Search
Close this search box.

Vídeo: Barragem em Nova Lima -MG transborda

imagem redes sociais
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Inicialmente o Corpo de Bombeiros (MG) havia confirmados o rompimento da barragem; Prefeitura de Nova Lima (MG) autuará empresa por transbordamento de barragem

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais recuou após inicialmente confirmar que a barragem da Mina de Pau Branco, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, teria se rompido neste sábado (8).

Após investigações, o porta-voz da corporação, Pedro Aihara, comunicou que não houve rompimento, e uma estrutura de contenção da água acumulada pelas chuvas transbordou.

Às 10h59 deste sábado (8), os bombeiros repassaram à imprensa as informações iniciais de que a barragem Santa Bárbara, na Mina de Pau Branco, no município de Nova Lima, teria rompido.

Às 11h40, a corporação voltou atrás e explicou que a barragem não rompeu, e na verdade um dique transbordou por conta das fortes chuvas que atingiram a região.

“Não há nenhum tipo de rompimento de problema estrutural. Simplesmente uma situação de transbordamento. Não há nenhuma vítima fatal, nenhuma comunidade que esteja em risco nesse momento”, disse o tenente Pedro Aihara.

Um trecho da rodovia BR-040 no local foi afetado pelo fluxo de lama e água. Os bombeiros informaram que uma pessoa ficou ferida.

A concessionária Via 040, responsável pela via, informou que há “interdição total da rodovia por material carreado de mineradora pelo excesso de chuvas”.

Há um congestionamento de 2km em ambos sentidos, sem previsão de liberação. As equipes no local trabalham para retirar o material levado pela água.

De acordo com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE), a previsão deste fim de semana para a região de Belo Horizonte é de tempo instável, com chuva persistente

A previsão é de que a região da capital mineira acumule entre 60mm e 80mm de chuva, o que pode causar enxurradas, deslizamentos, enchentes e alagamentos, segundo o SIMGE.

A barragem é de responsabilidade do grupo Vallourec. A CNN entrou em contato com a empresa e em nota, a empresa informou que “houve transbordamento de um dique localizado na Mina de Pau Branco, em Nova Lima”.

“Não se trata de rompimento de barragem. Equipes estão atuando no local e, em breve, mais informações serão repassadas”, complementa o comunicado.

 

 

fonte: CNN

COMPARTILHE:

publicidade