Search
Close this search box.

Áudios antigos do STM provam tortura na ditadura

Áudios antigos do STM provam tortura na ditadura
Imagem: Reprodução / Globo News
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Após ser alvo de deboche do deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, por ter sido presa e torturada pelo governo militar durante a ditadura, a jornalista Miriam Leitão trouxe em sua coluna no Jornal O Globo, deste domingo (17), áudios do Superior Tribunal Militar que provam a tortura no período.

“apesar do clima de intimidação daquela época, clima de intimidação inclusive dentro das auditorias militares, milhares de pessoas denunciaram tortura aos próprios tribunais militares e isso foi registrado nos autos”. “Tudo isso é importante ser contado porque é para ficar registrado pra história e para que não aconteça mais”, citou Miriam.

A reportagem traz 10 mil horas de gravações feitas durante os 10 anos em que as sessões do STM foram gravadas, inclusive as secretas. As sessões ocorreram entre 1975 e 1985.

O historiador Carlos Fico teve acesso a elas e Miriam Leitão publicou os documentos em áudio. Os trechos inéditos mostram os ministros do tribunal falando sobre torturas.

Nesta segunda-feira, o vice-presidente da república Hamilton Mourão foi questionado sobre os áudios da reportagem feita por Miriam em sua coluna na O Globo. Na entrada do Palácio do Planalto, os jornalistas perguntaram a Mourão se ele achava que a revelação dos áudios pode motivar uma investigação.

“Apurar o quê? Os caras já morreram tudo, pô. Vai trazer os caras do túmulo de volta?”, afirmou Mourão, que é general da reserva do Exército.

O vice-presidente disse ainda que, para ele, o tema faz parte do passado.

“História, isso já passou, né? A mesma coisa que a gente voltar para a ditadura do Getúlio. São assuntos já escritos em livros, debatidos intensamente. Passado, faz parte da história do país”, tentou amenizar Mourão.

Aborto após tortura

Um das partes transcritas é do dia 24 de junho de 1977. Na ocasião, o general Rodrigo Octávio Jordão Ramos diz: “Fato mais grave suscita exame, quando alguns réus trazem aos autos acusações referentes a tortura e sevícias das mais requintadas, inclusive provocando que uma das acusadas, Nádia Lúcia do Nascimento, abortasse após sofrer castigos físicos no Codi-DOI.”

Ele conta que o aborto foi provocado por “choques elétricos no aparelho genital”. Em seguida lê o que disse Nádia. “Deseja ainda esclarecer que estava grávida de três meses, ao ser presa, tinha receio de perder o filho, o que veio a acontecer no dia 7 de abril de 1974”.

Além desse relato, a jornalista trouxe à tona o que chamou de “as vozes desse tempo sombrio”, que foram resgatadas pelo historiador Carlos Fico, titular de História do Brasil da UFRJ.

 

Para mais notícias clique aqui. Nos siga nas redes sociais! @maisvipoficial

 

Fonte: O Globo / Metrópoles

COMPARTILHE:

publicidade