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O curioso caso do político noticioso!

(Reprodução)
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Qual a primeira coisa que você faz ao acordar? Antes mesmo de levantar? Muitos olham o celular, certo? Olhar as horas, as mensagens, as notificações e por ai vai. Até então tudo bem. E nessa atualização do cotidiano que entra o curioso caso do político noticioso. Esse sujeito é um ser peculiar e vou explicar.

Ninguém pega o celular para ver “o que o político fulano de tal publicou hoje”. Não. Porém, na cabeça desse político sim. Em vez de estar preocupado em usar a comunicação dele para criar reputação, dialogar e fidelizar o eleitor, expandir suas bases e por ai vai, ele quer mais é gastar tempo, energia e recursos em se tornar um veículo de comunicação mal feito.

Esse sujeito enche as redes sociais deles com “notícias”, quase sempre totalmente enviesadas ou até com informações erradas. Isso quando só não republica notícias já dadas pela imprensa.

O político noticioso está mais preocupado em te falar, em uma publicação fria, sem graça e que não diz nada, que hoje é o “dia de alguma coisa”. Esse mesmo “representante eleito pelo povo” esbraveja com sua equipe pelo fato do outro político noticioso ter “dado a informação” antes dele. Ou dar os parabéns para uma cidade/categoria antes.

Veja bem! Não estou falando ser errado dar uma informação importante em primeira mão. O que quero dizer é: esse papel de noticiar já é da imprensa. Então, o político noticioso deveria estar preocupado em mostrar como ele trabalhou em torno daquela “notícia”.

Vamos a um exemplo: A inauguração de um posto de saúde. Em vez de só falar que o posto foi aberto, porque não entrevistar todo o trabalho, desde reuniões, requerimentos, projetos, visitas e, especialmente, mostrar as pessoas que vão ser beneficiadas e a mudança na vida delas.

Ou então, em vez de só “noticiar” que hoje é o Dia de alguma profissão, faça um material mostrando a relação com aquela categoria e como isso mudou a sua vida, ou o trabalho para melhorar as condições de trabalho desse pessoal.

O político noticioso é um fenômeno, principalmente nas redes sociais. E esse trabalho mal feito contribui para desinformar, mal informar e nivelarmos por baixo o trabalho da política e políticos.

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