Search
Close this search box.

10 de Setembro

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Vale do Aço de verde e amarelo para atos a favor do governo Bolsonaro

No Vale do Aço, o Dia da Independência foi marcado por diversos atos a favor do governo Bolsonaro. Várias ações foram realizadas como buzinaço, carretata, motociata, biciata, cavalgada, trio elétrico, nas cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Naque, Ipaba, Periquito, Belo Oriente e Santana do Paraíso.

Em cada uma dessas cidades houve um itinerário de carreatas e motociatas. Na concentração, uma grande multidão manifestava com gritos e palavras de ordem contra as prisões provocadas pelo STF, anulação das penas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), favor do voto impresso auditável. Os manifestantes se reuniram no bairro Horto, em Ipatinga com participação de apoiadores e caminhoneiros que estacionaram ao longo da rodovia.

A programação constou de hasteamento da Bandeira do Brasil ao som do Hino Nacional, minuto de silêncio pelas vítimas da Covid 19, pronunciamentos de lideranças, veículos e animais caracterizados, exibição de cartazes pedindo voto impresso e concurso para o Supremo Tribunal Federal, pessoas vestidas nas cores da Bandeiras do Brasil, louvores, música ao vivo e arrecadação de alimentos e água. Apesar da grande movimentação, a manifestação foi pacífica sem nenhum registro de transtornos ou incidentes.


Se Toque completa 19 anos na causa contra o câncer

A dinâmica Gioconda Pascoal, presidente do Se Toque (Grupo de Apoio e Prevenção do Câncer), juntamente com toda equipe, pacientes e colaboradores, comemora neste 12 de setembro, os 19 anos de existência do grupo. Funcionando no bairro Ferroviários em Ipatinga, a entidade sem fins lucrativos, visa a prevenção do Câncer desde sua fundação em setembro de 2002. O grupo presta assistência gratuita às pessoas acometidas pela doença, apoiando também os seus familiares. Com ideais cada vez mais elevados, o grupo se estruturou, cresceu e atraiu muitos colaboradores, parceiros e voluntários.

Hoje sua maior causa é a Casa de Apoio Se Toque, um lugar digno e acolhedor, que abriga com o máximo de conforto possível as pessoas em tratamento contra o câncer. Atualmente a Casa de Apoio hospeda até 48 pessoas e fornece aproximadamente 200 refeições diárias para pacientes e acompanhantes em tratamento na Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha. Durante o período de pandemia as atividades na casa estão com restrições. A Casa de Apoio – Se Toque, precisa da colaboração de toda a sociedade para continuar acolhendo pacientes oncológicos. Seja solidário. Ligue (31) 3824 – 6005. Participe você também deste grandioso projeto!


Hasteamento das Bandeiras marca Inauguração de Mastro Municipal

O respeito aos valores fundamentais para uma vida em sociedade e o amor à pátria foram celebrados na cerimônia de Hasteamento das Bandeiras, na manhã desta quarta-feira (08/09), em frente à Prefeitura de Santana do Paraíso, em alusão ao 7 de Setembro. O evento também marcou a inauguração do Mastro Municipal. Jovens da banda de música do projeto social Cais (Casa de Artes e Inclusão Social) abrilhantaram a cerimônia. O evento começou com um minuto de silêncio, em memória da servidora municipal Acélia Aparecida Lopes, que trabalhava no CRAS do bairro Ipaba do Paraíso e faleceu na noite dessa terça.

O prefeito Bruno Morato, o vice Oliveirinha e o capitão Hoberdan Inácio da Silva, do Corpo de Bombeiros Militar, hastearam as bandeiras do Brasil, do Município e de Minas Gerais, respectivamente. O policial civil Kleber Nepomuceno representou a delegada Talita Martins. Os vereadores Alexandre Coutinho e Neném Fuscão representaram o Legislativo de Santana do Paraíso e o pastor Adilson de Souza as demais lideranças religiosas do município. O procurador-geral do município, Felipe Andrade, também compôs a Mesa de Honra.

O pequeno Khristopher Reimer, de 6 anos, encantou os representes. Ele compôs a Mesa de Honra, usando, simbolicamente, uniforme de policial civil. Khristopher representou as crianças de Santana do Paraíso e o futuro do Brasil.


Atletas do AEC participarão do 66º Campeonato Brasileiro Master de Natação

Nadadores do Acesita Esporte Clube (AEC)/Tia Baixinha, se destacam no cenário nacional. Três nadadores participarão do 66º Campeonato Brasileiro Master de Natação, que acontecerá no período do dia 07 a 10 de outubro, no SESI Clube de Natal, Rio Grande do Norte e contam com o apoio incondicional do AEC. Os nadadores que representarão o AEC/ Tia Baixinha, são: Isabela Cunha Alcântara, Luiz Duarte Lage e Rosilene Costa Vallone. Os atletas estarão competindo em estilos diferentes, sendo, Isabela nascida em 80 e está inscrita nas provas de 50, 100 e 200m livres e 50, 100 e 200m,  costas,  Luiz nascido em 49 e está inscrito nas provas de 50, 100 e 200m peito masculino e Rosilene que nasceu em 63 e está inscrita para a prova de 50m livre.


Ipatinga lança oficialmente atividades do Setembro Amarelo

O prefeito Gustavo Nunes abriu oficialmente, nesta quinta-feira (9), no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins, a campanha “Setembro Amarelo – Você Não Está Só”. Com foco na valorização da vida, a programação é realizada pela Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Atenção Especializada (DAES), estando previstas diversas ações ao longo do mês.

Além do chefe do Executivo, a abertura contou com a presença de secretários Municipais, servidores de outras secretarias e representantes do Legislativo, que ouviram a palestra “Acolhimento: a porta aberta para a construção de uma saída”, com a psicóloga Fabiana Cristina de Souza Alvim, pós-graduada em psicanálise Aplicada à Saúde Mental.

Considerando a relevância do tema, o Seção de Saúde Mental organizou o seminário com a finalidade de abrir espaço para a discussão e alertar sobre os riscos do problema, que atinge muitas pessoas em todas as partes do mundo.

Durante a palestra, a psicóloga Fabiana Cristina de Souza Alvim explicou que o principal objetivo da campanha ‘Setembro Amarelo’ é a conscientização sobre a valorização da vida. Porém, a psicóloga destaca que é preciso chamar a atenção para o tema durante todos os meses do ano, no intuito de alertar a população a respeito da grande incidência do problema. A campanha terá apoio do CLIPS (Clínica Psicossocial), rua Joaquim Nabuco, 370, Cidade Nobre; CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial e Infanto-Juvenil), rua Campinas, 105, Veneza; CVV (Centro Valorização à Vida) Ipatinga, Telefone: 188 e Unidades Básicas de Saúde (UBS)


Ajudôu oferece aulas gratuitas para 100 jovens de Raul Soares

Transformar a realidade de crianças e adolescentes, de Raul Soares, por meio do esporte é um dos atuais objetivos da ONG Ajudôu. Com o projeto social Ajudôu nas Escolas marcado para iniciar as atividades em setembro, 100 crianças raul-soarenses passam a ter aulas gratuitas de voleibol (50 vagas) e handebol (50 vagas) no contraturno escolar.

O Ajudôu é uma Organização não Governamental, reconhecida pela utilidade pública nas esferas municipal e estadual. Foi fundado em 1995, em Timóteo-MG, e já atendeu mais de 30 mil crianças e adolescentes com aulas de judô e outros esportes gratuitamente. Atualmente, o Ajudôu está chegando em mais de 40 cidades em 4 estados brasileiros. Júlio César Lana Jaques é fundador e diretor Executivo do Ajudôu

As aulas vão ocorrer no Ginásio Poliesportivo Leopoldo Bessone, no Centro da cidade, terão início em setembro e serão realizadas duas vezes por semana, sempre no contra turno escolar dos estudantes, contendo 1h de duração.

O projeto tem o patrocínio da Elera, incentivada pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte e apoio da Prefeitura Municipal de Raul Soares.  As inscrições estão abertas para 100 crianças e adolescentes (masculino e feminino), entre 7 a 17 anos, praticarem aulas de voleibol e handebol durante 1 ano.

Para realizar os atendimentos, sem colocar as crianças e professores em risco, foi desenvolvido o protocolo para retomada das atividades esportivas do Ajudôu no contexto da Covid 19.


Sowitec investirá R$ 5,2 bi em energia limpa em MG

Minas Gerais segue recebendo importantes e vultosos investimentos em energia limpa. Dessa vez, a empresa alemã Sowitec anunciou aportes de R$ 5,2 bilhões para a implantação de três grandes projetos em municípios do Norte de Minas: dois exclusivamente de fonte solar fotovoltaica (Presidente JK e Minas do Sol) e um de fonte híbrida (Gameleiras), convergindo tanto para a geração solar fotovoltaica quanto para a eólica – uma das novas apostas do governo do Estado, ao lado do hidrogênio verde.

A implantação total dos projetos é estimada para ocorrer entre dois a quatro anos, com início previsto a partir de 2023. A primeira etapa dos projetos deve entrar em operação no final de 2024 e a estimativa é que todas as fases estejam finalizadas até 2027. A previsão é que sejam gerados 400 empregos no período de implantação.

Apenas o projeto híbrido, batizado de Complexo de Geração de Energias Gameleiras, será instalado nos municípios de Monte Azul, Espinosa, Santo Antônio do Retiro, Rio Pardo de Minas e Mato Verde e está em processo de regularização das propriedades e obtenção de licença ambiental para a futura construção.

Já os projetos solares Minas do Sol, em Pirapora, e Presidente JK, no município de mesmo nome, estão em estágio avançado de desenvolvimento, com todas as propriedades regularizadas, medição solarimétrica de acordo com os parâmetros dos órgãos competentes e licença ambiental de implantação emitida. O primeiro terá potencial para atender, em média, 250 residências por ano e o segundo, 350.


Com estrutura civil pronta, obra do Teatro Atiaia caminha para reta final

Depois de mais de um ano de obras, na quinta-feira (2), a prefeitura de Governador Valadares juntamente com a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, abriu as portas do Teatro Atiaia para mostrar a finalização da obra civil. Agora, o próximo passo além do acabamento, como cortinas, cadeiras, piso do palco, iluminação e outros detalhes, é a estruturação da parte acústica do prédio.

O teatro antigo tinha aproximadamente 40 anos e nada de acessibilidade, só o elevador do prédio que era pouco usado. Agora, além do elevador de acesso aos 3 andares, rampas de acesso e banheiros com acessibilidade foram feitos para receber o público. Foram investidos mais de 2 milhões na obra do teatro e, caso falte verba, a prefeitura de Valadares ajudará com o que puder. Agora, falta o acabamento e ainda estruturar a parte acústica do prédio, que envolve paredes e piso. A expectativa é que a obra seja entregue até o segundo semestre de 2022, mas esse avanço da obra depende da captação de recurso.

De acordo com o presidente da Cia de Teatro Katarriso e gestor da obra, Luiz Mauro, a finalização está dependendo de uma readequação dos valores no orçamento que foi feito em 2018, mas que foi aprovado só em 2020. Com a pandemia, muitos produtos tiveram aumento considerável no preço. Além disso, houve um corte de R$ 500 mil do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Uma nova projeção foi feita para o término das obras, que seria em dezembro deste ano, desde que outras empresas abracem o projeto de reforma.


CASACOR começa no próximo dia 14 no Palácio Mangabeiras

Todas as energias estão concentradas neste momento na finalização das obras para a abertura para o público, da 26ª edição da CASACOR Minas, considerado o maior evento do setor de arquitetura, design de interiores e paisagismo no estado, de 14 de setembro à 17 de outubro, no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte.

A seleção de profissionais deste ano inclui um vasto time formado por veteranos, além de jovens talentos da arquitetura, do design e também do paisagismo. Serão ao todo 47 ambientes, concebidos por 71 profissionais. O tema central desta edição é “A Casa Original”. A temática provoca uma série de reflexões, sobretudo pelo evidente desejo de retorno às origens, buscando na ancestralidade e na simplicidade o equilíbrio necessário entre o passado e o futuro. A inspiração para o conceito surgiu antes mesmo da pandemia, que trouxe como principal consequência, a ressignificação da nossa relação com a casa, inaugurando uma série de novas reflexões sobre o morar contemporâneo.

Para esta edição a CASACOR Minas, em parceria com a Codemge e a equipe da Novus 3D, desenvolveram um passeio virtual pelo Palácio das Mangabeiras mostrando como ele era na época de sua inauguração, em 1955. A visita foi desenvolvida a partir de um extenso levantamento histórico, resgatando imagens e dados do projeto original e será disponibilizada em breve aos visitantes.

As visitas deverão ser agendadas, visando controle de acesso do público. Informações: casacor.abril.com.br


Estátua do Menino Maluquinho é isolada em Caratinga

Tradicional ponto turístico de Caratinga (MG), a praça onde está o monumento do Menino Maluquinho foi isolada nesta quarta-feira (8). Segundo a Prefeitura, uma pessoa percebeu que a cabeça da estátua estava inclinada e acionou o departamento de turismo do município.

De acordo com a Defesa Civil, existe queda de risco da cabeça do monumento e, por motivo de segurança, o órgão isolou a praça. Uma equipe da empresa que construiu a estátua deverá vir a Caratinga para avaliar a estrutura e iniciar as obras de restauração.

A estátua está localizada às margens da BR-116 e constantemente recebe turistas para tirar fotos. Ela foi inaugurada em 2003, em homenagem ao escritor e cartunista caratinguense Ziraldo Alves Moreira Pinto, criador do personagem Menino Maluquinho.

Com a base, o monumento possui 10 metros de altura. Ele foi construído em resina de fibra revestido com massa sintética enrijecedora com base de concreto armado, pintado com tinta automotiva e protegido em verniz vitrificado.

O artista que elaborou o monumento foi João Rosendo Alvim Soares, de Manhumirim, que realiza trabalhos em escolas de samba do Rio de Janeiro.


  • A Biblioteca Pública Municipal Raquel Pacífico Drumond, comunica o cancelamento do lançamento da obra “A Orquestra das Almas” em Timóteo, previsto para ocorrer no próximo sábado. O evento, que contaria com sessão de autógrafo do autor Magela de Faria, foi suspenso em função da comercialização de todos exemplares.  O autor aguarda a próxima remessa de livros para organizar a divulgação da obra na região.
  • Padre Evaldo recebe convidados especiais neste dia 10 para o 1º Chá + Fé da Rádio Educadora, as 17 horas no Panorama Hall em Coronel Fabriciano. Será uma tarde de espiritualidade, boa música e aquela deliciosa mesa de guloseimas.
  • Destino de dois terços de toda a exportação mineira de carne bovina de 2021, a China cancelou a compra do produto do Brasil após a confirmação de casos de vaca louca no país. As compras chinesas cresceram 18% de janeiro a agosto em Minas Gerais, na comparação com o mesmo período de 2020, para US$ 390,5 milhões (R$ 2.061 bilhões).
  • Minas teve o mês de agosto com o maior número de incêndios nos últimos 10 anos. Foram registrados 1941 focos no mês, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os números tendem a continuar elevados até outubro, quando começa o período chuvoso.
  • A UFMG é a melhor universidade federal do país segundo ranking internacional. O levantamento mundial é feito pela Times Higher Education (THE) e considera fatores como ensino, pesquisa, internacionalização e contribuição com a indústria.
  • A exposição “A Cozinha de Minas reluz como ouro” pode ser visitada, gratuitamente, até o dia 30 de setembro na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, na Praça da Liberdade em BH. O acervo tem livros e folhetos que apresentam a cozinha mineira, suas receitas, personalidades e os roteiros gastronômicos pelo estado.
  • Queijo medalhista internacional movimenta cidadezinha mineira de Alagoa, região da Serra da Mantiqueira, onde os 112 queijeiros produzem 3,5 toneladas diárias do queijo inspirado no parmesão. Essa história começou há mais de 100 anos, quando o imigrante italiano Paschoal Poppa inventou de transformar em queijo o leite farto produzido na região.
  • Após uma pausa em 2020, em função da pandemia da Covid-19, o projeto “Mano a Mano”, realizado pelo Instituto Mano Down, está de volta aos palcos do Teatro Sesiminas, com apresentação marcada a sexta-feira (10), às 20h30. Dessa vez, o show reunirá o cantor e compositor mineiro Paulinho Pedra Azul, o músico Dudu do Cavaco, o coral Voz Ativa e a Orquestra Musicoop. No repertório, clássicos da canção brasileira e joias raras dos Beatles. A iniciativa visa arrecadar recursos para manutenção e ampliação das ações

COMPARTILHE:

publicidade