avatar carlos souto

Coluna Gerais

Colunista Carlos Souto

avatar carlos souto

Coluna Gerais

Colunista Carlos Souto

29 de Outubro

 29 de Outubro

O 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, realizou solenidade de encerramento do Curso de Mergulho autônomo, do Corpo de Bombeiros Militar. O evento contou com a presença do Tenente-Coronel Alexsandro Carlos de Oliveira Nunes, comandante da unidade. O gerente Operacional, Wesley Chaves, representou a diretoria do Clube Náutico Alvorada, sede do treinamento. 18 novos mergulhadores foram formados.

 

A escritora Nancy Nogueira recebeu amigos no Casa Laboratório no Shopping Vale do Aço, ao som do Art Vitrola, na manhã de lançamento do “Detalhes de minha alma”, poemas, crônicas e pensamentos.

 

O Panorama Convention Hotel recebeu “Moção de Aplausos” pelos excelentes serviços prestados em Coronel Fabriciano. O vereador Reginaldo Messias fez a entrega do reconhecimento ao gerente Warlei Ferreira.

 

O homenageado Destaque na Comunidade, Lélio Costa e Silva e o major Átila Porto, durante coquetel no Centro Cultural Usiminas.

 

Ana Paula e James Morais da Neurocenter, no Mérito Empresarial da Aciapi/CDL Ipatinga.

 

O jornalista William Saliba com Marcelo Chara, presidente da Ternium e Robertinho Maia da Usiminas na inauguração do Centro de Memória Usiminas.

 

A palestrante Nise Yamaguchi, no Folha de Prata, foi demoradamente aplaudida durante o Seminário Mulher Cristã, promovido pelo Grupo Guerreiros Voluntários B38 Vale do Aço.

 


Escola Estadual de Timóteo é homenageada pelo Governador Romeu Zema

A diretora Isaura Rocha de Carvalho Marinho da escola Estadual Haydée de Souza Abreu, em Timóteo, foi homenageada pelo destaque na execução do programa do Ensino Médio em Tempo Integral e é referência no atendimento da Educação em Minas Gerais.

A diretora timotense, destacou a importância do ensino integral na formação dos jovens.

“A educação tem o poder de mudar as pessoas, a cultura, e quando o aluno aprende a se conhecer, a trabalhar o projeto de vida, é muito bacana. Quantos jovens não têm projeto para a vida dele? Ali ele é orientado, acompanhado pela equipe desde o acolhimento. Ele se sente parte da escola”, afirmou.

No próximo ano, com a expansão, serão oferecidos cerca de 97 mil vagas na modalidade. O anúncio foi feito na quarta-feira (27), no evento “Construindo seu futuro – Expansão do Ensino Médio em Tempo Integral em Minas Gerais”, realizado no Auditório JK, na Cidade Administrativa, e contou com a participação do governador Romeu Zema, da secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, diretores de escolas e parceiros na implementação do programa em Minas Gerais. Na ocasião, também foi lançado o livro “Ensino Médio Integral Profissional de Minas Gerais – Construção de política inovadora com rede de parceiros”.

O governador Romeu Zema destacou os avanços alcançados pelo seu governo na área da educação, como a reforma de cerca de 1.200 prédios escolares, aumento no repasse para a merenda escolar e investimentos na troca do mobiliário, além da regularização do pagamento dos salários e das férias-prêmio.


Personalidades recebem homenagens Destaques do Ano 2021

O Centro Cultural Usiminas no Shopping Vale do Aço, foi o palco para a noite de homenagens promovida pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga, na noite da terça-feira (26), para a entrega das honrarias aos Destaques do Ano 2021, durante o evento “Mérito Empresarial”. Participaram da cerimônia diretores das entidades, empresários e autoridades políticas, civis e militares.

O prêmio de Destaque Lojista foi entregue para Robert Almeida, proprietário da Livramento Lar & Construção. Na categoria Destaque na Comunidade, o médico veterinário Lélio Costa e Silva, idealizador do projeto Xerimbabo, recebeu a honraria. Já o troféu de Empresário do Ano foi entregue para Sergio Leite, presidente da Usiminas.

O Destaque na Comunidade, Lélio Costa e Silva, disse que essa homenagem representa todo seu compromisso com os animais e com o meio ambiente.

Já o Empresário do Ano, Sergio Leite (foto), ressaltou que esse título representa um momento muito especial de sua vida.

Durante o evento “Mérito Empresarial”, também houve a entrega da comenda “Dr. Rinaldo Campos Soares”, que homenageia demais personalidades que se destacaram em suas áreas de atuação. Foram contemplados com a comenda: Amarildo José de Assis (ex-presidente da CDL de Ipatinga), Cláudio Zambaldi Oliveira (ex-presidente das entidades) e o juiz Fábio Torres de Sousa. Essa foi a quinta edição da comenda “Dr. Rinaldo Campos Soares”.

As honrarias foram entregues pelos dirigentes das entidades, Luís Henrique Alves, presidente da Aciapi e Amaury Gonçalves, presidente da CDL.


Primeira cirurgia de catarata em onça-parda é realizada no Brasil  

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), em parceria com o Hospital Veterinário da Universidade de Uberaba (Uniube), realizou a primeira cirurgia de catarata em uma onça-parda feita no Brasil.

A onça-parda fêmea, recebida no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) em Patos de Minas, precisou do procedimento após sofrer um trauma na cabeça, ocorrido em 2020, o que ocasionou uma lesão ocular. Apelidado pelos profissionais do Cetras de Kiara, o animal tem 11 meses e pesa 31kg.

Kiara foi operada pelos oftalmologistas veterinários Fabrício Villela Mamede e Glauber Tasso, sob supervisão dos professores de oftalmologia veterinária da Uniube Renato Linhares, Cláudio Yudi e Ananda Teodora, além do médico veterinário do Cetras, Rafael Ferraz de Barros. Antes da cirurgia, que durou 1h30, o animal passou por exames complementares como eletroretinograma, tonometria e ultrassonografia ocular, a fim de garantir a capacidade de visão do animal.

Agora, a onça-parda ficará sob cuidados no Cetras, onde passará por exames laboratoriais, receberá alimentação à base de proteína animal e toda medicação adequada ao tratamento, além de atividades de estímulo de comportamento natural da espécie. O médico veterinário do Cetras Patos de Minas, Rafael Ferraz de Barros, destacou a importância de se reunir um grupo de profissionais renomados para realizar um procedimento tão complexo. “Ainda não havia relatos sobre esse procedimento na espécie. Foi um grande desafio para todos, mas a parceria funcionou perfeitamente e as expectativas para a recuperação são muito positivas”, comentou.

O animal ainda seguirá em tratamento pós-cirúrgico no Cetras, onde receberá acompanhamento médico com uso de colírios e medicações orais baseadas em antibióticos e anti-inflamatórios. Além disso, serão realizadas atividades de enriquecimento ambiental com intuito de estimular comportamentos naturais da espécie.


Começam os jogos escolares de Coronel Fabriciano

Foi dada a largada para os Jogos Escolares de Coronel Fabriciano, edição 2021. Após um ano sem realização devido à pandemia do Coronavírus, a competição voltou a ser promovida retomando as expectativas criadas em 2019, quando o evento entrou novamente na pauta esportiva da cidade. Os JEF são classificatórios para os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG).

Dez escolas, sendo três particulares, duas estaduais e cinco municipais, e mais de 500 alunos estão inscritos nos JEF 2021. A competição é uma grande oportunidade de entretenimento e integração entre as escolas por meio do esporte. São várias modalidades em disputa: futsal, vôlei, basquete, handebol, xadrez e mais quatro modalidades inéditas: futebol Society, atletismo, natação e dança (street-dance).

Os jogos acontecem no ginásio do Colégio João Calvino e nas escolas municipais Nicanor Ataíde, Mangueiras e Senador Zé Alencar, Silvio Pereira 2. Outras competições acontecem nas escolas e nos clubes, e o atletismo será realizado na pista do Unileste. O encerramento está previsto para o dia 26 de novembro.

A festa esportiva movimenta toda a rede educacional. Mesmo as escolas que não conseguiram montar equipes estão ligadas na competição e nas torcidas. O prefeito Dr. Marcos Vinicius participou da cerimônia de abertura e deixou claro que os JEF são um projeto da administração municipal e anunciou novos investimentos no esporte.


Campanha Natal Solidário 2021 arrecada brinquedos

Com o objetivo de arrecadar brinquedos para serem doados a crianças em situação de carência, o Cartão de Todos promove a campanha Natal Solidário 2021. Realizada pelo sétimo ano consecutivo, o projeto nacional já faz parte da programação das ações sociais da empresa que tem a solidariedade como um dos grandes pilares de sua administração.

Em 2020, mais de 70 mil brinquedos foram doados, sendo distribuídos em todo o território nacional. A meta neste ano é arrecadar 100 mil brinquedos. Para participar do Natal Solidário, qualquer pessoa pode fazer a doação em uma das unidades do Cartão, da rede de clínicas AmorSaúde, ou em estabelecimentos parceiros de ambas as instituições.

Idealizada por Mara Vilar, vice-presidente social do Cartão, e realizada desde 2015, a campanha Natal Solidário cresce a cada ano. Desde o seu início até agora, foram arrecadados e doados 248.443 brinquedos.

A campanha vai até o dia 24 de dezembro. Com o término da arrecadação, a doação dos brinquedos será realizada às instituições que cuidam de crianças em situação de carência em todas as cidades das próprias unidades participantes, englobando, assim, o país inteiro. Para mais informações, acesse: www.cartaodetodos.com.br


Grupo Arcon completa 33 anos de sua fundação

A Arcon está presente em vários estados brasileiros, através de diversas obras executadas nesses 33 anos, e seus serviços são reconhecidos por grandes empresas, indústrias, mineradoras, construtoras, hidrelétricas, hospitais e outras para as quais a ARCON já prestou seus serviços. O grupo conta com uma equipe de colaboradores altamente especializada e qualificada, além de recursos nas áreas de informática, administração e manutenção.

A Arcon Engenharia de Climatização, fundada em 1988 pelo casal empreendedor Jorge e Eliana Vello, está sediada no bairro Iguaçu na cidade de Ipatinga, contando com mais de 100 colaboradores, prestando serviços em diversos estados brasileiros.

Neste domingo, 24 de outubro, a empresa realizou no parque Ipanema em Ipatinga, um encontro entre seus colaboradores e familiares, a fim de comemorar essa conquista, que são os 33 anos de operação.


Cartórios passam a ser pontos de apoio para denúncias de violência doméstica

Uma nova forma de combate à violência doméstica teve início na segunda-feira (25). A partir de agora, os mais de 13 mil cartórios brasileiros servirão como ponto de apoio para que as vítimas denunciem seus agressores. Isso porque as unidades foram incluídas na campanha Sinal Vermelho, que tem o objetivo de incentivar e tornar mais viáveis as denúncias de abuso ou violência contra a mulher. A inserção dos cartórios brasileiros na ação já estava prevista em uma lei que foi sancionada em junho deste ano.

A vítima precisa apenas desenhar um “X” na palma da mão com o uso de qualquer objeto colorante, como um batom, demais instrumentos de maquiagem ou uma caneta, por exemplo. Feito isso, a vítima deverá sinalizar discretamente ao colaborador do cartório, de modo que ele consiga visualizar o símbolo e chamar a polícia.

Para maior eficácia na inclusão dos cartórios na ação, a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) produziu e disponibilizou uma série de elementos para consulta, como vídeos, cartilha, cartazes e material para as redes sociais. A associação considerou ser importante preparar os funcionários, caso se deparem com uma situação de denúncia.

Haverá ainda, em cada unidade, uma sala reservada, onde as vítimas em busca de ajuda poderão ser abrigadas até a conclusão da denúncia. Caso a vítima não queira, ou não possa ter auxílio no momento, os funcionários deverão anotar seus dados pessoais, como nome, CPF, RG e telefone, para depois comunicar a denúncia às autoridades responsáveis.


Usiminas inaugura Centro de Memória em Ipatinga 

Como parte das comemorações de seus 59 anos de operação, a Usiminas entregou no último dia 26, à população um novo equipamento cultural na cidade de Ipatinga. Instalado no prédio do Grande Hotel, até então fechado à visitação pública, o Centro de Memória Usiminas dá ao público acesso, de maneira interativa e com recursos de tecnologia, à história da indústria do aço, da própria Usiminas e do município. Além do acervo histórico, o local exibirá, também, importantes obras de alguns dos mais representativos nomes das artes moderna e contemporânea do país. São pinturas e esculturas assinadas, entre outros, por nomes como Amílcar de Castro, Tomie Ohtake e Bruno Giorgi, reunidas pela empresa ao longo de sua história e que antes tinham acesso restrito aos colaboradores.

O Centro de Memória Usiminas abre suas portas em um prédio que é patrimônio arquitetônico da cidade de Ipatinga

Para o presidente da empresa, Sergio Leite, o Centro de Memória será um legado histórico para a memória do Vale do Aço e da indústria no Brasil. “No momento que a empresa caminha para o seu 60º aniversário de operação, entregamos à população não só de Minas Gerais, mas para o Brasil, um ambiente para experiência e que evidencia a história da nossa indústria”, afirma Leite.

Localizado no bairro Castelo, o Grande Hotel Ipatinga foi construído pela Usiminas ainda durante a implantação da usina como importante espaço para hospedar empreendedores siderúrgicos, autoridades nacionais e internacionais, assim como para a realização de eventos. Visitas com entrada gratuita, de quarta-feira a sábado, das 10h às 18h e no domingo das 10h às 13h. Agendamentos de grupos e visitas mediada, (31) 98437-3330, ou www.institutousiminas.com


Usipa disputa Torneio Sudeste Infantojuvenil de Natação em Bauru

 Entre sexta-feira (29) e domingo (31), 10 nadadores da Usipa disputam o Torneio Sudeste Infantojuvenil de Natação – Troféu Assis Chateaubriand em Bauru, São Paulo. O campeonato acontece na Arena da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA). Cerca de 230 atletas de 27 clubes participam da competição.

Um congresso técnico virtual marca a abertura do torneio na sexta-feira. As provas acontecem no sábado e domingo. “Os campeonatos em São Paulo, na sua maioria, têm altos índices técnicos e são bastante competitivos, além da natação na região ser bastante forte”, explica o técnico de natação da Usipa, Alexandre Watanabe.

Os usipenses nadam em provas de 100m livre, 200m peito, 100m borboleta, dentre outras. “Nossa expectativa é de conseguir ótimos resultados. Estamos treinando forte pra chegar à nossa melhor performance e alcançar índices brasileiros e melhorar nossas marcas para chegar bem balizado no Campeonato Mineiro, em dezembro”, comenta Watanabe.


Servidores de Timóteo recebem homenagem pelo comprometimento com os serviços públicos

Dentro da programação em homenagem ao Dia do Servidor (28 de outubro), a Prefeitura de Timóteo promoveu um encontro com a categoria no auditório do Paço Municipal, na tarde de quarta-feira (27). A cerimônia festiva que contou com a presença do prefeito de Timóteo Douglas Willkys e do vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, professor José Vespasiano Cassemiro,  incluiu palestra motivacional com passes de mágica, pronunciamentos das autoridades, entrega de placas de homenagens a servidores da ativa e que se aposentaram neste ano, premiação do Torneio dos Servidores Municipais de Timóteo, sorteio de brindes e confraternização. Um momento especial no evento foi a homenagem “in memória” feita pela equipe da Vigilância Patrimonial ao servidor Carlos Pereira de Melo, recebida por seus familiares.

O servidor e médico Arnóbio Moreira Félix  deu lugar ao mágico Bill Morélix que abriu a abertura com uma palestra motivacional, abordando temas como comunicação,  intersetoriedade, capacitação, planejamento, comprometimento  e espírito de equipe. Ele regeu os servidores no coro em tom elevado da frase que celebrava a data comemorativa: “Viva o servidor público”. Com truques mágicos e sensibilidade, Bill Morélix  lembrou aos colegas servidores que é necessário sonhar, mas é preciso investir, acreditar e ter união para alcançar as metas estabelecidas.


Empresas de gênero alimentício podem abrir no feriado

Está autorizada, nas três principais cidades do Vale do Aço, nesta terça-feira (02), feriado de Finados, a abertura de supermercados, açougues, casas de carne, mercearias, hortifrútis, sacolões e peixarias. Por força de convenções coletivas de trabalho (CCTs), as empresas do setor poderão funcionar das 8h às 18h em Ipatinga, enquanto em Coronel Fabriciano e Timóteo o expediente será das 8h às 14h.

Além do segmento, também estarão de portas abertas os chamados serviços essenciais à população, como farmácias, padarias e postos de combustíveis. No Shopping Vale do Aço, lojas e quiosques têm abertura facultativa, pois embora não possam usar a mão de obra de seus funcionários, podem atender os clientes normalmente, com os proprietários na linha de frente.
“No próximo feriado de 15 de novembro, Proclamação da República, conseguimos fazer uma troca. Dia 15 é segunda-feira e supermercados e estabelecimentos do setor terão novamente autorização para abrir as portas. Porém, um dia antes, no domingo (14), não poderá ser usada a mão de obra dos empregados, pois eles farão a compensação antecipada das horas a mais que trabalharão no dia 15”, explica José Maria Facundes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço.

Publicações relacionadas

X