Search
Close this search box.

Maranhão registra primeiro caso da variante indiana no Brasil

Cepa indiana apresenta características de alta transmissibilidade Foto: Pixabay
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Apontada como variante de preocupação global pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a cepa indiana da Covid-19 foi registrada pela primeira vez no Brasil.

O governo do Maranhão comunicou nesta quinta-feira (20) que a mutação B.1.617 foi identificada em um paciente indiano de 54 anos, que estava a bordo do navio MV Shandong Zhi, no litoral do estado.

Segundo o secretário da Saúde do Maranhão, Carlos Lula, o homem relatou os primeiros sintomas da doença em 4 de maio. Após evolução do quadro, ele foi levado de helicóptero até um hospital privado da rede São Luís, na sexta-feira (14).

Toda a tripulação do navio se encontra isolada e não possui permissão para desembarcar em terras maranhenses. Ainda conforme o secretário, 100 pessoas que tiveram contato com os tripulantes serão testadas, acompanhadas e cumprirão quarentena.

O Instituto Evandro Chagas realizou o sequenciamento genômico de 6 das 15 amostras estudadas. Todas confirmaram a variante B.1.617. A nova cepa preocupa a OMS por apresentar características que indicam alta transmissibilidade.

Fonte: Pleno News

COMPARTILHE:

publicidade