Search
Close this search box.

01 de Outubro

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Teatro do Centro Cultural Usiminas reabre para atrações com público

O tão esperado Reencontro no Teatro do Centro Cultural Usiminas será neste mês de outubro, com uma programação especial e diversificada. Teatro de bonecos, teatro adulto, música instrumental, música cantada, além da programação educativa, estão entre as atrações oferecidas pelo Instituto Usiminas na programação do Reencontro com o Teatro, realizada com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Depois de 18 meses fechado, em função da pandemia, o Teatro do Centro Cultural Usiminas passa a receber eventos seguindo as recomendações de biossegurança e prevenção a Covid-19, com adequações para ocupação de até 50% da sua capacidade, conforme Decreto Municipal 9.666/2021.

A reabertura do Teatro do Centro Cultural Usiminas será na sexta-feira (1/10), às 20h, com o show gratuito do artista Hyuri Luna em “Violão, Sertão e Cidade”. Na apresentação, Hyuri Luna apresenta um repertório de música sertaneja raiz e caipira que fizeram sucesso nas décadas de 70, 80 e 90. O público já pode retirar os ingressos pelo site da Eventim no link: https://bit.ly/ingressosIU.

A retomada dos espetáculos no Teatro do Centro Cultural Usiminas será marcada também por apresentações de grupos reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. O Grupo Armatrux (BH) está entre as atrações do Reencontro no Teatro do Centro Cultural Usiminas. No sábado (9/10), às 19h, será o espetáculo “A Banda”, que tem direção musical e trilha sonora do músico John Ulhôa, da banda Pato Fu, e de Bob Faria. No último sábado do mês (30/10), às 20h, será a vez do espetáculo “Thacht”, também do Grupo Armatrux, uma peça de tragicomédia que aborda fragmentos da vida de dois artistas que vivem de suas recordações.

No sábado (23/10), o Teatro do Centro Cultural Usiminas também recebe a Orquestra Sinfônica de Mulheres do Brasil (RJ). Formada por regente e musicistas mulheres, com sólidas carreiras no meio musical artístico mundial, a Orquestra representa o empoderamento da mulher nas artes e nas demais áreas da sociedade.

Os ingressos para os espetáculos de outubro estão disponíveis pelo site da eventim.com.br. Acesse pelo link https://bit.ly/ingressosIU.


Policiamento de Meio Ambiente recebe viaturas e equipamentos

Nesta quinta-feira, (30), a 12ª Companhia de Meio Ambiente da Polícia Militar, em parceria com o Ministério Público Federal do Trabalho, Ministério Público de Minas Gerais e Poder Judiciário, das comarcas de Açucena, Caratinga, Coronel Fabriciano e Ipatinga, recebeu 04 viaturas 4×4, 2 drones e 3 tablets, para serem utilizados no emprego Operacional das equipes de meio ambiente.

O recurso, na ordem de aproximadamente R$ 950.000,00, foi fruto de Termos de Ajustamento de Condutas (TAC) das comarcas citadas, o qual foi revertido ao aparelhamento das equipes de Meio Ambiente com responsabilidade nas cidades das comarcas citadas.

O evento contou com as presenças do Coronel Cássio Eduardo Soares Fernandes, comandante do Policiamento de Meio Ambiente; do vice-prefeito de Ipatinga, Alex Espirito Santo; Tenente Coronel Emiliano Lages, comandante do Batalhão de Meio Ambiente; Major Átila Porto, comandante da Companhia de Meio Ambiente; do Adolfo Jacob, procurador do Ministério do Trabalho; Rafael Pureza, promotor de Ipatinga; Igor Marques, promotor de Inhapim; Larissa Teixeira da Costa, juíza da Comarca de Açucena; do delegado Geral, Gilmaro Alves Ferreira, chefe do 12º Departamento da Polícia Civil; Tenente Coronel Warley Geraldo Silva, comandante do 14 BPM e Tenente Coronel Herbert Evangelista, chefe do Estado Maior da 12ª Região da Polícia Militar. Foram distribuídos: 1 Viatura e 1 drone para o 2º Grupamento de Meio Ambiente de Caratinga; 1 Viatura para o 1º Grupamento de Meio Ambiente de Marliéria (Parque Estadual do Rio Doce) e 2 Viaturas, 1 drone e 3 tablets para o 1º Grupamento de Meio Ambiente de Ipatinga.


Sinpava promove workshops e consultoria para aumentar a competitividade das indústrias associadas 

O Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Alimentação, Panificação, Confeitaria e de Massas Alimentícias do Vale do Aço (SINPAVA) promoveu dos dias 20 a 24/09, dois workshops, seguidos de consultorias para atender as demandas de seus associados com os seguintes temas: Como estimular as vendas promovendo degustação e treinamento e Padronização dos produtos: Porquê fazer e como fazer?

A iniciativa, uma parceria da FIEMG, por meio do Programa FIEMG Competitiva, do Sinpava e do SENAI tem como objetivo aumentar a competitividade das indústrias associadas por meio de projetos coletivos.

Antônio Eugênio Fernandes, presidente do Sinpava, relatou que o objetivo foi atingido, com atividades personalizadas em cada estabelecimento para atender as particularidades de cada local.

Interessados em associar ao Sinpava podem entrar em contato através do telefone 31 3824-2334 ou email sinpava@fiemg.com.br


Instituto do Inox abre vagas para curso de soldagem TIG para público feminino

A Fundação Aperam Acesita, por meio do Instituto do Inox, abre vagas para o curso de soldagem TIG, voltado para mulheres e/ou pessoas que se identificam com o gênero. Com carga horária de 40 horas, o curso será ministrado entre os dias 18 a 29 de outubro, de 2ª a 6ª feira, de 8h às 12h. As interessadas podem realizar sua inscrição por meio do site www.institutodoinox.com.br até o dia 13 de outubro de 2021. Vagas limitadas.

O curso de soldagem TIG com objetivo de capacitar os participantes nos conceitos básicos relacionados à aplicação dos aços inoxidáveis e as definições da liga aço inox; O processo de soldagem TIG e  a regulagem e operação de máquinas de solda; Técnicas de acabamento dos Aços Inoxidáveis, operação de  máquinas rotativas e insumos para acabamento polido e escovado e Operação de máquinas de corte e dobra do aço inox.

A qualificação será realizada presencialmente, seguindo todos os protocolos de distanciamento, uso de máscara e álcool em gel, na sede do Instituto do Inox, localizado na rua 38, 18 A, bairro Vila dos Técnicos, em Timóteo.

O investimento do curso é de R$50, podendo ser pago através do cartão crédito/débito ou boleto no ato da inscrição.

Para realizar a inscrição, a interessada deve preencher o formulário com dados pessoais, informar o número do Cadastro Nacional de Saúde (Cartão SUS) e pagar a taxa. Informações 31 3848.3967 ou inox@institutodoinox.com.br


Dia Mundial do Turismo é celebrado nas cidades do Circuito Mata Atlântica

A semana começou com diversas iniciativas de valorização do turismo regional nos municípios do Circuito Mata Atlântica de Minas, pelo Dia Mundial do Turismo – dia 27 de setembro – neste ano celebrado na última segunda-feira. Os municípios de Santana do Paraíso, Mesquita, Jaguaraçu, Marliéria e Antônio Dias promoveram ações durante toda a semana, voltadas para empreendedores e profissionais da cadeia do turismo.

Jaguaraçu e Marliéria iniciaram as comemorações na manhã do domingo (26/09), com o 1º Pedal Integrado. Em um percurso de 39,3km, passando por 23 pontos da zona rural das cidades, mais de 800 ciclistas de todo o Vale do Aço e região participaram do evento. Com atrações para toda a família, o evento encerrou na Feira Gastronômica, com música ao vivo, no Parque de Exposição Pitangueira.

Uma rodada de palestras foi realizada durante a segunda-feira (27/09), ministradas pelo turismólogo, fotógrafo e produtor cultural, Tailles Heliodoro, com o apoio do Circuito Mata Atlântica de Minas, com temas voltados para o desenvolvimento do turismo regional, como o Cadastur, do Ministério do Turismo, recursos disponibilizados pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, bem como iniciativas exitosas de empreendimentos utilizando canais digitais para impulsionar o negócio e uma pesquisa divulgada recentemente sobre o mundo pós-vacina.

Tailles Heliodoro esteve em Santana do Paraíso, no evento realizado pelas prefeituras de Santana do Paraíso e de Mesquita, ministrando a palestra com os temas “Como potencializar os ganhos de seu empreendimento por meio do turismo”  e “Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos”. Na oportunidade, o analista do Sebrae Minas – Regional Vale do Aço, Alessandro Lima Challub, apresentou o Projeto Turismo no Vale.  Tailles abordou o tema “Empreendedorismo e inovação” em Jaguaraçu, em uma tarde de roda de conversa realizada pela Prefeitura Municipal, que também contou com a presença da analista do Sebrae Minas – Regional Vale do Aço, Vanessa Karla Pereira Silva. Ainda na segunda-feira, às 20h, a Prefeitura de Antônio Dias também promoveu um encontro, porém on-line, com os empreendedores de turismo da cidade, com a palestra ministrada por Tailles Heliodoro, abrindo a Semana do Turismo.

A programação pelo Dia do Turismo seguiu em Marliéria, na terça (28/09), com a ação de Educação Patrimonial, realizada com a rede municipal de educação infantil, no Mirante do Jacroá.


CEO da Aperam South América debate o futuro da indústria brasileira do aço no maior evento do setor

O Instituto Aço Brasil (IABr) realizou na última quarta-feira, (29), o Congresso Aço Brasil, o maior e mais importante evento da cadeia do aço do país. Pela primeira vez em formato virtual, o encontro reuniu autoridades, empresários e especialistas para debater as perspectivas e a importância do setor para a economia brasileira, com espaço aberto para perguntas dos inscritos, que participaram de forma gratuita. A edição 2021 discutiu a importância da sustentabilidade na siderurgia, considerando os seus três pilares para o Desenvolvimento Sustentável – ambiental, social e econômico -, e o futuro da indústria brasileira do aço na visão dos líderes das maiores empresas do setor.

Frederico Ayres Lima, diretor presidente da Aperam South América e conselheiro do Instituto Aço Brasil, participou do painel sobre o futuro da indústria, ao lado dos principais líderes da cadeia do aço, discutindo os principais desafios para o desenvolvimento da indústria no país, com foco nas oportunidades que se abrem com a recuperação do setor e os investimentos que têm sido empreendidos em pesquisa, desenvolvimento e pessoas. Produtora de aços planos inoxidáveis, elétricos e especiais, e líder na América Latina neste último segmento, a Aperam South América tem feito grandes investimentos em suas linhas de aço inoxidável – seu carro-chefe – e aços elétricos, produzidos em sua planta industrial em Timóteo (MG), além dos aportes destinados à Aperam BioEnergia, sua subsidiária no Vale do Jequitinhonha (MG), que fornece o carvão vegetal para os altos-fornos da Usina, extraído das florestas renováveis de eucalipto cultivadas pela empresa.

O evento foi concluído com uma mensagem de otimismo em relação ao futuro da indústria do aço. De acordo com Frederico Ayres, “o Brasil tem condições de multiplicar por três o consumo”. Ele explica: “são 200 milhões de habitantes, temos superfície, recursos naturais, base energética e competência instalada.


Projeto leva leitura para espaços públicos de Ipatinga

Levar a leitura para praças e espaços públicos de Ipatinga: com esse objetivo, o projeto “Biblioteca Livre” vai oferecer empréstimo gratuito de livros em pontos estratégicos dos bairros Bela Vista, Bom Retiro, Cariru, Novo Cruzeiro, Vila Ipanema, Vila da Paz e Horto, além do Hospital Márcio Cunha, Hospital Municipal e Parque Ipanema.

A iniciativa é realizada pela Casa Cult, conta o apoio do Instituto Humanizar, Prefeitura de Ipatinga e tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

“Os livros são aliados da cultura e da imaginação. Pensando nisso, estamos lançando o projeto Biblioteca Livre, um espaço para que crianças, jovens e adultos possam participar de um importante movimento literário por meio do empréstimo gratuito de livros”, explica Michel Ferrabbiamo, coordenador de projetos da Casa Cult. Serão instalados 10 pontos de empréstimo de livros que funcionarão em modelo self-service, ou seja, basta chegar, escolher o livro, enviar para o whatsapp da Casa Cult a capa do título e começar a ler.

Para a Usiminas, o projeto estimula a formação humana por meio da leitura e também fortalece o diálogo e o relacionamento com as comunidades. “Além de realizar iniciativas socioculturais em nossos espaços próprios, temos buscado apoiar cada vez mais iniciativas e projetos para os bairros, descentralizando o acesso à cultura e ao lazer”, explica Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas.


Cenibra dá início ao Programa de Diversidade e Inclusão

Para promover a igualdade entre pessoas, proporcionar tratamento justo e sentimento de acolhimento no ambiente de trabalho, a Cenibra lançou, na terça-feira, (28), o Programa de Diversidade e Inclusão. A Empresa está realizando um censo para conhecer melhor o perfil dos empregados, identificar oportunidades de melhoria e definir as estratégias de promoção da equidade e de um ambiente mais inclusivo.

O lançamento do programa foi realizado durante uma live que contou com a participação da alta administração da Empresa, empregados e uma especialista no tema. Na abertura, o diretor-presidente, Kazuhiko Kamada, destacou as mudanças que o mundo está vivenciando e a necessidade de se adaptar a elas.

“A diversidade e a inclusão são imprescindíveis para a sobrevivência de uma empresa no futuro. A Cenibra foi constituída por diferentes culturas: a brasileira e a japonesa, que já têm em sua essência a diversidade e a inclusão. Estabelecemos um ambiente de trabalho em que cada empregado pode desempenhar um papel ativo, independentemente de raça, crença, orientação sexual e outras características pessoais. A diversidade e a inclusão fortalecem a missão da Cenibra, garantindo a sustentabilidade, o respeito e a justiça, com ideias diversas que promovem a inovação e criatividade”, disse o presidente.

Em parceria com a CKZ Diversidade, a Cenibra desenvolveu o Censo de Diversidade, Inclusão, Equidade e Pertencimento, que conta com 27 perguntas simples e rápidas de serem respondidas. Os empregados que participarem terão o sigilo resguardado. Os resultados ajudarão a traçar o panorama da Empresa e nortearão as políticas de inclusão.


Xah com Elas retoma feiras presenciais no Shopping do Vale do Aço

O Xah com Elas, tradicional feira colaborativa realizada por mulheres empreendedoras, está de volta. Os primeiros eventos presenciais serão realizados nos dias 3 e 17 de outubro (dois domingos), no Shopping do Vale do Aço, em área próxima ao SAC do mal. Depois de quase dois anos sem ser realizada em função da pandemia, a feira será retomada com número reduzido de expositoras e cumprindo todas as normas sanitárias de prevenção à Covid-19.

Ao todo, 11 marcas farão parte de cada uma das edições do evento. O uso de máscara é obrigatório para expositoras e visitantes. Cada expositor também manterá um recipiente com álcool em gel sobre as mesas. “Para evitar contato manual, solicitamos aos visitantes que façam suas compras utilizando cartões ou pagamentos por PIX”, destaca Letícia.

O Xah com Elas é um evento característico da economia colaborativa, um movimento que busca a consolidar uma nova percepção de mundo. A economia colaborativa representa o entendimento de que, diante de problemas socioambientais que se agravam cada vez mais, a divisão deve necessariamente substituir o acúmulo, seja para reduzir custos, fortalecer marcas e potencializar ganhos coletivos, incluindo os financeiros. Domingo (3), das 11 às 18h – Entrada Gratuita, próximo à área do SAC, no térreo do Shopping do Vale do Aço.


  • A Biblioteca Central de Ideias também será reaberta para receber o público presencialmente na próxima sexta (1/10), seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19. O funcionamento será de terça a sábado, das 10h às 21h. Os visitantes também devem usar máscara e manter o distanciamento. O serviço de Delivery de Livros continua funcionando, gratuitamente, às terças-feiras, com entregas no Vale do Aço. Informações, (31) 3824.3849 e  bibliotecacentraldeideias@usiminas.com.
  • Uma comitiva da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI) foi recebida por diretores e gestores da Unimed Vale do Aço. O grupo conheceu toda a estrutura do Hospital Metropolitano, desde as áreas ligadas diretamente ao beneficiário, como internação, UTI, bloco cirúrgico, as partes ligadas a assistência, como farmácia, laboratório, lavanderia e setores administrativos. A visita foi guiada pelo diretor-presidente da Unimed Vale do Aço, José Maurício Nolasco, pelo diretor de Provimentos de Saúde, Érico Fantini, e pelo diretor administrativo-Financeiro, Cássio Schettino. Os gerentes executivos Gleidson Mendes e Takeshi Nomura, o gerente comercial, Rogério Pedrosa, e o coordenador de Comunicação e Marketing, Guilherme Paviône, também estiveram presentes.
  • Em MG, 68,5% da população já recebeu a primeira dose da vacina contra Covid. Os que já tomaram as duas doses ou a vacina em dose única somam 37,9%.
  • O grupo carioca A Cor do Som, que faz parte da história da música nacional , comemora seus 40 anos de estrada e se reúne para uma única apresentação no Grande Teatro do Palácio das Artes, com sua formação original, neste sábado (2), às 21h. Para o show, o cantor mineiro Flávio Venturini (foto) também irá subir ao palco para cantar cinco músicas com o grupo. No repertório, uma releitura de seus grandes sucessos como “Abri a porta”, de Gilberto Gil e Dominguinhos; “Alto astral”, de Mú Carvalho, Dadi e Evandro Mesquita; e “Swingue menina”, de Mú Carvalho e Morais Moreira; além das novas canções. 
  • O Ministério do Trabalho e Previdência divulgou na tarde desta quarta-feira (29) o resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) para o mês de agosto. Foram cirados 327.265 empregos formais, com carteira assinada, apenas no mês passado. No acumulado do ano já são mais de 2,2 milhões de empregos criados no País.
  • O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Minas Gerais (Iepha-MG), completa nesta quinta-feira (30/9) 50 anos de história. O Instituto celebra a data preparando uma programação ao longo de um ano de celebração, com diversas ações, que envolvem vídeos, encontros, exposições, capacitações, publicações especiais e outras atividades.

COMPARTILHE:

publicidade