Search
Close this search box.

06 de Agosto

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Departamento de Polícia Civil em Ipatinga tem novo delegado chefe

O chefe do 12º Departamento de Polícia Civil em Ipatinga, delegado-geral Gilmaro Alves Ferreira, foi empossado nesta quarta-feira (4). A solenidade contou com a presença do chefe da Polícia Civil, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva; o superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, delegado-geral Márcio Simões Nabak; o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes e o delegado-geral Gilberto Simão de Melo, que esteve à frente do 12º Departamento desde 2015. O Departamento coordena seis delegacias regionais: Ipatinga, Caratinga, Itabira, João Monlevade, Ponte Nova e Manhuaçu, totalizando 97 municípios.

Gilmaro ingressou na Polícia Civil de Minas Gerais em 1997 como escrivão de Polícia em Timóteo. Posteriormente, ele assumiu o cargo de delegado de Polícia, sendo designado para atuar em Timóteo. Foi delegado de Polícia na Delegacia de Acervo na unidade regional de Ipatinga, cidade onde assumiu os trabalhos de polícia judiciária como delegado no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco Regional). Além disso, foi docente do curso de Direito na Fadipa e no Unileste.  Autor de artigos jurídicos e da obra literária “Expansão da Justiça Negociada na Seara Penal – Uma análise do acordo de não persecução penal”. Neste ano, foi promovido a delegado-geral e designado para assumir a chefia do 12º Departamento de Polícia Civil em Ipatinga.


Instituto Caminhar retoma seus trabalhos com a Guarda Mirim

Com início em 2012, no Distrito de Vila Nova em Manhuaçu, o Instituto Caminhar atende crianças e adolescentes, com o objetivo de contribuir com sua formação enquanto cidadãos.

Em junho deste ano de 2021, o projeto social retomou os seus trabalhos, atendendo a uma turma de aproximadamente 100 crianças e adolescentes, entre 09 e 17 anos, todos residentes em Manhuaçu e Reduto. O objetivo da Guarda Mirim é entregar para a sociedade cidadãos melhores.

À frente deste trabalho social estão o policial penal Fabrício Vieira e a sua parceira a Cabo Cláudia Vieira da Polícia Militar. Colaboram com Instituto Caminhar neste projeto, a policial penal Marli, os policiais militares Sargento Mariana, Sargento Welligton, Cabo Rozeli e Soldado da Reserva o querido João Karatê; além das psicólogas Tamires e Maria Clara.

As preparações para a Guarda Mirim obedecem um período de nove meses de trabalho, após os quais são abertas inscrições para novas turmas.

Informações no Instagram, @instcaminhar e no facebook, Instituto Caminhar Guarda Mirim de Manhuaçu.


Dia dos Pais: comércio vai funcionar até mais tarde   

O comércio do Vale do Aço poderá funcionar até mais tarde nas vésperas do Dia dos Pais, que será celebrado no próximo domingo (08). Conforme convencionado entre os sindicatos que representam as empresas e os empregados em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, nesta sexta-feira (06), o horário será ampliado nas três cidades, sendo, das 9 às 20h. No sábado (07), o expediente acontece das 9 às 17h.

Responsável por viabilizar a negociação que garantiu cinco horas a mais nos dois dias que antecedem a data, o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço ressalta que o Dia dos Pais abre o calendário comemorativo do comércio no 2º semestre do ano, aumentando as vendas, principalmente, em lojas de roupas, calçados, artigos esportivos, perfumaria e eletroeletrônicos. “Estamos esperançosos por boas vendas durante toda a semana”, manifestou o presidente do Sindcomércio, José Maria Facundes


Unimed Vale do Aço inaugura unidade no bairro Bom Retiro

A Unimed Vale do Aço inaugurou, na segunda-feira (02), um Núcleo de Atendimento no Bom Retiro, em Ipatinga. A unidade funciona como posto de coleta laboratorial e ponto de vendas de planos de saúde.

Para marcar o início das atividades, foi realizada uma solenidade de abertura que reuniu diretores e gestores de Recursos Próprios. O diretor-presidente, José Maurício Nolasco, destacou o crescimento na região.

O núcleo está localizado na Av. Fernando de Noronha, Bom Retiro, e funciona de 6h30 as 15h, de segunda a sexta-feira, e de 7 às 11h no sábado.

A unidade possui sala para coleta especial, coleta com ambientação infantil, boxes de coleta, sala para pré triagem das amostras, espaço para desjejum dos clientes, sala de espera e uma ampla recepção. Com uma equipe de profissionais capacitados, o local é climatizado e equipado com os mais modernos recursos para propiciar aos clientes Unimed Vale do Aço maior comodidade e segurança.


Polícia Federal estuda imóveis para implantação de delegacia em Ipatinga

A criação da Delegacia da Polícia Federal em Ipatinga, uma antiga reivindicação de toda a região, está perto de se tornar realidade. A nova unidade da PF vai atender as subseções judiciárias de Manhuaçu e Ipatinga, que abrangem 77 municípios com uma população estimada em 1,5 milhão de pessoas o que evitará que muitos tenham que se deslocar para Governador Valadares ou Belo Horizonte.

A nova unidade policial, além de atender especialmente a grande demanda para emissão e renovação de passaportes, vai realizar serviços de polícia judiciária, inclusive de combate ao crime organizado, bem como serviços administrativos, como expedição de passaporte, posse e porte de arma, controle de produtos químicos e fiscalização das empresas de segurança privada. A expectativa com a instalação da Delegacia da PF, mais pessoas serão atraídas para Ipatinga, o que contribuirá para fomentar o comércio do município e região. A unidade, que será de médio a grande porte, poderá receber cerca de 40 servidores efetivos, além de dez viaturas.


Aberto edital para pescadores profissionais e aquicultores para receber apoio à retomada produtiva

Estão abertas as inscrições para o 1º Edital de Seleção de Projetos para Apoio a Grupos Produtivos na Pesca e Aquicultura. Serão apoiados os projetos em operação que busquem e estimulem o desenvolvimento dessas iniciativas em municípios de Minas Gerais e do Espírito Santos impactados pelo rompimento da barragem de Fundão (MG).

Poderão se inscrever gratuitamente, até o dia 4 de outubro, pescadores profissionais com Registro Geral de Pesca (RGP) ou protocolo emitido de acordo com a legislação vigente (entre 2014 e 2015) e aquicultores regularizados, com licenciamento ambiental, impactados. Inscrições nos sites www.fundacaorenova.org ou www.prosas.com.br . (31) 3070 -3600/ 3070-3400, de 9 às 18h.

A Fundação Renova investirá até R$ 4,7 milhões, que poderão ser utilizados pelos grupos de acordo com as necessidades para ampliação de projetos aquícolas e pesqueiros. Estão previstas até cinco linhas de investimentos.


500 novos soldados reforçam o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Minas Gerias ganhou mais 500 novos soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). A formatura foi realizada na Academia dos Bombeiros, em Belo Horizonte. O presidente do Tribunal de Justiça de Minas, desembargador Gilson Soares Lemes, foi o paraninfo da turma no sábado (31/07).

Os militares atuarão nas diversas unidades no estado, dando continuidade ao plano de expansão da corporação em 14 novos municípios até o final de 2021, contribuindo para a melhoria do atendimento em Minas Gerais.

O reforço no quadro de soldados da corporação ocorre em momento de grande demanda por atendimento devido aos incêndios em vegetação.

Os meses de julho, agosto e setembro, historicamente, são os de maior atendimento desse tipo de ocorrência pelos Bombeiros. Até junho deste ano, foram atendidas 8.073 ocorrências deste tipo no estado. Ao longo de 2020, foram quase 21 mil chamados.


Paróquia São José promove Feirão nos próximos dias 14 e 15 de agosto

Dando continuidade a construção do complexo da nova matriz da Paróquia São José de Acesita em Timóteo, nos próximos dias 14 e 15 deste mês, a paroquia estará realizando um grande Feirão com alguns itens doados pelos paroquianos.

O feirão vai disponibilizar itens como: bicicletas, eletrodomésticos, celulares, artesanatos, produtos agrícolas, ferramentas, móveis e utensílios domésticos usados, mas, em bom estado de conservação e funcionamento.

Ao ponto de receber a cobertura, o principal objetivo do Feirão é o de angariar recursos para efetivar a compra do telhado do complexo. A ação será realizada ao lado da paróquia e conta com a participação de toda a comunidade.


Unidades do Senac oferecem diversas vagas de emprego

O Senac está com vagas de trabalho abertas em várias unidades do estado. As inscrições devem ser feitas por meio do site www.trabalheconosco.mg.senac.br entre os dias 10 e 15 de agosto.  Além disso, está cadastrando profissionais com deficiência para o banco de talentos.  Confira as vagas ofertadas:  Ipatinga – Assistente Pedagógico I – Exclusivo PCD; Montes Claros – Instrutor de Formação Profissional – Estética; Diamantina – Instrutor de Formação Profissional – Farmácia; Curvelo – Instrutor de Formação Profissional – Técnico em Administração; Instrutor de Formação Profissional – Design de Sobrancelhas. Banco de Talentos – Pessoas Com Deficiência – Cadastro Reserva

O Senac também disponibiliza vagas para intérprete de libras e cadastro de docentes. Para participar do processo seletivo, o interessado deve acessar o site do Senac e se cadastrar no Banco de Talentos da instituição. As Inscrições podem ser feitas pelo  site do Senac. Central de Atendimento: (31) 3057-8600 nas Capitais e  0800 724 44 40 para demais regiões.


Contorno ligando as rodovias MG 760 e BR 381 poderá ser viabilizado

O prefeito de Timóteo, Douglas Willkys se reuniu na quarta-feira (4), com o diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Robson Carlindo Santana Paes Loures, para tratar da construção do novo contorno rodoviário de Timóteo que fará o acesso de ligação entre a LMG-760 e a BR-381. Durante o encontro na sede do DER em Belo Horizonte, o diretor explicou que já existe um “pré-traçado” ligando as duas rodovias passando pela Regional Leste da cidade.

Robson Loures reiterou que existem levantamentos preliminares e que o próximo passo será lançar um edital para a contratação de projeto executivo que custa em torno de R$ 2 milhões, devendo ser lançado em 60 dias.

“Estivemos na semana passada em Timóteo e constatamos que é preciso construir o contorno rodoviário para tirar o trânsito pesado de dentro da cidade, fazendo assim a ligação da Zona da Mata ao Vale do Aço sem causar transtornos para os moradores”, informou o diretor do DER.

Participaram da audiência o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Hiler Félix e o presidente da Regional Vale do Aço da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flaviano Gaggiato.


  • Ex-presidente da Itatiaia, Emanuel Carneiro se despediu oficialmente da rádio. Na sexta-feira (30), ele anunciou que comandou pela última vez a tradicional Turma do Bate-Bola, o programa de maior audiência no veículo mineiro. O agora ex-âncora passou o bastão para Leonardo Figueiredo, que também é comentarista esportivo.
  • A Lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, completa 15 anos neste dia 7 de agosto. Para marcar a data, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vai promover uma série de eventos para celebrar o marco e debater obstáculos que ainda persistem no combate à violência contra a mulher. Iluminação especial e distribuição de cartilhas também fazem parte das celebrações.
  • O ex-deputado Estadual e conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Geraisa, Mauri Torres, foi eleito presidente do órgão, no lugar de José Alves Viana, que deixou o cargo por motivos de saúde. Mauri Torres já foi presidente do Tribunal no período anterior, entre 2019 e o início deste ano. Ele foi eleito novamente por unanimidade nesta quarta-feira (4) para voltar ao cargo e concluir o mandato de dois anos iniciado em 17 de fevereiro de 2021.
  • O anúncio do Governo de Minas de que irá efetuar o pagamento de todo o funcionalismo público estadual em dia, gerou uma reação positiva no comércio. Após cinco anos recebendo de forma parcelada, os servidores do Estado voltarão a receber integralmente o salário em uma única parcela em todo quinto dia útil, a partir deste mês de agosto. Somente na capital mineira, o Estado possui 111.241 servidores entre ativos e inativos, o que significa uma folha salarial de quase R$ 800 milhões. O pagamento em dia também terá reflexo nas outras datas comemorativas do segundo semestre, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal. 

COMPARTILHE:

publicidade