avatar carlos souto

Coluna Gerais

Colunista Carlos Souto

avatar carlos souto

Coluna Gerais

Colunista Carlos Souto

27 de Setembro

 27 de Setembro

Moção de Aplausos ao Grupo MAISVIP pelos seus 20 anos de sucesso

Durante reunião Ordinária da Câmara Municipal de Ipatinga, na tarde dessa terça-feira (21), o Vereador Ney Professor apresentou uma Moção de Aplausos ao Grupo MaisVip de Comunicação, considerando a grande história da marca MAISVIP no segmento da comunicação e entretenimento em Ipatinga, atuando desde 2001 em todo o Vale do Aço. São mais de 1.000 eventos entre shows, coquetéis, bailes, micaretas, carnavais, cavalgadas e feiras de negócios, dentre elas, destaque para a Expo Inox, Expo Coop, Expo MAISVIP Decor e Expo MAISVIP Noivas & Festas, fomentando o desenvolvimento econômico e cultural do nosso município. A homenagem foi entregue aos diretores Anelise Goper e Bruno Freire.

E para celebrar esses 20 anos de muito sucesso, nada melhor que uma festa exclusiva e marcante do jeito que só a MAISVIP sabe fazer. Prepare o seu coração para um grande evento agendado para o dia 02 de Outubro na Arena Mill no Cariru em Ipatinga. Será no modo presencial para cerca de mil e quinhentas pessoas em lounges exclusivos e uma festa para milhares na internet via canal da MAISVIP no YouTube e você é o convidado especial!

As atrações para a data especial, foram criteriosamente escolhidas pelos organizadores, com destaque para a exclusividade do show da dupla Relber & Allan,  que rodam o Brasil há anos, mas estão sem fazer shows presenciais no Vale do Aço há quase 3 anos. Também compõe a seleção musical, Boleros, 031 Samba Live, DJ Piu, João Virou Mania, Andrey Ferraz, Gilmarzinho do Forró e PH e Antero. Lounges (31) 99533 0912


Abertas inscrições para o Mutirão ‘Direito a Ter Pai 2021’ da Defensoria Pública de Minas Gerais

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) está com inscrições abertas até o dia 22 de outubro para o Mutirão “Direito a Ter Pai 2021”.

Todo o serviço é gratuito e contempla exames de DNA e reconhecimento espontâneo de paternidade e maternidade. Para participar do mutirão, o solicitante deverá comprovar a ausência do nome do pai ou da mãe na certidão de nascimento.

Os interessados em participar devem encaminhar os documentos para a unidade da DPMG de sua cidade, pelos canais digitais ou presencialmente, conforme disponibilizado por cada unidade. Documentação necessária: Certidão de nascimento daquele que pretende ser reconhecido, sem o nome do pai ou da mãe na certidão de nascimento, Documento pessoal com foto, Comprovante de endereço, Documento pessoal do representante legal, no caso de requerente menor e Nome, número de telefone e endereço do suposto pai. Todo serviço da Defensoria Pública é gratuito. Ipatinga (31) 98491-0873 / (31) 98312-6839 de 8 às 17 horas.


Colunista Francisco Neto é reconhecido Colaborador Benemérito da Polícia Militar

A Polícia Militar de Minas Gerais, outorgou o Diploma de Colaborador Benemérito ao cerimonialista e colunista Social, Francisco Neto, em reconhecimento e agradecimento pela colaboração com a instituição na árdua empreitada de promover o bem estar social.

Essa Comenda foi criada pelo comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais no ano de 1998, para distinguir e agraciar pessoas e entidades que tenham contribuído para o aprimoramento e a eficiência dos trabalhos da Polícia Militar, no cumprimento da missão de preservação da ordem pública.

Coube ao comandante do 14º Batalhão em Ipatinga, Tenente-Coronel Warley Geraldo da Silva a entrega ao agraciado, que estava acompanhado do diretor do jornal Diário do Aço, Valter Antônio Oliveira e pelo presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), Luís Henrique Alves.

A solenidade foi realizada sem ampla divulgação em razão da pandemia do Coronavirus.


Shopping Vale do Aço celebra 23 anos com mais de 24 novas lojas no mix

Nesta sexta-feira (24), o Shopping Vale do Aço completa 23 anos de história. O primeiro shopping center da região e o maior do Leste de Minas Gerais, teve um crescimento considerável que impressiona os clientes e investidores. A primeira foi em 2001 – 2002 que ampliou o espaço e inaugurou o Centro Cultural Usiminas, a segunda expansão em 2005 que atraiu mais lojas âncoras para o espaço e a terceira de 2013 a 2015 que ampliou e modernizou massivamente as instalações e totalizou 200 milhões de reais em investimento. O projeto foi concluído com uma área construída de 94.760 m² e área bruta locável de 35.000 m², com escadas rolantes e grandes salas de cinema.

O shopping gera em torno de 3 (três) mil empregos (entre diretos e indiretos), sua área de influência comercial engloba 138 municípios (5,7% do PIB do estado) e é considerado o maior shopping do leste de Minas. Dados que consagram o Mall como marco na diversificação da atividade econômica, comercial e cultural da região. Embora tenha sido impactado pelos desafios da pandemia, o Shopping inaugurou mais de 24 operações nos últimos 12 meses, e vem somando com novas operações a cada mês. A movimentação de clientes está a todo vapor, tendo em vista que o shopping recebe, mensalmente, mais de 650 mil pessoas.

“Tudo no Shopping Vale do Aço é pensado, planejado e posto em prática pensando em nossos clientes. Nós vislumbramos um mix de lojas cada vez mais completo, então, o cliente vem para cá e resolve toda a vida. Ele consegue alugar carro, pagar as contas, fazer uma boa refeição, tem entretenimento, tem cultura. Quem vier ao shopping, vai encontrá-lo cada vez mais completo!”, afirma o gerente geral, Rafael Martinez.


Programa Antitabagismo para Servidores Municipais de Timóteo será lançado em outubro

O hábito de fumar causa inúmeros malefícios à saúde, por isso quando mais cedo a pessoa parar de fumar, menor o risco de adoecer. O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde como a principal causa evitável de morte. Pensando na qualidade de vida dos servidores municipais, a Prefeitura de Timóteo, por meio da Gerência Laboral da Secretaria de Administração e Gestão em parceria com a Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida, está desenvolvendo o Programa Antitabagismo para Servidores Municipais.

O projeto será realizado na Unidade Básica de Saúde do Quitandinha  e terá duração de seis meses. Os servidores municipais serão atendidos por uma equipe multidisciplinar, envolvendo profissionais da saúde e da Gerência Laboral como enfermeiro, psicólogo, médico, nutricionista e educadora física. As atividades serão iniciadas no dia 9 de novembro e prosseguirão até o dia 5 de abril de 2022, com encontros semanais na primeira fase, passando, posteriormente, para quinzenais e, na última fase, mensais.

O programa que será lançado no próximo mês, com inscrições no período de 18 a 27 de outubro, prevê a implantação de ações para o cuidado da pessoa tabagista, que incluem a avaliação clínica, abordagem terapêutica e disponibilidade de terapia medicamentosa.

Entre os prejuízos causados à saúde pelo hábito de fumar, estão a incidência do câncer de pulmão e vários outros cânceres, além de enfisema, infarto do miocárdio, bronquite crônica, sinusite, derrame cerebral e envelhecimento prematuro da pele, que são também causados ou agravados pelo tabagismo


Minas já está em estado de alerta com a crise hídrica

A crise hídrica deixa Minas Gerais em estado de alerta. Dessa vez, a atenção volta-se para a distribuição de água no Estado. A região Leste de Minas já está com restrição de uso de água para o agronegócio e indústria e Paracatu, no Noroeste do Estado, decretou Estado de Calamidade.

Segundo o diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marcelo da Fonseca, nas demais regiões do Estado, existem áreas em situação de alerta ou que se enquadram em áreas de situação de conflito.

“Nesses locais, os próprios produtores fazem o monitoramento dos reservatórios e junto com o Igam acabam interrompendo o uso da água no local para que não falte para o consumo humano e nem para os animais”, explica. Na região Nordeste, que está também está em estado de alerta, e em Paracatu houve a suspensão do uso da irrigação.

“Não houve por parte do governo federal um planejamento para a armazenagem de água para a energia elétrica, e agora está deixando regiões como Norte e Vale do Jequitinhonha em situação de calamidade. Essas regiões do Estado são historicamente conhecidas por escassez de água, mas poderiam ter sido evitadas”, reforça.

Se as chuvas não vierem ou não forem tão favoráveis, aí pode-se pensar não somente em restrições de uso de água para o agronegócio e indústria, mas também na siderurgia”, detalha.


“Marcas de Um Ser” será lançado no dia 8 de outubro em encontro cultural

“Marcas de Um Ser” é o livro de estreia no cenário literário da poetisa timotense RosaCarmim,  que terá lançamento no clube da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo, no bairro Olaria, no dia 8 de outubro, às 20h. O evento, que contará com programação cultural, tem o apoio da Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. A obra é composta por 58 poemas que trazem as vivências da autora ao longo do seu caminhar na área literária e na vida pessoal. O livro foi editado pela editora CBJE (Câmara Brasileira de Jovens Escritores-RJ).

Batizada Creusa Rosa Soares do Carmo Souza e formada em Magistério, RosaCarmim divide seu tempo entre as atribuições do lar e  da escrita. “Marcas de Um Ser é a minha primeira publicação literária, inspirada por sentimentos e percepções que deixaram marcas em minha trajetória de vida”, expõe a escritora que reside há 59 anos em Timóteo.  A autora participou de duas coletâneas literárias (2009 e 2013) publicadas pela APEMT.

O lançamento do livro se tornará um grande encontro cultural, com a participação de vários artistas de Timóteo e região. Estão confirmadas a apresentação do Stúdio Fernanda Cabral com apresentação de Dança do Ventre; da professora Débora Santiago com Dança Cigana, do músico Fred; de escritores mirins;  escritores da APEMT; contador de causos; e perfomance da Tia Cléria, responsável por projeto de leitura nas praças. A Kakau Artes e seus fantoches serão os mestres de cerimônia do evento.


Municípios exigem compensações

Uma comitiva de prefeitos, liderada pelo presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Aço (CIMVA), Ailton Silveira, o “Ailtinho”, se reuniu com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco.

O encontro, intermediado pelo ex-prefeito de Periquito, Geraldo Godoy, foi nesta terça-feira (21), em Brasília (DF), com presença de representantes de cerca de 30 municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana.

Os municípios mineiros e capixabas terão um representante junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para acompanhar o processo de indenização e querem, ainda, que a justiça federal seja implantada em todas as cidades afetadas.

Como compensação, pedem que, na duplicação da BR 381, haja pedágio menor ou isenção por 15 anos. “Estaremos juntos para fortalecer este pleito dos municípios”, assegurou Rodrigo Pacheco.


Vem aí o 4º Encontro dos Amigos Bons de Bola de Timóteo

Será realizado no dia 10 de outubro, o 4º Encontro dos Amigos Bons de Bola de Timóteo. O encontro especial para ex-atletas do futebol amador de Timóteo, esposas, filhos e netos, virou uma tradição anual. Os veteranos que escreveram uma boa história do charmoso futebol amador do município, hoje espalhados por todo Brasil, se reúnem para uma grande festa e resenha legal da melhor qualidade. No ano passado, o evento não aconteceu devido ao agravamento da pandemia do novo coronavirus.

A previsão é de que o evento previsto para o sítio do Gentil Lima, na localidade denominada de Campinho, no município de Jaguaraçu, inicie por voltas das 9h, se estendendo o dia inteiro com aquela prosa, matando saudade dos amigos de infância.

A ideia segundo os organizadores, sempre foi a de reunir o maior número possível de atletas que estiveram juntos em uma trajetória de ouro do futebol “Dente de Leite, Infantil e Juvenil” dos anos 70 e 80.


Café com Prosa resgata histórias dos moradores em Ipaba

A Prefeitura de Ipaba, realizou no último dia 17, o 1º Café com Prosa, que contou com a participação de alguns dos antigos moradores da Orla da Lagoa Central os quais puderam compartilhar um pouco de suas histórias e experiência vivenciadas no local. O projeto visa a valorização e resgate da história da cidade, a partir da troca de experiências com os próprios moradores. A primeira edição foi realizada na Orla da Lagoa Central e as próximas serão em outros pontos estratégicos e históricos da cidade.


  • 20 Anos da MAISVIP. Postos de vendas presenciais: Timóteo e Fabriciano,  @cosmake_ , Shopping Vale do Aço, no segundo piso na loja da MAISVIP e no primeiro piso na @kingvestoficial. No Cariru em Ipatinga você encontra em nosso escritório da Avenida Itália 33. Mas se preferir comprar online é só acessar INGRESSONACIONAL.COM.BR , Lounges (31) 99533 0912
  • Nesta quarta-feira (22), a Polícia Civil de Minas Gerais iniciou no 12º Departamento de Polícia em Ipatinga a implantação, via PCnet, do sistema de gravação de oitivas (fase de testes). O projeto piloto foi desenvolvido pela Superintendência de Informação e Inteligência Policial com a autorização do chefe da Polícia Civil, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva. Este é o resultado do empenho do chefe do 12º Departamento, delegado-geral, Gilmaro Alves Ferreira. A ferramenta está sendo implantada, simultaneamente em quatro sedes de delegacias regionais: Caratinga, Manhuaçu, Ipatinga e Ponte Nova, que passarão a contar com este importante recurso. Na sede do departamento de Ipatinga, a primeira oitiva já foi realizada.
  • A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) celebrou, no dia 21 de setembro, um acordo com a Amazon, uma das maiores empresas de e-commerce e tecnologia do mundo. A parceria tem o intuito de facilitar a exportação de produtos das indústrias mineiras diretamente para os consumidores dos Estados Unidos, utilizando para isso, o programa Global Selling, da Amazon.
  • O Senado aprovou, por votação simbólica, o projeto que cria o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) com sede em Belo Horizonte e atuação exclusiva em Minas Gerais. Tribunal de segunda instância será criado em 2022 e segundo o relator, senador Antônio Anastasia, não deve gerar novas despesas aos cofres públicos. Agora, o texto vai à sanção do presidente Jair Bolsonaro. 
  • As obras da fábrica de cervejas da Heineken, em Pedro Leopoldo, na região metropolitana de Belo Horizonte, foram paralisadas por recomendação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente. A instalação da fábrica, segundo avaliação do instituto, poderia causar danos ao sítio arqueológico onde foi localizado o crânio de Luzia, fóssil humano mais antigo encontrado nas Américas.

Publicações relacionadas

X