Search
Close this search box.

Minas Gerais acaba com recomendação pelo uso de máscaras ao ar livre

foto: Leandro Couri/EM/DA Press
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Uso do equipamento era obrigatório em todo o estado desde março de 2020, com o início da pandemia do novo coronavírus

 

O uso de máscaras de proteção em espaços abertos em Minas Gerais não será mais obrigatório a partir deste sábado (12). Desde março de 2020, com o início da pandemia de COVID-19, o Governo de Minas orientava pelo uso do equipamento em todos os 853 municípios mineiros. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10), pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

“Diante deste cenário que nós estamos vivendo, com projeção de quedas de casos, continua projeção enorme de queda de casos nos próximos dias, diante do fato que estamos há mais de seis meses em onda verde, ou seja, nosso cenário está controlado, com todos indicadores, esses quatro indicadores hoje projetados estão bem, em ambiente controlado, diante da vacinação completa no estado com duas doses acima de 80% e reforço acima de 40%, a recomendação, de novo, a recomendação do estado é que cada município possa desobrigar o uso de máscara em locais abertos a partir de sábado”, afirmou o secretário, durante pronunciamento na Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas, em Belo Horizonte.

“O que isso significa? Os municípios têm sua autonomia, mas a equipe técnica da secretaria desenvolveu, diante dos cenários em outros países, em especial que já vivenciaram isso a mais, que é seguro, com nosso esquema vacinal e a incidência nossa hoje, que ainda está caindo mas não chegou ao menor nível. A gente pode sim recomendar que não é obrigatório o uso de máscara em locais abertos”, completou.

Baccheretti relembra que o Governo de Minas somente recomenda as ações relativas à pandemia do novo coronavírus, como também no caso das atividades comerciais.

No Vale do Aço, a cidade de Ipatinga revogou a obrigatoriedade de máscara nesta segunda-feira (7). Com a nova decisão do estado, é esperado que em breve mais cidades revoguem o uso obrigatório também.

Veja mais: Revogada obrigatoriedade de máscara em Ipatinga

Fim do Minas Consciente

O plano Minas Consciente, que colocava as diretrizes aos municípios que seguiam esse plano, será extinto, já que a COVID-19 está controlada em território mineiro.

“A partir de sábado, acaba, então, o Minas Consciente. Um programa que completaria dois anos no próximo mês, muito importante, que dava uma relação de incidência, de paciência relacionado a ondas, que demonstrou muito eficaz no estado, com letalidade muito menor que a do país, e conseguindo também fazer ações mais importantes para a saúde e menos graves, obviamente, para a economia. Foi um sucesso o Minas Consciente”, afirmou.

Apesar da desobrigação do uso da máscara de proteção ao ar livre, Baccheretti diz que as pessoas podem seguir utilizando o equipamento caso queiram ou se sintam inseguras.

Vacinação

Segundo dados do Governo de Minas, o estado tem 86,49% da população de cinco anos ou mais imunizada com a primeira dose da vacina contra a COVID-19 e 81,32% com a segunda ou com a dose única. A cobertura da dose de reforço é de 45,29%.

Minas Gerais teve 60.153 mortes pela COVID-19 desde o início da pandemia (74 entre essa quarta-feira (9) e esta quinta), em março de 2020, 3.255.023 infecções (5.286 nas últimas 24 horas) e 3.104.341 recuperações – 90.529 pacientes seguem em acompanhamento.

 

Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado a adotar a medida

A partir desta quinta-feira (10), está liberado em todo o estado de Mato Grosso do Sul a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. A medida foi anunciada ontem (9) pelo governo do estado, após reunião do Comitê do Programa Prosseguir e a equipe técnica da Secretaria de Saúde.

O secretário Geraldo Resende atribuiu a decisão à redução do número de casos, internações e mortes causados pela covid-19. A decisão, no entanto, não impede que as prefeituras tomem medidas mais rígidas, se necessário. Segundo o governador do estado, Ibaneis Rocha, a medida foi adotada com base no monitoramento dos dados da Secretaria de Saúde sobre a pandemia.

 

 

Com informações de: Agência Brasil e Estado de Minas

COMPARTILHE:

publicidade