Search
Close this search box.

Expocoop celebra o Dia de Cooperar

Estande do Dia de Cooperar na ExpoCoop
Estande do Dia de Cooperar na ExpoCoop
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Uma grande corrente de solidariedade tomou conta do Vale do Aço. Entre os dias 6 e 9 de julho, a comunidade prestigiou a ExpoCoop e celebrou o Dia de Cooperar (Dia C). A feira, realizada pela MaisVip, com iniciativa da Unimed Vale do Aço e com patrocínio master do Sistema Ocemg, teve sua primeira edição e reuniu 6 grandes cooperativas da região.

Criado pelo Sistema Ocemg, em 2009, com o objetivo de contribuir, através do voluntariado, com o desenvolvimento social das comunidades e transformar realidades, elevando a qualidade de vida das pessoas, o Dia C está alinhado ao 7º princípio cooperativista “Interesse pela Comunidade”, em prol de transformações sociais. Com abrangência nacional, o Dia C tem como tema “Atitudes simples movem o mundo”. No Vale do Aço, as cooperativas desenvolvem o princípio da intercooperação com a realização de projetos de responsabilidade social desenvolvidas pelo comitê de representantes das cooperativas da região.

Logo na entrada do evento, os visitantes puderam demonstrar a solidariedade doando 1kg de alimento não perecível. Todo o alimento arrecadado será destinado a instituições socioassistenciais do Vale do Aço.

Para o estande do Dia C, montado pela Consul, Sicoob Vale do Aço, Sicoob Cosmipa, Sicoob Copesita, Sicoob Credicom e Unimed Vale do Aço, um jogo de argolas dava aos participantes a chance de ganhar brindes. A ideia do game era acertar o maior número de argolas em uma mesa com várias estrelas, e de acordo com o número de pontos marcados, o participante ganhava um brinde.

“A ExpoCoop, além de ser um espaço para cooperativas da região mostrarem seu modelo de negócio, também é uma grande corrente de solidariedade. Desenvolvendo o 6º princípio do cooperativismo, que é a intercooperação, as cooperativas do Vale do Aço no ano de 2022 completam 13 anos de atuação em comum no desenvolvimento de projetos de Responsabilidade Social”, destacou Kátia Brito, analista de RH da Unimed Vale do Aço.

 

Ciclo de palestras

Além da feira, a Intercooperação do Bem também trouxe para a comunidade duas palestras, realizadas no Espaço Cinquentenário, no Unileste. A primeira foi conduzida pela Storytelling Flora Manga, que de forma lúdica, ensinou sobre o cooperativismo para aproximadamente 200 crianças da Escola Municipal Dom Leris Lara e Escola Municipal Maria da Penha Lima, ambas de Coronel Fabriciano.

Já a segunda palestra foi ministrada pelo assessor institucional do sistema Ocemg, Geraldo Magela da Silva, com o tema “Cooperativismo Instrumento de Geração de Trabalho e Renda”. O evento reuniu colaboradores e gestores das cooperativas da região, que aprenderam mais sobre a doutrina e a filosofia cooperativista, a sua importância, a sua relevância e o papel que o cooperativismo tem hoje no contexto internacional, no Brasil e em Minas Gerais.

“As cooperativas vêm desenvolvendo um trabalho espetacular, e o maior reflexo disso é tudo o que ocorreu durante esse período pandêmico que nós vivenciamos e o papel delas nesse período. Por meio dessa palestra, venho reforçar a importância do cooperativismo, o que é esse movimento, esse modelo societário, como funciona, a sua pertinência no contexto da humanidade. De como o cooperativismo se fundamenta em bases doutrinárias e filosóficas. Como, por meio de seus resultados econômicos, ele promove um desenvolvimento sustentável na perspectiva social”, explicou o assessor institucional.

 

 

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

COMPARTILHE:

publicidade