avatar carlos souto

Coluna Gerais

Colunista Carlos Souto

avatar carlos souto

Coluna Gerais

Colunista Carlos Souto

08 de Outubro

 08 de Outubro

Governo de Minas reabre Palácio da Liberdade para visitação

O Palácio da Liberdade, um dos mais importantes espaços culturais do Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, passará a receber visitantes novamente a partir do próximo dia 9. O anúncio foi feito na segunda-feira (4), em cerimônia nas dependências do Palácio, com a presença do governador Romeu Zema, do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, do presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), Felipe Pires, e de outras autoridades.

A solenidade marcou também a expansão do Circuito Liberdade, com a inclusão de outros espaços, além do anúncio de ações e projetos que serão colocados em prática para fomentar o turismo na área central de Belo Horizonte, como o lançamento de duas rotas turísticas do Circuito.

As visitações ao Palácio poderão ser feitas apenas nos fins de semana neste primeiro momento, e vão ocorrer em grupos reduzidos de até 12 pessoas, em blocos de horários, sendo: 10h, 11h, 13h, 14h e 15h. As visitas têm duração estimada de 40 minutos e, entre uma e outra, haverá intervalo para limpeza e higienização de todo o ambiente. Os jardins do Palácio da Liberdade também receberão visitantes. Nesse caso, serão dois grupos com 15 pessoas, nos horários de 10h15 e 13h15. O agendamento poderá ser feito pela plataforma Sympla.

A reabertura do Palácio da Liberdade para visitação traz ainda uma grande novidade: a parceria entre a APPA – Arte e Cultura e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) com a Copasa, que será a patrocinadora Máster do Palácio da Liberdade. Será investido o valor aproximado de R$ 1,5 milhão em ações educativas, voltadas a crianças e adolescentes, e de promoção do patrimônio cultural.


Timóteo realiza Festa do Rosário em outubro

A consagrada Festa do Rosário em Timóteo será realizada no mês de outubro com ampla programação. A festividade integra o calendário de eventos tradicionais do município, destacando-se na área do turismo cultural e religioso. Este ano, a Guarda de Moçambique de Timóteo é a coordenadora da programação, com a organização ficando a cargo do Mestre Túlio Jairo e Caroline Beatriz. Os Reis Festeiros anfitriões serão Roberto Canhotinho e Andréia Vaz.

A programação foi aberta oficialmente na quinta-feira (07), com a realização da live da missa de Nossa Senhora do Rosário, na Igreja São Sebastião de Timóteo,  transmitida no facebook da Guarda de Moçambique.


Atleta de Ipatinga é ouro no Sulamericano de Atletismo

No último fim de semana, o atleta Alain Ornelas disputou o I Campeonato Sul americano de Atletismo Master de Clubes. A competição foi realizada no Complexo Esportivo Timbó, em Timbó, Santa Catarina, e o propósito foi promover e desenvolver o Atletismo Master.

Alain garantiu três medalhas de ouro, uma no lançamento de martelo, outra no lançamento de martelete e a terceira no lançamento de disco. O esportista quebrou dois recordes brasileiros, no martelo e no martelete, na categoria (M35). Ele ainda detém dois outros recordes na categoria (M30). Ele competiu representando uma equipe de Santa Catarina, a CMC UCA.

Para Alain Ornelas, que estreou na categoria M35, e em uma competição internacional, o saldo foi positivo: “Para mim é de grande relevância esta conquista, pois é um título internacional que vai para meu currículo esportivo, sendo minha primeira participação em evento internacional.” reiterou o atleta.

A próxima competição será na cidade de Cascavel, no Paraná. O Campeonato Brasileiro Master de Atletismo, entre os dias 8 e 10 de outubro e ele vai representar a equipe AMAVA, de Ipatinga. “Vou com grande expectativa defender pela primeira vez meus recordes nacionais e em busca do título nas modalidades martelo e martelete.” Afirmou Alain.


Trote Cidadão arrecada mais de 3 mil litros de leite para instituição beneficente em Ipatinga

Durante o mês de agosto e setembro, os calouros de medicina da faculdade Univaço, no bairro Veneza em Ipatinga, arrecadaram 3.040 litros de leite para a Casa da Esperança – entidade que abriga e assiste pessoas em condição de abandono ou economicamente carentes, de diversas faixas etárias, como parte da Gincana Solidária realizada todos os semestres.

A ação, conhecida como Trote Cidadão, já ocorre há mais de 12 anos e promove ações solidárias junto à comunidade. Este ano a nova turma ingressante no curso, tinha a missão em arrecadar a maior quantidade de litros de leite para atender às demandas

internas da entidade, além de realizar visitas ao local e planejar atividades sociais com os abrigados.

Além de integrar os estudantes, o Trote Cidadão é um marco importante na vida dos novos acadêmicos, contribuindo decisivamente para a formação de profissionais responsáveis, comprometidos com a cidadania e a qualidade de vida da comunidade.


Antônio Dias realiza Aula Inaugural do Programa Mais Música

Na última quarta-feira (06) foi realizada a Aula Inaugural do Programa Mais Música na Escola Municipal José Inácio de Miranda na Comunidade de São Joaquim da Bocaina e no Centro Cultural Manoel de Barros, Centro de Antônio Dias.

O evento marca o início de um programa de resgate de Banda de Música e contará com 12 meses de aulas gratuitas para os antônio-dienses. No final das aulas será marcado por um encontro de bandas e o lançamento da nova Banda de Música de Antônio Dias.

Na escola da Bocaina esteve presente Bruno Minafra, coordenador do Projeto; maestro Flavinho, professor do Projeto; Renato Coura, relações públicas e Anamir, assistente Social, ambos da Bemisa que é patrocinadora do projeto, Elcinho Ataíde – vice-prefeito, Zelo – presidente da Câmara de Vereadores.

Já no casarão, participou o prefeito Ditinho, vice-prefeito Elcinho, vereadora Kátia, Bruno Minafra, maestro Flavinho, Halesi Carvalho, historiador e membro da coordenação do Mais Música e José Geraldo Costa, diretor da Escola Estadual Professor Letro, entre outros.

No Centro Cultural participou da abertura o professor Mário Barros que foi instrumentista por anos da Banda de Música de Antônio Dias junto a sua esposa Maria, professora e ex-diretora. Durante o evento Senhor Mario tocou no Saxofone um trecho do Parabéns, deixando todos os presentes emocionados.

Nos dois eventos foi grande a adesão e participação dos inscritos, que estão aguardando ansiosos pelo início das aulas.


Colchões Polar arrecadou mais de cinco mil brinquedos para doação a entidades assistenciais de Ipatinga

Com a aproximação do Dia das Crianças (12 de outubro), uma data sempre celebrada com bastante destaque no calendário anual, alguns gestos de fraternidade importantes já começam a ser realizados em Ipatinga. Na quarta-feira (6), a empresa Colchões Polar, com fábrica no bairro Cidade Nobre, doou à administração do município, para repasse a entidades assistenciais, cerca de 5.500 brinquedos que foram arrecadados em sua campanha “Realize Sonhos, Doe Sorrisos”.

Acompanhado de alguns assessores, o prefeito Gustavo Nunes fez questão de comparecer ao ato para registrar pessoalmente o seu agradecimento.

O diretor da empresa, Tiago Temponi, assim se expressou no ato de entrega dos brinquedos: “Acreditamos que a solidariedade é indispensável ao ser humano. Doar o melhor de si em prol do outro é algo que só traz crescimento como pessoa. Para nós, estes brinquedos se traduzem como um acolhimento, um momento especial para proporcionarmos intensa alegria, um dia mais feliz a muitas crianças economicamente menos favorecidas”.

A Prefeitura de Ipatinga realizou o repasse dos brinquedos a 14 entidades selecionadas no município.


Artesãos de Marliéria são cadastrados pela Agência Metropolitana

Com grande variedade de técnicas artesanais, o município de Marliéria inaugurou o Espaço “Eco Arte: educação ambiental e artesanato sustentável”, com exposição dos artesãos locais e cadastramento da Carteira Nacional do Artesão, realizado por meio de parceria com a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), na quarta-feira (29/09).

O objetivo da ação é democratizar o acesso dos artesãos ao Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), com a efetivação do cadastro com a Carteira Nacional do Artesão, que é um documento físico, válido em todo o território nacional, que formaliza a atividade artesanal.

Os artesãos cadastrados têm acesso aos cursos de capacitação, feiras e eventos apoiados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), bem como as ações dos Serviços em Inovação e Tecnologia (SebraeTec). O documento é obtido de forma totalmente gratuita e, atualmente, o cadastro também pode ser realizado via internet.

Segundo uma das idealizadoras do projeto e chefe de Seção de Meio Ambiente, Gilda de Andrade, o espaço é para ser usufruído por toda a comunidade. “O Espaço Eco Arte é um local para conhecimento teórico e prático de educação ambiental, desenvolvimento sustentável e inclusão social. O nosso objetivo aqui é fomentar e oportunizar a melhoria de qualidade de vida, geração de renda e acesso a cultura”, informa Gilda.

A secretária de Meio Ambiente e Turismo de Marliéria, Carla de Castro destaca que o artesanato já é tradição na cidade e que tais iniciativas irão promover ainda mais esta vocação.

O Espaço Eco Arte está localizado no Almoxarifado da Prefeitura de Marliéria, próximo à Praça JK, aberto de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h.


Conselho da Mulher Empreendedora da Aciapi-CDL lança campanha Outubro Rosa

O Conselho da Mulher Empreendedora da Aciapi-CDL de Ipatinga (Cmeaci) realizou, na sexta-feira (1º), a cerimônia de abertura da campanha Outubro Rosa. O evento ocorreu na sede das entidades, no Centro de Ipatinga, e contou com a presença de diretoras do conselho e de convidadas especiais, além da educadora palestrante, Patrícia Rodrigues.

A presidente do Conselho da Mulher Empreendedora, Marilane Santos, informa que o trabalho do Conselho da Mulher Empreendedora é valorizar a saúde das mulheres e dos homens. “Tentamos mostrar para eles a importância de se conhecerem para que possamos entrar dentro desse problema com mais conhecimento e mais fortalecido, além de lembrar que existe uma vida maravilhosa, mesmo que a pessoa esteja acometida com câncer”, ressalta
Segundo Marilane Santos, as atividades para as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul já foram definidas e programadas pela diretoria do Conselho da Mulher Empreendedora. “A abertura das campanhas ocorreu nesta sexta-feira (1º), na sede da Aciapi-CDL. Tivemos um papo-reto sobre a vida real de uma mulher em tratamento e como levar a vida de uma maneira mais leve. A exposição fotográfica, com o tema Outubro Rosa, teve início na terça-feira (5), na Câmara Municipal de Ipatinga”, disse.

Está programado para o próximo dia 22, um evento para entregas de Moção de Aplausos na Câmara de Municipal de Ipatinga para mulheres e homens acometidos pelo câncer e também para os profissionais que se destacam pelo trabalho prestado em apoio aos pacientes com a doença. “Já no dia 07/11 teremos um evento no Parque Ipanema com a comunidade em geral, com atividades de prestação de serviços e de conscientização contra o câncer. Além disso, durante o mês de outubro haverá lives toda segunda-feira com profissionais da saúde em nossas mídias sociais”, detalhou.



Dia das Crianças terá Horário Especial em todo o Vale do Aço

O comércio de rua do Vale do Aço está autorizado a abrir as portas na tarde do próximo sábado (08), até as 17h, com o objetivo de incentivar as vendas para o Dia das Crianças. Por força de Convenções Coletivas de Trabalho (CCT’s), as lojas também poderão funcionar em horário ampliado na segunda-feira (10), até as 20h.

O funcionamento especial das empresas em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, foi uma conquista do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço após negociação com os dois sindicatos que representam os empregados nas três cidades.

“O 5º dia útil do mês será na quinta-feira, dia 7, e acreditamos que as pessoas terão bons motivos para consumir na sexta, sábado e segunda, daí a necessidade das horas a mais para nossos clientes passearem com calma nas ruas”, prevê, otimista, o presidente do Sindcomércio, José Maria Facundes.

Ainda de acordo com o Sindcomércio, a única diferença entre o horário firmado em Ipatinga, na semana passada, para o negociado em Timóteo e Coronel Fabriciano, na tarde desta terça-feira (05), é o início da jornada de trabalho na segunda-feira. Enquanto em Ipatinga o expediente começará às 8h30, em Fabriciano e Timóteo as lojas abrirão às 9h. No Shopping Vale do Aço, lojas e quiosques funcionam até o próximo sábado das 10h às 22h, enquanto, no domingo, das 12h às 18h. Já a Praça de Alimentação opera das 11h às 22h de segunda a quinta-feira, das 10h às 23h sexta e sábado, e das 11h às 22h no domingo.


Coromandel vai receber o Prêmio Cidades Inteligentes 2021

O programa Município Juro Zero, da prefeitura de Coromandel, na região mineira do Alto Paranaíba, vai receber o Prêmio Cidades Inteligentes 2021, concedido pelo fórum Internacional de Cidades Inteligentes de Minas Gerais. O projeto foi escolhido, entre mais de 200 ideias apresentadas por municípios de toda Minas Gerais, na categoria empreendedorismo.

O trabalho, desenvolvido em parceria com o Sebrae Minas, a ACIC/CDL e a Câmara Municipal do município, tem como meta ajudar pequenos negócios afetados economicamente pela pandemia do coronavírus.

A iniciativa partiu da Lei Nº 4.622, de 9 de junho de 2021, com o objetivo da criação do programa Coromandel Juro Zero, que visa estimular o crédito, apoiar pequenos negócios e manter postos de trabalho no município.

De acordo com o prefeito de Coromandel, Fernando Breno Valadares Vieira, as empresas poderão contrair empréstimos bancários de R$ 14 a R$ 25 mil, sem juros. “Estas empresas pequenas ou comerciantes MEI não pagarão juros, que serão custeados pelo município, em até 36 meses. Todos sabem o quanto Coromandel sofreu nesta pandemia e que tivemos várias empresas e comércios fechados. Então, lançamos este programa, que vai emprestar recursos para essas pessoas que tiveram seus empreendimentos fechados por algum período em razão do lockdown (período de isolamento). É um novo projeto para ajudar, principalmente, quem sofreu demais na pandemia durante o nosso governo.”

A homenagem ao programa Município Juro Zero, da prefeitura de Coromandel, será durante o Fórum Internacional de Minas Gerais, no dia 6 de dezembro de 2021, às 9h, ao vivo, de Belo Horizonte, e transmitida em ambiente virtual.


Policial Civil é finalista em dos prêmios de expressão nacional

A Policial Civil, Ana Rosa Campos, escrivã da Delegacia Regional de Manhuaçu, pertencente ao 12º Departamento de Polícia Civil de Ipatinga, é finalista em dois prêmios de expressão nacional, Prêmio Patrícia Acioli e Prêmio Innovare. A escrivã foi a criadora da atendente virtual “FRIDA”, canal direto entre as vítimas de violência doméstica e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) da Polícia Civil.

O Prêmio Innovare reconhece a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça do Brasil, independentemente de alterações legislativas. E identifica as ações concretas que promovam mudanças relevantes em antigas e consolidadas rotinas, e que possam servir de exemplos a serem implantados em outros locais.

Promovido pelo Instituto Innovare, o prêmio tem na sua Comissão Julgadora ministros do STF, STJ, TST, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do nosso Poder Judiciário.

O outro prêmio que colocou Ana Rosa como finalista é o Prêmio Patrícia Acioli, promovido pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro. Este prêmio foi criado em 2012 e celebra a memória da juíza Patrícia Acioli, assassinada por milicianos em 2011, na capital fluminense.

A atendente virtual “FRIDA”, criada por Ana Rosa, presta atendimento às mulheres por meio de um “chatbot” programado no WhatsApp, que acolhe a denúncia, esclarece dúvidas, faz uma avaliação preliminar do risco e aciona a polícia em situações de flagrante, inclusive enviando uma viatura, quando a vítima não consegue acionar o 190.

A “FRIDA” evita deslocamentos desnecessários até a delegacia e é inclusiva, porque recebe solicitações também por áudio (em casos de vítimas analfabetas).


  • Da garrafa de água ou refrigerante, a transformação do material em tecido para camisas e calças jeans. Em parquinhos e escolas, pisos de borracha colorida feitos a partir do pneu usado, produto que demoraria 600 anos para se decompor. Apesar da importância para reduzir o volume de lixo, a reciclagem ainda é uma realidade distante na maioria das regiões de Minas Gerais – só 1,47% dos resíduos sólidos foram reaproveitados e menos de 30% dos municípios contam com a coleta seletiva, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Enquanto isso, a quantidade de rejeitos gerados pela população cresceu mais de 18% em nove anos. Pouco reconhecidos, catadores são fundamentais para o setor de reciclagem.
  • Outubro é conhecido, também, por ser o mês de conscientização e prevenção sobre o câncer de mama e, alinhado à temática, o hotel San Diego Suítes Ipatinga, mais uma vez, ilumina a sua fachada com as cores da campanha Outubro Rosa. Com o intuito de reforçar a importância da prevenção, todos os anos o hotel, que fica localizado no bairro Horto, muda a iluminação da fachada para demonstrar apoio à causa. Além disso, a administração do hotel acredita que essa ação fortalece a campanha e reforça à toda população a importância de se conversar e procurar informações sobre o tema. A fachada ficará iluminada de rosa durante todo o mês para, também, lembrar a todos que o câncer de mama tem cura se diagnosticado nos estágios iniciais.
  • Entre 6 de setembro e 6 de outubro, 58,6% dos municípios mineiros, 500 dos 853, não registraram óbitos por Covid. O alívio generalizado é fruto do avanço da vacinação, que já chegou com pelo menos uma dose a 83% do público-alvo. Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti afirma que taxa de incidência da doença em Minas caiu 25% nos últimos sete dias. 
  • Partido criado nesta semana com a união do DEM e do PSL, o União Brasil pode se tornar peça-chave na disputa pelo governo de Minas em 2022. A nova sigla contará com a maior bancada na Câmara dos Deputados (82 parlamentares), sendo 10% deles da bancada mineira. No Senado, o partido contará com oito nomes, entre eles o do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco.
  • A primeira reunião para discutir a privatização da rodoviária de Belo Horizonte aconteceu na Bolsa de Valores de São Paulo. Até domingo, outros encontros estão previstos. O governo mineiro, também quer colocar à venda cinco terminais e 17 estações do Move Metropolitano. Na próxima quarta-feira (13), está prevista a realização de uma audiência pública presencial, no Auditório da Rodoviária. As concessões devem permitir a modernização dos serviços no terminal. Com prazo de 30 anos, a expectativa é que, neste período, sejam investidos cerca de R$ 116 milhões. No início da semana o governo conseguiu um ágio de 245% no aeroporto da Pampulha.

Publicações relacionadas

X