De Minas Gerais para o mundo 

 De Minas Gerais para o mundo 

Missão aos Emirados Árabes, liderada pela FIEMG, vai mostrar toda a potencialidade do estado 

O Vale do Aço está sendo apresentado ao mundo, por meio da Missão aos Emirados Árabes, liderada pela FIEMG. A delegação que conta com mais de 150 participantes, desembarcou em Dubai na última sexta-feira, 12/11.Com essa iniciativa, os empresários terão a chance de conhecer grandes experiências de tecnologia e sustentabilidade, e prospectar oportunidades e investimentos para Minas Gerais. 

Segundo Rebecca Macedo, gerente do Centro de Negócios Internacionais da FIEMG, um dos grandes objetivos dessa missão é apresentar Minas Gerais para o mundo, mostrando que o estado possui um enorme potencial a ser explorado e divulgado. “As exportações totais de Minas Gerais representam cerca de US$ 26 bi, sendo nossos principais destinos de exportação a China, EUA, Canadá, Alemanha e Holanda, tendo como destaque da nossa pauta exportadora produtos como o minério de ferro, café, soja e ferro-nióbio”, pontua. Macedo afirma que, além dos produtos tradicionais da pauta mineira, o estado possui bens de maior valor agregado nas áreas metalúrgica, siderúrgica, tecnologia da informação, eletroeletrônico, biotecnologia, entre outros. 

Representando a FIEMG Regional Vale do Aço estão os sindicatos metalmecânico (Sindimiva e Sime), vestuário (Sindivest) e alimentação (Sinpava). 

Emirados Árabes e Minas Gerais 

Em relação ao comércio entre os Emirados Árabes e Minas Gerais é observado um superávit no saldo da balança comercial, nos últimos cinco anos, com destaque para exportação de produtos como carnes congeladas, de frango e bovina; tubos e perfis de ferro ou aço e açucares de cana. Mas, de acordo com a plataforma Trademap, os produtos com maior potencial de exportação de Minas Gerais para os Emirados Árabes são carnes bovinas congeladas; obras de alumínio; corindo artificial, quimicamente definido ou não; óxido de alumínio; hidróxido de alumínio; entre outras obras de plástico. Além disso, os Emirados Árabes Unidos tem melhorado a posição no ranking de destino das exportações de MG, avançando de 32º lugar, em 2018, para 20º no último ano (2020). 

Expo Dubai 

No período de 17 a 25 de novembro, os quase 4 mil metros quadrados (m²) do Pavilhão do Brasil na Expo 2020, em Dubai, nos Emirados Árabes, vão oferecer, em especial, informações sobre a força, as riquezas e os tesouros de Minas Gerais. A estrutura brasileira fica na entrada do distrito da Sustentabilidade e tem sido, segundo informações da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), um dos mais visitados, entre os estandes dos 192 países com representatividade no evento. 

Nos seis meses de Expo 2020 – entre 1º de outubro deste ano e 31 de março de 2022 –, o pavilhão brasileiro vem abrigando, em períodos diferentes, informações e delegações – com empresários, representantes das três esferas públicas, investidores, startups, empreendedores e representantes setoriais dos diferentes estados do país. 

Em área de 3,7 mil m², o Pavilhão Brasil terá a Sustentabilidade como tema e vai destacar a diversidade brasileira, o potencial agrícola, industrial e tecnológico. A Exposição Minas Gerais vai apresentar, entre os dias 17 e 25 de novembro, o “Projeto Imagem”. No espaço, representantes do estado vão levar um pouco da história de Minas Gerais, sua cultura e sua culinária, assim como produtos e serviços com visão do futuro. 

A Missão aos Emirados Árabes tem o apoio da Gerdau, Tacom e Sebrae; patrocínio da CBMM | Niobium e Codemge e a realização da FIEMG e do Governo de Minas Gerais.

Publicações relacionadas

X