Search
Close this search box.

Governo federal recusa ajuda humanitária da Argentina para socorro às vítimas das chuvas na Bahia

(Reprodução/ O Dia)
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

De acordo com a Defesa Civil do estado baiano, a decisão do Ministério das Relações Exteriores comunicou ao consulado argentino na noite desta quarta-feira, 29

O governo federal recusou a ajuda humanitária oferecida pela Argentina para o socorro às vítimas das enchentes e temporais que atingem a Bahia. De acordo com a Defesa Civil do estado baiano, a decisão do Ministério das Relações Exteriores comunicou ao consulado argentino na noite desta quarta-feira, 29.

O país vizinho ofereceu envio de profissionais especializados em áreas de água, saneamento, logística e apoio psicossocial para vítimas da tragédia causada pelas fortes chuvas.

No comunicado de recusa da ajuda argentina, o governo brasileiro agradeceu o apoio, mas afirmou que a crise na Bahia está “sendo enfrentada com a mobilização interna de todos os recursos financeiros e de pessoal necessários”.
De acordo com o governo baiano, o Ministério das Relações Exteriores chegou ainda informar que “na hipótese de agravamento da situação, requerendo-se necessidades suplementares de assistência, o Governo brasileiro poderá vir a aceitar a oferta argentina de apoio da Comissão dos Capacetes Brancos, cujos trabalhos são amplamente reconhecidos”.
Nesta quarta-feira, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), chegou a agradecer a ajuda humanitária do país argentina em uma rede social e pediu agilidade do governo federal para autorizar o auxílio internacional.
“Meu agradecimento ao governo argentino pela oferta de ajuda humanitária às vítimas das enchentes na Bahia, em especial ao embaixador Daniel Scioli, ao cônsul-geral na Bahia, Pablo Virasoro, e à presidente da comissão nacional dos Capacetes Brancos, a embaixadora Sabina Frederic”, escreveu ele.
O governador explicou que o país vizinho ofereceu envio imediato de uma missão com dez profissionais. Isso inclui, por exemplo, a oferta de comprimidos para potabilização de água.
“Com a união de esforços, vamos superar este difícil momento. Agora, a missão argentina aguarda a autorização do Ministério das Relações Exteriores para que possam vir à Bahia. Agradeço aos argentinos e peço ao governo federal celeridade na autorização para a missão estrangeira”, afirmou Costa.
Nesta quarta, o governador fez uma publicação em crítica a ausência do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Estado, diante da tragédia ocasionada pelas fortes chuvas. Sem citar o nome do mandatário, o político usou sua rede social para dizer que “governar é cuidar de gente e não há como fazer isso longe das pessoas”.
“Estou no sul da Bahia desde domingo, visitando as cidades atingidas pelas fortes chuvas e posso afirmar que e o estrago vai além das sedes das cidades e das casas (…). À medida em que faço essas visitas, vou identificando, junto com a equipe técnica, as necessidades que envolvem limpeza das ruas, desapropriação de áreas para novas casas, além do acolhimento às pessoas”, acrescentou o governador.
Fonte: O Dia

COMPARTILHE:

publicidade