Search
Close this search box.

Eu odeio política!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Eu odeio política! Quem nunca falou ou ouviu essa frase que faça o primeiro comentário! Na verdade, até eu, um consultor em marketing político já disse isso. E durante muitos anos da minha vida seguiram assim, generalizando todos os políticos, candidatos e pessoas envolvidas na política. Lembro bem, aos 18 anos de idade, às vésperas de uma eleição municipal, perguntar para meu pai em quem eu deveria votar para prefeito e vereador, pois nem sabia quais eram os candidatos.

Esse distanciamento do tema política envolve boa parte da população. Afinal: Política e religião não se discute. Como eu estava enganado até entrar neste universo.

Nada se muda na política, senão pela própria política. E todos nós estamos envoltos neste assunto, que uns amam (como eu) e outros odeiam. Você que está lendo este texto, vive política o tempo todo, só não percebe. O preço que pagamos no combustível ou em produtos básicos. A Educação que recebemos. Os atendimentos na Saúde. Se sua rua é pavimentada, iluminada ou com saneamento básico. Tudo isso é política.

A relação com seus vizinhos, família, amigos e trabalho é pura política. Se um vizinho é “gente boa” com você e te faz favores, você estará mais inclinado a retribuir o gesto de maneira positiva. Agora aquele colega de trabalho que só te ataca e atrapalha, você não vai ser tão “generoso” assim, certo? Isso é política. O bom e velho toma lá, dá cá! Isso existiu desde o início da política e sempre existirá.

E não falo só do toma lá da cá para fins escusos e nada republicanos, fato comum na política. Porém falo de forma até geral. Um eleitor vota no candidato que mais se identifica e que ele acreditará que de fato poderá ajudar esse mesmo eleitor em algo, resolvendo a dor, necessidade, o problema dele. Seja essa dor um posto de saúde sem médicos ou até mesmo um projeto de lei que garantirá um direito.

E nesta coluna, eu te digo caro leitor e eleitor. Aqui vou debater política. Minhas ideologias tentarei guardar para mim mesmo. Você fique livre para expressar as suas. Minha proposta aqui não é falar se um determinado político é bom ou ruim, mas sim observar o marketing político, o cenário e tentar fazer uma análise em cima desses nebulosos caminhos que é a política, afinal, essa tal de política é mesmo algo a ser odiado e amado!

Danilo Emerich

Consultor em marketing político e eleitoral

@dicaspoliticas

COMPARTILHE:

publicidade