avatar carlos souto

Coluna Gerais

Colunista Carlos Souto

avatar carlos souto

Coluna Gerais

Colunista Carlos Souto

27 de Agosto

 27 de Agosto

Governo prepara kits da Defesa Civil para entregar as cidades mineiras

O Governo de Minas Gerais vai entregar equipamentos para a estruturação de 18 Regionais de Defesa Civil e de 479 Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil. A previsão é que o repasse ocorra até outubro. Os 497 kits são compostos por: uma caminhonete 4×4, um notebook, cinco coletes reflexivos e uma trena digital. O objetivo é estruturar os municípios e garantir melhor atendimento em situações de emergência, como inundações e outras situações adversas.

A estruturação das coordenadorias municipais de proteção e Defesa Civil em cada cidade de Minas representa a integração dos esforços entre diversos atores públicos na solução dos problemas, com a finalidade de garantir melhor atendimento ao povo mineiro.

A compra dos veículos e dos demais produtos está sendo feita com recursos provenientes de Termo de Compromisso específico (TAC Defesa Civil), celebrado em novembro de 2020 e incorporado pelo Termo de Medidas para Reparação Integral dos danos causados pelo rompimento das barragens na Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, em janeiro de 2019.

O coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Osvaldo Marques, comemora a chegada de parte do material que será destinado aos municípios e regionais de defesa civil mineiras: 200 caminhonetes, notebooks e trenas digitais.


Encontro Feijoada Beneficente Empresarial se repete em Timóteo

A Revista Empresarial estará reunindo amigos, parceiros e convidados especiais no próximo sábado (28), a partir das 12h30, para a VI Feijoada Beneficente Empresarial, num movimento contínuo de desenvolvimento de ações sociais.

O evento se tornou um marco na região e conta com o apoio de empresas parceiras que também abraçaram a causa, uma vez que é selecionada pela direção da revista uma instituição para receber os lucros.

Edeoberto de Carvalho, editor da Revista Empresarial comemora a abrangência que o evento vem tomando desde a primeira edição.

A VI Feijoada Beneficente Empresarial será realizada na Vila RKG, um local rústico de beleza marcante e muito aconchegante, na cidade de Timóteo. Brindes serão sorteados, cedidos pelos patrocinadores, haverá apresentações culturais com muita música e dança, além de um buffet maravilhoso. Todas as medidas preventivas contra o Covid 19, impostas pela legislação municipal, serão cumpridas. Informações (31) 98751 – 2919.


Instituto esportivo Lucimar Moura recebe declaração de utilidade pública

A Câmara de Ipatinga aprovou por votação unânime, em reunião ordinária, na sexta-feira (20), a proposta que declara de utilidade pública o Instituto Esportivo e Educacional Lucimar Moura, uma associação municipal sem fins lucrativos. Trata-se do Projeto de Lei nº 139/21, Lucimar teve uma carreira de grande destaque no atletismo. O ápice foi a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Ganhou também a medalha de prata nos 200 m nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg-1999, no Canadá. Foi ainda recordista sul-americana dos 100 m e dos 200 m. As marcas foram obtidas antes do Pan, na disputa do Campeonato Sul-Americano de Bogotá, na Colômbia.

Nascida na cidade de Timóteo, Lucimar vive em Ipatinga desde sua aposentadoria do esporte profissional, em 2014. Em 2018, a ex-atleta decidiu abrir um projeto social voltado para crianças e adolescentes, no distrito do Barra Alegre, na quadra da Escola Estadual Dona Caetana América Menezes, onde conduz os trabalhos com mais de 20 alunos. O objetivo, segundo ela, é oportunizar crescimento humano e social por meio da prática do atletismo.


Hospital Veterinário Popular é inaugurado em Ipatinga

Foi inaugurado no último sábado (21), no bairro Canaã em Ipatinga, o primeiro hospital veterinário particular para pequenos animais do Vale do Aço e também o primeiro popular do Leste de Minas Gerais. Com funcionamento 24 horas, o hospital oferece consultas, internação, exames laboratoriais, raio X, cirurgias, limpeza de tártaro, ultrassonografia, eletrocardiograma. São oferecidos serviços como a medicina veterinária com estrutura e bem estar animal de forma acessível e econômica.


Secretário Albson é Cidadão Honorário ipatinguense

Por unanimidade, a Câmara de Ipatinga concedeu ao secretário Executivo do Cimva, Albson Alvarenga, o título de Cidadão Honorário, em sessão plenária na sexta-feira (20).

A indicação do vereador Tunico reconheceu o trabalho de gestão do programa Mobiliza pelos Caminhos do Vale, idealizado pela Usiminas.

A ação beneficia, além de Ipatinga, outras 74 cidades dos vales do Aço, Rio Doce, Mucuri, Jequitinhonha e Leste Mineiro. “Este reconhecimento nos estimula a dar continuidade ao trabalho” comentou o secretário.

O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Aço (CIMVA) é uma entidade que busca sistematicamente o desenvolvimento dos municípios, através de ações compartilhadas que atenuem as dificuldades econômicas pelas quais passam as administrações públicas.


Protvaço e Corpo de Bombeiros firmam parceria

O 7º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, sediado em Timóteo e a empresa Protvaço selaram um acordo para desenvolver um projeto inovador para a segurança pública. A empresa recebeu o tenente Mafra, comandante do 7º Pelotão e o sargento Lassif, para o detalhamento das ações.

Pela parceria a empresa irá ceder veículos indenizados provenientes de incêndio ou colisão de grande monta  que serão utilizados para treinamento de técnicas de combate à incêndio e para simulação de corte de carcaça afim de resgatar vítimas de acidentes de forma segura. A iniciativa dará condições para que o Centro de Treinamento em Timóteo se torne referência em todo o Brasil, além de colaborar para que a  instituição promova um trabalho de conscientização da comunidade e treinamento de seus militares.

O diretor da Protvaço, Bruno Viana, garantiu colaborar ativamente com os treinamentos dos bombeiros que irão salvar vidas. A empresa disponibilizará toda a estrutura logística necessária como os caminhões guincho para transporte das carcaças atendendo as demandas para os exercícios. Esta é mais uma das importantes conquistas em XX anos para o mercado de proteção veicular do Vale do Aço.


Prefeitura de Fabriciano inaugura CMEI na região do Caladinho

As mães e crianças da região do Caladinho já contam com o novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dom Lélis Lara. A nova creche atende crianças de 0 a 3 anos e foi construída pela administração municipal, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE), com contrapartida da Prefeitura. Ao todo, são ofertadas 70 vagas. As aulas iniciam já na próxima segunda-feira, 30/8.

A unidade educacional está situada na rua Sete, 145, no bairro Caladinho do Meio e atenderá crianças de todo o entorno. São 560 metros quadrados (m²) de área construída em um terreno com mais de 2 mil metros quadrados. O CMEI possui quatro salas, cozinha, refeitório, playground e amplo espaço para brincadeiras além dos setores de administração e serviços.

O CMEI foi entregue pela gestão Novos Tempos à população nesta terça-feira, 24/8. A obra foi iniciada em 2014, mas acabou interrompida ainda na terraplenagem. Após três anos, em 2017, o primeiro ano da administração atual deu novo rumo ao projeto, resgatando o recurso junto ao FNDE, por meio do Programa Pró-infância. Com novos projeto e licitação, a obra saiu do papel sendo concluída no ano passado. Agora, com a retomada das aulas presenciais também para o maternal, o CMEI entra em funcionamento.


Especialista da FSFX alerta para os riscos do consumo de cigarro e aumento do tabagismo na pandemia.  

O consumo do tabaco está entre os principais fatores de risco para inúmeras doenças e o principal potencializador de enfermidades.  Considerada uma droga lícita, o tabagismo é hoje uma questão de saúde pública e ainda é a principal causa de morte evitável em todo o planeta. De acordo com a OMS, o tabagismo mata mais de 8 milhões de pessoas por ano no mundo. No Brasil, esse número chega a mais de 200 mil pessoas. Neste próximo domingo, dia 29 de agosto, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. “Neste ano a data assume proporções ainda mais relevantes. O isolamento social fez muita gente aumentar o consumo diário de cigarros. O que torna a situação dos tabagistas ainda mais preocupante”, explica o pneumologista da Fundação São Francisco Xavier, Roberto Tagliaferro, que atua no Hospital de Cubatão.

Segundo um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em que foram ouvidas 45 mil pessoas, do total de entrevistados 12% eram consumidores de tabaco e 34% passaram a consumir mais cigarros por dia em isolamento social. O estudo também considera que esse aumento do tabagismo está associado à piora da qualidade do sono, ao isolamento dos familiares, à ansiedade e à depressão.

O médico explica que o cigarro age como uma droga e vai sendo prejudicial ao longo da vida do tabagista. Com mais de 4700 substâncias tóxicas, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, heroína, álcool, mas com uma grande diferença: chega ao cérebro em apenas 7 a 19 segundos. Quando inalado, o monóxido de carbono atinge os pulmões e dali segue para o sangue, reduzindo a capacidade de carregar oxigênio.

Além de ser responsável por mais de 90% dos casos de câncer de pulmão, o cigarro também está associado a cerca de 30% de outros tipos de câncer, entre eles de boca, faringe, laringe, esôfago, além de listar entre os principais fatores de risco para doenças coronarianas e vasculares. “Temos cerca de 50 doenças associadas ao tabagismo. Por isso é tão importante deixar o vício para ter uma vida saudável. Abandonar o cigarro não é tarefa fácil. Na maioria dos casos, é preciso o acompanhamento de profissionais e o apoio da família e de amigos. Mas é um esforço que vale a pena. Nunca é tarde para se autocuidar e prevenir de doenças. Quem larga o cigarro, não está fazendo bem só a si mesmo, mas a todos que estão em volta”, ressalta o especialista.


Convênio com a Caixa vai garantir a revitalização e pavimentação de ruas em Timóteo

O Município de Timóteo recebeu mais uma excelente notícia no fim a tarde desta quarta-feira (25) por meio da assinatura de um convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) para a revitalização e pavimentação de vias púbicas no perímetro urbano da cidade.

O contrato de repasse da Caixa, no valor de R$ 1 milhão, foi assinado pelo prefeito Douglas Willkys e pelo gerente geral da CEF em Governador Valadares, Cleber Roberval Oliveira, que estava acompanhado de José Severino Ribas. Também participaram do ato de assinatura o vice-prefeito José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa; as servidoras da Secretaria Municipal de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, Alessandra Duarte e Daniela Oliveira; e o vereador Thiago Torres que conseguiu o recurso junto ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, através da intermediação do diretor da Presidência daquela Casa, Alexandre Silveira.

A partir de agora, o Município está encarregado de providenciar os projetos técnicos para serem aprovados pela Caixa. Após a liberação, o Município inicia os trâmites para fazer a licitação que contratará a empresa para fazer os serviços que, depois de homologados pela instituição bancária, serão enviadas para o Ministério do Desenvolvimento Regional liberar os recursos. Os passos seguintes são a assinaturas das ordens de serviços e execução das obras.


Trem elétrico para a Basílica em Caeté

Para evitar o trânsito de veículos até o alto do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, a Arquidiocese de Belo Horizonte inovou em inaugurar um trem elétrico, que guiará os fiéis da antiga praça da Cavalhada (hoje Estação da Piedade) até o alto da Basílica da Padroeira de Minas. A locomotiva já deve começar a funcionar nas próximas semanas. A decisão de suspender a subida de veículos até o alto da montanha tem o intuito de preservar a estabilidade das formações rochosas do Santuário, que estavam sendo abaladas por conta das trepidações. Vans também farão o trajeto até o alto da Serra.


Inhapim recebe encontro da Rede Leste Banco de Alimentos

Na manhã da sexta-feira, 20, foi realizado no salão da Prefeitura de Inhapim o encontro de agricultores de 40 municípios que compõem a Rede Leste de Banco de Alimentos – RELBA, o encontro que é realizado mensamente nos municípios participantes, foi sediado em Inhapim por iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura.

Na abertura do evento o prefeito de Inhapim Marcinho, agradeceu a presença de todos, inclusive dos prefeitos da região, vice-prefeitos, vereadores, secretários de agricultura de diversos municípios que compõe a Rede Leste de Banco de Alimentos, além das presenças dos deputados estaduais Tito Torres (PSDB/MG), Marquinhos Lemos (PT/MG) e Professor Irineu (PSL/MG), agradeceu também a presença do deputado federal Leonardo Monteiro (PT/MG) e do representante do deputado federal Mauro Lopes, senhor José Moisés Nacif.

O evento contou ainda com uma palestra motivacional promovida por Xica da Silva e também uma palestra sobre o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, desenvolvida pelo secretário executivo da Câmara Governamental Intersetorial de Segurança Alimentar – CAISAN/MG, João Batista Góes;  “O SISAN foi instituído em 2006 pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional com o objetivo de assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Desde a sua criação, avanços legais e institucionais têm garantido a sua construção como estrutura responsável pela implementação e gestão participativa da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional em âmbito federal, estadual e municipal. Esta construção se dá de forma paulatina, num trabalho contínuo de dedicação, articulação e priorização política dos setores envolvidos” explicou.


Associação Médica promove palestra sobre LGPD

O presidente da Associação Médica do Vale do Aço (Amvaço), médico Jeferson Miranda, recebeu os médicos associados para a palestra “LGPD e o impacto na área da saúde”. O tema foi ministrado pelos advogados Maicon Reis e Letícia Arruda. Durante o evento, foi abordado: Dados pessoais x Dados pessoais sensíveis, Dados sensíveis relativos à saúde, Coleta e tratamento dos dados pessoais, Tratamento dos dados pessoais de crianças, Compartilhamento de dados pessoais, Direitos do titular dos dados pessoais e Etapas da implantação da LDPD em clínicas e consultórios

A Lei Geral de Proteção de Dados traz relevantes disposições sobre a proteção de dados pessoais, sobretudo, sobre dados pessoais sensíveis ligados à área da saúde. É essencial saber como essa lei se aplica aos hospitais, clínicas e consultórios médicos, e como se adequar às exigências da lei.


Concessão da BR-381 terá lançamento de edital no dia 1º de setembro

O lançamento do edital de concessão da BR-381, será no dia 1º de setembro. É grande a expectativa para a restauração e manutenção da rodovia pela iniciativa privada, tornando viável a conclusão das obras de duplicação da BR-381.

O lançamento do edital está previsto para acontecer em Belo Horizonte, com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. A concessão da BR-381 contempla o trecho da rodovia entre Governador Valadares e a capital mineira, e o edital ainda engloba concessão da BR-262 entre João Monlevade e o município capixaba de Viana.

A previsão é de que 670 quilômetros de rodovias recebam R$ 7,3 bilhões em investimentos, que incluem 402 quilômetros de duplicação, 228 quilômetros de faixas adicionais, 131 quilômetros de vias marginais, pelo menos dois pontos de parada e descanso para profissionais do transporte rodoviário, além do contorno do município de Manhuaçu. A concessionária vencedora da licitação poderá explorar as rodovias com instalação de praças de pedágio.


Sistema Prisional entrega caminhonetes para unidades de Minas Gerais que estão implementando oficinas de trabalho

O Sistema Prisional de Minas Gerais adquiriu 12 caminhonetes por meio de um convênio firmado entre Estado e governo federal. Os veículos, que somam cerca de R$ 734 mil em investimentos, serão destinados a unidades de diversos municípios para atividades de trabalho e produção que demandam movimentação de carga, com o emprego de mão de obra dos detentos. Valadares foi uma das unidades selecionadas para receber um veículo zero quilômetro.

Foram contemplados o Presídio de Coronel Fabriciano I (Oficina de marcenaria); Penitenciária de Governador Valadares I, que desenvolve o trabalho de oficina de corte e costura, receberam caminhonetes novas o Centro de Ressocialização e Pré-Soltura de Ribeirão das Neves I – José Abranches Gonçalves (Oficina de corte e costura); Penitenciária de Formiga I (Oficina de corte e costura); Penitenciária de Teófilo Otoni I (Oficina de corte e costura); Presídio Santa Rita de Sapucaí I (Oficina de corte e costura); Presídio de Uberlândia I – Jacy de Assis (Oficina de corte e costura); Penitenciária de Contagem I – Nelson Hungria (Oficina de marcenaria); Penitenciária de São Joaquim de Bicas I – Professor Jason Soares Albergaria (Oficina de marcenaria); Penitenciária de Três Corações I (Oficina de marcenaria); Presídio de Itajubá I (Fabricação de artefatos em concreto); Presídio de São João Del Rei I (Fabricação de artefatos em concreto) e Presídio de Uberlândia I – Jacy de Assis (Fabricação de artefatos em concreto).

Já as unidades que receberam as caminhonetes usadas foram as seguintes: Penitenciária de Belo Horizonte I (Oficina de máscaras, horta); Penitenciária de Patrocínio I (Oficinas de máscaras e uniformes para sistema prisional, horta); Presídio de Divinópolis I (Oficinas de máscaras e uniformes para sistema prisional, horta); Presídio de Rio Pomba I (Oficinas de máscaras e uniformes para sistema prisional); Presídio de Lavras I (Oficina de marcenaria, horta); Presídio de Caratinga I (Oficina de máscaras, horta) e Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá I (Oficinas de máscaras e uniformes para sistema prisional, horta). Todas estas oficinas  são geridas pelo Estado, sem o envolvimento de empresas parceiras. Como benefício pelos serviços prestados, o detento tem um dia reduzido na condenação a cada três de trabalho.

Os carros serão um reforço no transporte de insumos de ambientes produtivos que estão em processo de instalação, por meio do incentivo federal. Nas unidades prisionais beneficiadas, vêm sendo implementadas estações de corte e costura, marcenaria e fabricação de artefatos de concreto.


  • A artista plástica Ângela Ataíde anuncia o retorno dos cursos de artes. As aulas são para crianças, jovens, adultos e melhor idade. Agora também em Ipatinga na avenida Japão, 981 no Cariru. A parceira dos projetos, artista plástica Jussara Regina,  ministra cursos neste mesmo endereço. Faz bem se entreter, aprender, se descobrir nesse mundo maravilhoso da arte.
  • Padre Evaldo e equipe se preparam para o 1º Chá + Fé da Rádio Educadora, que será realizado no próximo dia 10 de setembro as 17 horas no Panorama Hall em Coronel Fabriciano. Será uma tarde de espiritualidade, boa música e aquela deliciosa mesa de guloseimas.
  • O capítulo da Associação de Homens de Negócio do Evangelho Pleno (Adhonep), realiza no próximo dia 10 de setembro, a partir das 20 horas, o Jantar da Adhonep em Ipatinga. O encontro será no San Diego Hotel no Horto. O preletor será o advogado especialista em soluções tributárias, Weslen Souza de Belo Horizonte.
  • A indústria mineira registrou o terceiro aumento consecutivo da produção, de acordo com a Sondagem Industrial, divulgada pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). Em julho, na comparação com junho, a atividade produtiva no Estado cresceu 3,8 pontos, alcançando 55,5 pontos. O nível do emprego também subiu, neste caso, pelo 13º mês seguido, marcando 52,5 pontos no último mês. Os resultados estão em linha com a melhora gradual da economia. Neste sentido, a utilização da capacidade instalada, embora tenha permanecido abaixo da usual para o mês, foi a mais alta para julho desde o início da série histórica mensal, em 2010.
  • Dados da gerência de Vigilância em Saúde apontam que 5.908 jovens receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 no último fim de semana, em Timóteo. O público-alvo foram jovens com idades entre 20 e 27 anos, e mais. Com esta etapa, o município avançou ainda mais na imunização de toda a população, já que, o número de moradores acima de 18 anos programado para receber a vacina é de 62.431 pessoas. Desse total, 58.968 pessoas já estão com a primeira dose ou dose única, representando 94,45%. Outras 20.059 pessoas, ou 32,21% da população-alvo, já receberam a segunda dose ou dose única.

Publicações relacionadas

X