituiutaba (2), Ribeirão das Neves (1), Ouro Preto (1), Uberlândia (1).
  • Casos em investigação: Varginha (1), Pará de Minas (1), Juiz de Fora (1).
  • Casos confirmados: Belo Horizonte (1).

Até o momento, segundo a SE, os casos suspeitos não têm histórico de deslocamentos ou viagens para o exterior. Também não há caso sintomático entre os contatos próximos a esses pacientes.

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

Fonte: G1

COMPARTILHE:

publicidade