Search
Close this search box.

Assembleia Legislativa de Minas aprova projeto que proíbe ônibus por aplicativo

(Divulgação)
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

O texto segue agora para a análise do Governador Romeu Zema

Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, na tarde desta terça-feira (31), o Projeto de Lei 1.155/2015 que traz regras para o transporte rodoviário por fretamento no Estado. Na prática, o PL impede a existência de empresas de transporte por aplicativo, como a Buser.

Foram 34 votos a favor e 20 contra. Entre as regras estabelecidas no texto estão o chamado “circuito fechado”, que obriga que o mesmo grupo participe das viagens de ida e volta, além do impedimento de que uma empresa faça a intermediação entre o prestador de serviço e o usuário. O PL exige também o envio de uma lista com dados dos passageiros às autoridades com no máximo seis horas de antecedência antes do início da viagem.

O autor do projeto, deputado Alencar da Silveira Junior (PDT), justificou as novas regras. “Eu não sou contra ao aplicativo, acho que não tem volta, é o futuro. Quando eu falo que aplicativo nós vamos discutir na hora certa um projeto de minha autoria e que estão todos convidados. Aplicativo é aplicativo e transporte é transporte”, afirmou o deputado.

No último dia 25, a ALMG já havia aprovado em primeiro turno o PL que regulamenta o transporte fretado de passageiros no estado. Foram 42 votos a favor e 15 contra.

Com a aprovação em segundo turno, o texto segue agora para a análise do Governador Romeu Zema, que pode sancionar ou vetar a medida.

Em nota enviada à Itatiaia, a Buser, que é a principal empresa de ônibus por app atuante em Minas, afirmou que o projeto aprovado hoje promove enorme retrocesso à evolução natural do setor de mobilidade, além de ampliar o agravamento da crise econômica sobre os setores de fretamento e de turismo no estado, ao não levar em consideração o impacto dos efeitos imediatos que ele irá causar. A nota diz ainda que a nova lei causará a perda de dezenas de milhares de empregos, além de queda na arrecadação do Estado e o agravamento do apagão rodoviário, que hoje impacta dezenas de municípios, desassistidos pelas empresas que atuam sob concessão pública.

Entenda a votação:

São ao todo 77 deputados e deputadas. No entanto, apenas 54 votaram, enquanto 22 não registraram voto. O presidente da sessão, Agostinho Patrus (PV,) não vota. Confira como cada deputado votou:

ALMG

Fonte: Itatiaia

COMPARTILHE:

publicidade