Search
Close this search box.

As Eleições 2022 já começaram

(Reprodução)
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Estamos a pouco mais de um ano das Eleições 2022. O período eleitoral começa oficialmente, em 1º de janeiro, mas a disputa já começou faz tempo! As articulações e mobilizações estão a todo vapor, seja para os cargos de deputados, senadores, governadores e até presidente da República.

Nos bastidores, as equipes já estão sendo formadas. As mudanças de partidos e de chapas são discutidas. Os candidatos estão já gastando sola do sapato para marcar presença, força e criar reputação. Ou você acha que um passeio de moto foi simplesmente um passeio de moto? Aquilo é um ato político declarado!

No âmbito federal, Ciro Gomes já se posicionou e tornou público ter contratado o publicitário João Santana, nome forte das campanhas do PT. Jair Bolsonaro faz mobilizações por todo país. Lula posta foto com Fernando Henrique Cardoso. Doria faz esforço pelas vacinas. E por aí vai, com os outros presidenciáveis também.

Vou fazer um paralelo com um espetáculo teatral. É necessário um roteiro anteriormente, planejamento, muito ensaio e preparação. Esse trabalho por trás das cortinas pode ser entendido como a pré-campanha. Ou seja, o período eleitoral mesmo, entre agosto e outubro, é o espetáculo em si e marcado só para informar o número do candidato nas urnas.

A mesma articulação ocorre, em nível menor, em todas as esferas de cargos. Candidatos para o senado e deputados, seja estaduais ou federais, já reforçam suas parcerias com prefeitos, vereadores e outras lideranças. Já combinam emendas, cargos ou outros favores desde já. Sim, a política é o toma lá/ dá cá e sempre foi e sempre será assim, não há como fugir disso. A essência da política é a negociação.

Em geral, a população não se interessa por política até o mês das eleições. No entanto, a corrida já começou há muito tempo. Quem quiser disputar em cima da hora, vai largar muito atrasado.

COMPARTILHE:

publicidade