Search
Close this search box.

12 de Novembro

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Anelise e Bruno Freire receberam clientes e convidados especiais para o lançamento dos eventos do Grupo Mais Vip no ano de 2022 e apresentação da edição número 98 da Revista.

 

A Cônsul dos Estados Unidos em Belo Horizonte, Katherine Earhart Ordonez participou do Congresso de Iniciação Científica da Faculdade Única, sendo recebida pelos gestores do educandário e pelo presidente da Associação Cultural Líbano Brasileira, Sérgio Moreira.

 

Valdir Henrique Valério, diretor Geral do Grupo Prominas e Américo Ferreira Neto, vice-presidente Industrial da Usiminas e palestrante no Congresso de Iniciação Científica.

 

Roberta Espírito Santo Oliveira Garcia, é a nova delegada do Creci, (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) no Vale do Aço, sendo a primeira mulher a ocupar tão importante cargo. A delegada terá atuação em 56 municípios, liderando mais de 1200 corretores de imóveis.

Maiara e Maraísa farão show em Caratinga onde Marília Mendonça se apresentaria

A dupla sertaneja Maiara e Maraísa vai se apresentar em Caratinga (MG), no dia 21 de novembro. Foi em Ubaporanga, próximo a esta cidade que caiu o avião em que estava Marília Mendonça, matando a cantora e outras quatro pessoas, na última sexta-feira (5). Marília faria um show no município mineiro, no Parque de Exposições João da Costa Mafra. A estrutura que estava sendo montada agora receberá Maiara e Maraísa.

Por meio de suas redes sociais, a dupla compartilhou a agenda de novembro, e disse que “a melhor forma de seguir acreditando que as coisas vão ficar bem é simplesmente seguir trabalhando com a mesma verdade e os mesmos sonhos de sempre”.

“Enquanto Maiara e Maraísa estiverem em cima de um palco, a memória da nossa Rainha será lembrada da melhor maneira possível. Pedimos a todos que possam ser a nossa terceira voz, que nos deem forças nesses dias difíceis e que a música vença mais uma vez”, diz um trecho do texto.

Antes do show em Caratinga, Maiara e Maraísa se apresentam, no dia 19, em Pouso Alegre. Junto com Marília Mendonça, a dupla gravou o CD “Patroas”, lançado em setembro de 2020.


Cebus renova convênio com Arpava por mais um ano

Na última terça-feira (09), aconteceu a renovação do Convênio de Cooperação Técnica e Financeira, assinado em 2019, entre o Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus) e a Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço (Arpava). A parceria iniciada em 2017 garante, pelo quinto ano consecutivo, o prosseguimento do Programa de Reabilitação da Fauna sem Lar.

O programa é uma ação conjunta entre o Cebus, a Arpava, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Polícia Militar de Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e a Promotoria de Meio Ambiente de Ipatinga. “Para a Arpava, o acordo é de suma importância para o equilíbrio da fauna silvestre na região”, explica o presidente da Arpava, Júlio Maria Gomes.

O Convênio de Cooperação Técnica e Financeira auxilia no desenvolvimento de algumas atividades do Cebus.  A renovação do convênio é uma das poucas alternativas que o Cebus tem de apoio atualmente.

A renovação da parceria aconteceu na Usipa e contou com a presença do presidente da Usipa, Sanzio Figueiredo; do gerente geral da Usipa, Sérgio Fassheber; do presidente da Arpava, Júlio Maria Gomes; do diretor financeiro da Arpava, Eli Monteiro; do médico-veterinário e coordenador técnico do Cebus, Lélio Costa e Silva e da bióloga do Cebus, Cláudia Diniz.

O Cebus desenvolve há vários anos o Programa de Reabilitação da Fauna sem Lar. Em 2017, celebrou convênio com o IEF e por meio do Convênio de Transferência de recursos com a Arpava, está habilitado a fazer o trabalho de acolhimento, tratamento e reabilitação de animais silvestres em condições de risco.


Consaúde é fortalecido com adesão do município de Ipatinga

Na segunda-feira (8), o prefeito Gustavo Nunes formalizou a adesão de Ipatinga ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Aço (Consaúde) na presença do seu presidente e prefeito de Jaguaraçu, Márcio Lima de Paula. A assinatura do termo aconteceu durante a Assembleia da instituição, realizada no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins.

Durante a reunião, o prefeito reafirmou o empenho de sua equipe de governo em pensar, discutir e efetivar políticas públicas regionais. Ele destacou ainda a importância do Consórcio em auxiliar todos os municípios que o integram.

Com o ingresso da cidade de Ipatinga, o Consórcio passa a ser integrado por 16 municípios: Antônio Dias, Açucena, Braúnas, Córrego Novo, Dionísio, Ipatinga, Jaguaraçu, Joanésia, Marliéria, Mesquita, Naque, Periquito, Pingo D’água, Santana do Paraíso, São João do Oriente e Timóteo.

Os Consórcios Intermunicipais de Saúde de Minas Gerais foram criados para serem instrumento de cooperação entre os municípios, visando salvaguardar interesses comuns em determinada região, bem como facilitar o atendimento às questões de saúde pública, por meio do intercâmbio e união de esforços de cada cidade.


Rota do Cicloturismo recebe apoio dos municípios do percurso

Mais uma etapa foi avançada pelo “Projeto da Rota de Cicloturismo do Vale do Aço”. Representantes do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas (CTMAM) e do Sebrae Minas apresentaram o diagnóstico do projeto aos prefeitos dos municípios que integram o percurso de quase 200 km. Incluem a rota trechos de Timóteo, Marliéria, Dionísio, São Domingos do Prata, Antônio Dias e do Parque Estadual do Rio Doce. A Rota de Cicloturismo é realizada pelo CTMAM, em parceria com o Sebrae Minas e o Projeto Turismo no Vale.

O projeto envolve um mapeamento do percurso com paradas para os ciclistas, incluindo hospedagem, restaurantes, atrativos turísticos, que vai beneficiar empreendimentos ligados à cadeia do turismo, potenciais empreendedores, artesãos, entidades empresariais e órgãos de desenvolvimento. O mapeamento foi realizado, inicialmente, com a parceria dos grupos de pedal da região, Lobos Origens MTB, Pedal Fabri e Trilhas e Rumos Timóteo. Já o desenvolvimento do diagnóstico foi realizado pelo consultor Leo Ivo, do Clube de Cicloturismo do Brasil.

Segundo o presidente do CTMAM, Hélio Anício, com o apoio dos prefeitos a Rota de Cicloturismo terá condições de ser implementada. “É fundamental que o poder público e os empreendimentos locais estejam engajados com o projeto de desenvolvimento da Rota. A diretoria do CTMAM tem conduzido o projeto com empenho para os avanços desse projeto”, reforça Hélio.

De acordo com o analista do Sebrae Minas – Regional Vale do Aço, Alessandro Challub, a previsão é que a Rota de Cicloturismo esteja pronta para a primeira volta teste no segundo semestre de 2022.


Semana da Bandeira do Brasil será comemorada nas igrejas

Na próxima sexta-feira (19) é o Dia da Bandeira. Durante toda a semana, o símbolo máximo da nossa nação será reverenciado com exibição da bandeira brasileira e das cores verde e amarelo nas janelas das casas, sacadas de apartamentos, veículos e uso de camisas da seleção brasileira. Os organizadores informaram que a intenção é estimular o sentimento de patriotismo na comunidade regional.

Na abertura da semana, domingo (14), as igrejas ligadas às denominações Quadrangular (IEQ), Batista Nacional (CBN) e independentes (Aliança de Ministros Evangélicos do Vale do Aço e Conselho de Ministros Evangélicos de Timóteo) farão celebrações temáticas, nas cores brasileiras. Já no dia 19, quando se celebra oficialmente o Dia da Bandeira, os grupos de Intercessão destas denominações entrarão em oração pelas autoridades constituídas e jejum coletivo em favor da nossa pátria.


Usiminas apresenta gestão de sustentabilidade em Congresso Científico

 Com o tema “Gestão Sustentável em Grandes Corporações – Case Usiminas”, o vice-presidente Industrial da Usiminas, Américo Ferreira Neto, participou do IV Congresso de Iniciação Científica e I Conferência Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade Única de Ipatinga. O evento, realizado no auditório do Centro de Formação Rinaldo Campos Soares, reuniu estudantes de diversos cursos da instituição.

Durante o seu bate-papo com o público acadêmico, Américo comentou sobre a trajetória sustentável da Usiminas, desde o início de suas operações em Ipatinga, há quase seis décadas, e dos novos compromissos assumidos pela companhia em sua pauta da Agenda ESG. O executivo também pode responder a dúvidas sobre temas relacionados à gestão ambiental, segurança das operações, atuação social e motivação de pessoas

“Para nós da Usiminas, a proximidade e o diálogo com o público acadêmico permite-nos trocar experiências com os estudantes e professores e fortalece o vínculo com as comunidades vizinhas às nossas operações”, enfatiza o vice-presidente da Usiminas.


Escola de Coronel Fabriciano, ganha 1º lugar em prêmio de educação financeira

A Escola Municipal Raimunda Coura de Barcellos, de Coronel Fabriciano, foi a primeira colocada no prêmio do programa Aprender Valor do Banco Central. A escola levou a premiação na categoria “Engajamento ao programa” e recebeu R$ 30 mil em dinheiro, além do reconhecimento nacional pelo destaque nas ações do Aprender Valor.

O Secretário de Governança Educacional, Carlos Alberto Serra Negra, foi a Brasília em companhia da professora Marilene Herculano de Oliveira, Coordenadora do Programa Aprender Valor na Escola, e da Diretora Shirley Maria Moreira de Amorim.

Em Coronel Fabriciano, a Escola Municipal Raimunda Coura, no bairro Caladinho de Cima, foi a única da cidade a participar da etapa piloto e teve seu trabalho reconhecido como um dos melhores em nível Brasil. Vinte seis profissionais da escola participaram e concluíram a formação. Foram desenvolvidas atividades e projetos sugeridos na plataforma com todos os alunos da escola da educação infantil e do ensino fundamental.

O Aprender Valor é um programa do Banco Central que leva educação financeira aos estudantes de escolas públicas brasileiras de ensino fundamental (1º ao 9º ano). O programa é financiado com recursos do FDD, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e desenvolvido em parceria com o CAEd/UFJF – a premiação das escolas de destaque na fase piloto do programa conta com o patrocínio do FGC.


Marília Mendonça é homenageada por cartunistas brasileiros na exposição “Marília Maravilha”

Para celebrar a carreira e o legado de Marília Mendonça, o portal Festanejo apresenta a exposição on-line “Marília Maravilha”. A exposição, disponível a partir desta segunda-feira, 8 de novembro, conta com artes de cartunistas de todo o Brasil.O projeto é uma parceria do site com a Associação dos Cartunistas do Brasil.

Um dos principais nomes do sertanejo atual, Marília ficou conhecida nacionalmente como a “rainha da sofrência”. Nascida em Cristianópolis e criada em Goiânia, a artista começou a cantar na igreja, ainda na infância.

Com 12 anos de idade, ela começou a compor suas próprias músicas e, mais tarde, passou a vender suas composições para artistas de notoriedade nacional. É a autora de hits como “Cuida Bem Dela” (Henrique & Juliano), “Muito Gelo, Pouco Whisky” (Wesley Safadão) e “Calma” (Jorge & Mateus).

Desde o lançamento de seu primeiro álbum, intitulado “Marília Mendonça Ao Vivo”, suas músicas não saíram das paradas sertanejas. Recentemente, a artista uniu forças com as gêmeas Maiara & Maraisa no trio Patroas.

“Marília Mendonça já havia virado caricatura em nossa exposição do ano passado sobre a música sertaneja. Mas logo que os cartunistas souberam da triste notícia começaram a publicar em suas redes sociais caricaturas e cartuns sobre a maior cantora da sofrência e do empoderamento das mulheres. Então, aqui fica essa singela homenagem nos traços dos cartunistas brasileiros”, declarou o presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil, JAL Lovetro.


Cestas básicas

Parceria entre Ajudôu e Prefeitura de Timóteo beneficia 840 famílias no município

O Ajudôu formalizou três termos de fomento com a Prefeitura Municipal de Timóteo, via edital da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Timóteo e o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), por meio de recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Em virtude do auxílio, 350 famílias de alunos beneficiados pelos projetos esportivos da ONG receberão 4 cestas de alimentos, 4 kits de limpeza e higiene pessoal/bucal, 490 famílias receberão 4 kits de limpeza e higiene pessoal/bucal além de 600 crianças que receberão quimonos, tatames, chinelos, garrafas para água e cartilhas educativas.

A cerimônia de assinatura do Termo de Fomento, documento que contempla as Organizações da Sociedade Civil do município, ocorreu na última terça-feira (09) no auditório da Prefeitura de Timóteo. O evento contou com a presença do prefeito, Douglas Willkys, do vice prefeito Professor Vespa e do fundador e diretor Executivo do Ajudôu, Júlio César Lana Jaques, além de outros representantes da administração municipal, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e de doadores (Vale, Bemisa, Mineração Usiminas, Emalto, Pedreira Um) e entidades beneficiadas.

A vocação do Ajudôu para a doação de alimentos começou no ano passado. Durante o ápice da pandemia da Covid 19, a ONG se reinventou com as aulas de esporte paralisadas e passou a arrecadar alimentos e distribuir aos alunos e familiares.  Foram mais de 3 cestas básicas entregues, beneficiando mais de 8 mil pessoas em 12 municípios de Minas Gerais.

COMPARTILHE:

publicidade