Encontro Cultural de Milho Verde celebra 20 anos com edição virtual

 Encontro Cultural de Milho Verde celebra 20 anos com edição virtual

O charmoso e aconchegante vilarejo de Milho Verde – distrito de Serro, que integra o circuito da Estrada Real, é um dos destinos apreciados pelos turistas do Vale do Aço; por suas riquezas naturais e também pelos eventos artísticos. O Encontro Cultural de Milho Verde é um deles! O festival, que acontece anualmente durante as férias de julho, terá neste ano a sua primeira edição virtual, devido ao distanciamento social motivado pela pandemia.

Fubá Virtual

O Instituto Milho Verde, associação cultural sediada no distrito e responsável pelo festival, decidiu celebrar os 20 anos de Encontro Cultural de Milho Verde em uma edição exclusiva nas redes sociais. O Fubá Virtual do 20° Encontro Cultural de Milho Verde acontecerá de 18 a 26 de julho de 2020, com 103 atrações artísticas e culturais que envolvem lives e clipes musicais, exposições, oficinas infanto-juvenis, oficinas de corpo e mente, conversas, circo, contação de histórias, filmes, feira e muito mais.

Para a presidente do Instituto Milho Verde Nivia Azevedo, a edição virtual promete reunir grandes artistas que fazem história no festival.  “O Fubá Virtual deseja espalhar a esperança e reviver a alegria dos encontros, acordando as memórias e afetos de quem mora em Milho Verde ou já participou de uma das dezenove edições presenciais do Encontro Cultural”, destaca Nivia.

As atrações foram selecionadas por meio de um edital de chamamento e do convite de artistas que já participaram de outras edições. Entre as atrações musicais deste ano estão: Congadar, Dea Trancoso, Marina Gomes, Michelle Andreazzi, Marcelo Cram, Camilo Gam, Banda Eleonora, Elias Matni, Mateus Bah, Marimbando, Denti da Viola, Milena Torres, Karine Roza e Bloco Peitalize. Fotógrafos como Lori Figueiró e Beto Magalhães e os artísticas plásticos Marcelo Brant, Adriana Reis e Rafael Cabral participam das exposições virtuais.

Os realizadores também produziram dez pequenos documentários sobre alguns dos saberes tradicionais e quilombolas da região e outros quatro sobre iniciativas que nasceram de encontros de saberes locais (Sempre-viva Editorial, coral de mulheres Maria Faceira, Pharmacinha e o próprio Encontro Cultural de Milho Verde).

Milho Verde

Fundada no século XVIII, o pequeno distrito de Milho Verde é um baú de riquezas culturais, históricas e naturais no meio do Cerrado, repleto de cachoeiras, gente hospitaleira e incríveis saberes tradicionais e quilombolas. Nas últimas décadas, tornou-se também um destino turístico de descanso e aventura, além de um importante polo cultural no interior de Minas Gerais.

Em 2020, o Encontro Cultural de Milho Verde celebra 20 anos de dedicação coletiva para dar visibilidade ao fazer cultural do interior – popular, tradicional, cosmopolita, mineiro, rural, quilombola, latino, contemporâneo – e proporcionar encontros e reencontros de arte e amizade.

Programação completa: www.encontroculturalmv.art.br

E acompanhe as atrações do Fubá Virtual nas redes sociais:

Facebook: 20° Encontro Cultural de Milho Verde

Instagram: @encontroculturalmv

Os realizadores também lançaram uma campanha de financiamento coletivo no Catarse. A campanha estará aberta durante todo o evento pelo link: https://www.catarse.me/20_encontro_cultural_de_milho_verde_fuba_virtual_f663

Publicações relacionadas

X