Search
Close this search box.

Distribuição de ‘kits Covid’ aconteceu “fartamente” no Brasil, diz Luana Araújo

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Em depoimento à CPI da Covid no Senado nesta quarta-feira (2), a médica infectologista Luana Araújo , ex-secretária extraordinária de combate à Covid-19 do Ministério da Saúde , disse que houve distribuição farta dos chamados ‘kits Covid’ em todo o território nacional e eles não tiveram impacto positivo nos dados.

“Embora a gente saiba que o SUS não patrocina a distribuição dos chamados ‘kits Covid’, essa distribuição aconteceu fartamente em território nacional. E se eles fossem, de alguma forma, úteis, a gente não teria os números que a gente tem hoje. Isso é muito simples”, afirmou.

“Existem estados que se a gente cruzar a letalidade da doença nas cidades com a distribuição do kit, a gente vai ver que ele não teve qualquer impacto nesse sentido”, continuou.

A  infectologista também disse que não acredita na má-fé dos gestores, mas que haja falta de organização nessa questão. “Eu não acredito que os gestores, essa é uma concepção pessoal, façam o que quer que seja por má-fé, mas acho que existe uma necessidade de um preparo, nesse sentido, um pouco maior”

Além disso, em resposta ao senador Rogério Carvalho (PT-SE), a médica reforçou que suas afirmações durante as oitivas são baseadas na ciência , que “não é opinião, é método”. “Ciência é feita com o desenvolvimento de atividades específicas que se encadeiam para que a gente tire de nós a responsabilidade de arcar com fatores de confusão”.

 

Fonte: Último Segundo 

COMPARTILHE:

publicidade