avatar carlos souto

Coluna Gerais

Colunista Carlos Souto

avatar carlos souto

Coluna Gerais

Colunista Carlos Souto

30 de Julho

 30 de Julho

Governador Romeu Zema cumpre extensa agenda no Vale do Aço

O governador Romeu Zema em visita ao Vale do Aço nesta quinta-feira (29/7), acompanhou em Ipatinga a assinatura do decreto municipal de liberdade econômica das prefeituras de Ipatinga, Timóteo e Jaguaraçu.

Ainda no município, o governador também se reuniu com prefeitos da microrregião e acompanhou a vacinação contra a covid-19.

Romeu Zema assinou em Coronel Fabriciano, o termo de cooperação mútua entre o Governo do Estado, Prefeitura e Fiemg, para viabilizar o Parque Industrial Vale do Aço e descerrou placa de inauguração do Laboratório de Biologia Molecular para realização de diagnósticos da covid-19 e de outras doenças no município via SUS.

Em Timóteo, o governador Zema entregou 111 títulos de propriedade urbana como parte do programa Minas Reurb (Programa Mineiro de Integração e Regularização Territorial). Zema também participou da inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Ana Rita, que beneficiará cerca de 10 mil moradores da regional Sul da cidade.

Na sexta-feira (30) em Jaguaraçu, participou da entrega de títulos de regularização fundiária no Centro da cidade.

No Parque Estadual do Rio Doce, em Marliéria, o governador assinou autorização para publicação de edital que viabilizará investimentos em infraestrutura e melhorias na reserva ambiental da ordem de R$ 93.141.600,00, resultado de acordo entre a Fundação Renova e Instituto Estadual de Florestas. Inauguração de obras de saneamento básico em São José do Goiabal foi o ponto de despedida da região do Vale do Aço.


Maior feira de noivas do Leste mineiro aqueceu o setor de eventos

O Grupo MaisVip realizou em grande estilo a nona edição da feira de noivas nos últimos dias nos dias 28 e 29 de julho no Clube Morro do Pilar em Ipatinga. Depois de 14 meses, adiado de maio de 2020 devido a pandemia de covid 19, o evento aconteceu em clima de “retomada do setor de eventos” na região do Vale do Aço, mas seguindo todos os protocolos sanitários exigidos para o momento.

Nenhum setor sofreu mais que o de eventos nessa pandemia. Já são mais de 14 meses de remarcações, dificuldades e incertezas. Mas isso tudo está passando e com o avanço da vacinação no Brasil, já há sinais reais de melhora.

A feira contou com mais de 50 fornecedores de festas e eventos oferecendo produtos e serviços com condições especiais para mais de 800 noivas que passaram pelo salão do clube durante a feira.

Esse foi o primeiro grande evento realizado nesta retomada. Em breve será divulgado o calendário com outros eventos. Vem aí o aniversário de 20 anos da MaisVip, Expo Inox e Expo Coop em 2022.


Festa de Sant’Ana foi celebrada sem a tradicional fogueira

A comunidade de Santana do Paraíso participou da Festa da Padroeira Sant’Ana em referência a Santa Ana. Neste ano, em razão dos efeitos da pandemia da Covid-19, não houve a tradicional fogueira e queima de Fogos nem o Baile da Saudade que ocorriam dentro da programação da Festa de Santana, realizada pela administração municipal. Os católicos da Paróquia de Santana fizeram a novena em honra à Padroeira da cidade no Espaço Santana, em frente à Praça da Igreja Matriz, no Centro, onde todos os dias foram montadas barraquinhas de comidas típicas. A programação foi encerrada no dia 26/07 com missa em honra à Padroeira, no Espaço Santana.


Comida di Buteco retorna em 2021 com “Salve os Butecos” e foco no delivery 

Após 4 adiamentos em função da pandemia, o concurso mais amado do Brasil está de volta. De 30 de julho a 29 de agosto acontece o concurso Comida di Buteco, em sua 21ª edição, pela primeira vez em sua história, com foco no delivery!

Com a missão “Transformar vidas através da Cozinha de Raiz – Buteco extensão da sua casa”, o movimento se fez muito necessário neste momento de pandemia. “Se a  preocupação em preservar e evoluir os pequenos negócios familiares chamados “butecos” já era o nosso propósito, com a pandemia se tornou urgente”, explicou Eulália Araújo, coordenadora do concurso.

O tema Salve os Butecos tem objetivo é ajudar a gerar fluxo de caixa para os butecos, de forma que eles possam se reerguer. Participam: Albatroz Butequices, Rua John Kenedy, 284, Cidade Nobre, Ipatinga; Arrojado’s Bar, Rua Palmeiras, 1010, Horto (no Clube Ipê), Ipatinga; Bar do Luciano, Avenida Magalhães Pinto, 1287, Coronel Fabriciano; Bar do Paulinho, Rua Cento e Trinta e Dois, 492, Santa Maria, Timóteo; Bar do Waguinho, Rua Luther King, 117, Cidade Nobre, Ipatinga; Bar Galpão, Avenida José Fabricio Gomes, 213, Bethânia, Ipatinga;  Caladinho Bar, Rua dos Bororós, 65, Jardim Panorama, Ipatinga; Mistura Fina, Rua Tomé de Souza, 455, Bom Retiro, Ipatinga, Petiscos Bar & Beer, Rua Rodrigues Arzão, 98, Imbaúbas, Ipatinga; Pop’s Bar, Rua Mário de Andrade, 346, Cidade Nova, Santana do Paraíso;  Recanto da Picanha, Rua Dom Pedro II, 174, Cidade Nobre, Ipatinga;  Sal & Brasa, Av. Pêro Vaz de Caminha, 226, Bom Retiro, Ipatinga; Skina 17, Av. Monsenhor Rafael, 17, John Kenedy, Timóteo e Tenda Árabe no Centro Comercial Cariru, Ipatinga. Visite www.comidadibuteco.com.br.


Power Pace movimenta o esporte no Vale em agosto

Para os amantes e praticantes do esporte, acontece no próximo mês de agosto o Power Pace, Desafio Aliar de corrida de rua, patins in line, ciclismo road 70+2 e Duathlon.

O evento organizado pela Pace3 Eventos Esportivos, irá movimentar o Vale do Aço nos dias 14 e 15 de agosto. O cenário escolhido será o Parque Ipanema, cartão postal de Ipatinga

Atletas das cidades vizinhas se preparam para encarar esse grande desafio, onde o esporte é o principal incentivador das boas práticas e ainda pontuar o fomento ao turismo da região.

A organização garante que os protocolos sanitários serão seguidos e adaptados para a segurança dos participantes conforme aprovados pela Associação Brasileira de Corrida e Esportes Outdoor (ABRACEO), testados em várias cidades do Brasil e no Leste de Minas Gerais pela própria PACE3.

O lema para o ano de 2021, “Atividade Física Salva Vidas”, tem um propósito especial em não só atender os atletas que esperam ansiosos em seus treinos por esses desafios, mas também como incentivo a novos públicos, alertando para a importância da atividade física para cada um. Informações e inscrições limitadas, www.pace3.com.br.


Embaixadora solicita ajuda da comunidade libanesa no Brasil para amparo ao seu país

A embaixadora do Líbano em Brasília, Carla Jazzar fez um apelo para que os libaneses e seus descendentes no Brasil se unam para ajudar o seu país. O Líbano vive no momento caos na economia, em pleno enfrentamento da pandemia.

O pedido da diplomata foi feito durante entrevista concedida à apresentadora Karen Hayek, do Canal Cultura Libanesa no YouTube, onde aborda assuntos relacionados aos países árabes.

A apresentadora Karen Hayek se colocou à disposição para divulgar informações sobre o movimento de ajuda ao Líbano e abraçou a iniciativa. “Contamos com o apoio de empresários libaneses como Issam Sidom, em São Paulo, e outros patrícios e descendentes de outros estados brasileiros” – comenta Karen.

O Líbano é o país árabe mais ocidentalizado do Oriente Médio. A população de imigrantes libaneses e seus descendentes no Brasil, estimada em 8 milhões de pessoas, supera até mesmo a população do próprio país, que possui cerca de 6,9 milhões de habitantes.


Circuito Educacional da Fundação Aperam abre vagas para capacitação de educadores 

A Fundação Aperam Acesita buscando alternativas, diante dos desafios apresentados durante o período de pandemia, vem em parceria com as  Secretarias Municipais  de Educação, Superintendência Regional de Ensino e comunidade escolar desde o ano passado, fomentando novas ferramentas e promovendo novos debates e capacitações  de acordo com o cenário atual.

Sendo assim, será realizado nos dias 17, 24 e 31 de agosto, das 19h às 20h30, o Circuito Educacional. A iniciativa tem como intuito capacitar educadores do Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha, por meio de encontros on-line, para discussão de pautas que integram o dia a dia da comunidade escolar. Serão trabalhados as temáticas: Inteligência Emocional, Metodologias Ativas, Planejamento e Avaliação.

A iniciativa faz parte do Programa Melhoria da Qualidade de Ensino, que visa contribuir com o avanço do processo contínuo de educação nas áreas de influência da Aperam, reconhecendo, oportunizando e estimulando práticas e temas educacionais inovadores alinhados com as diretrizes da esfera federal, estadual e municipal.

Inscrições até o dia 13 de agosto, por meio do link http://bit.ly/CircuitoEducacional. A capacitação é gratuita e as vagas são limitadas. Informações (31) 99102 – 6211.


Tribunal de Contas da União aprovou Edital de concessão da BR-381

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, nesta quarta-feira (28), o muito   aguardado edital de concessão proposto pelo Ministério da Infraestrutura para a BR-381, de Belo Horizonte a Governador Valadares, e para a BR-262, de João Monlevade até o Espírito Santo. A previsão é que a licitação ocorra ainda neste ano, no mês de outubro.

Estão programadas também inovações como o desconto (nos pedágios) de usuário frequente, para motoristas que trafegam diariamente entre municípios vizinhos, e o desconto tarifário de 5% para veículos que utilizam o desconto automático de pagamento.


Segurança Pública recebe reforço de policiais militares

Nesta sexta-feira (30/7), novos policiais militares passam a fazer parte do Governo de Minas. Após concluírem o Curso de Formação de Soldados 2021, os novos agentes da Polícia Militar de Minas Gerais serão distribuídos para os municípios da 12ª RPM, reforçando o combate à criminalidade violenta e, consequentemente, aumentando a sensação de segurança da população.

Os novos soldados começaram o curso em novembro de 2020. As aulas teóricas e práticas incluíram treinamentos importantes como Prevenção a Violência Doméstica, Curso de Base Comunitária, de operadores de menor potencial ofensivo e Conduta de Patrulha.

A formatura aconteceu no pátio do 14º Batalhão em Ipatinga, seguindo os protocolos de segurança e prevenção da covid-19.

O comandante da 12ª Região de Polícia Militar, Coronel Gildásio Rômulo, agradeceu a todos pelo apoio à formação dos novos militares e pela confiança na corporação.


Corpo de Bombeiros e Prefeitura realizam curso de brigadista voluntário

O Pelotão do Corpo de Bombeiros de Caratinga, com o apoio da Prefeitura Municipal, irá ministrar um curso de Brigadistas Voluntários no dia 7 de agosto. O objetivo é capacitar voluntários para atuarem no combate a incêndios florestais. Essa preparação é extremamente importante, considerando que na estação de seca, são registradas muitas queimadas em áreas florestais. A formação de equipes preparadas e instruídas para realizarem ações rápidas e com maior eficiência, pode evitar danos materiais e ambientais. Informações e Inscrições: Departamentos de Defesa Civil ou Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos na Rodoviária Nova, Centro


  • O capítulo da Associação de Homens de Negócio do Evangelho Pleno (Adhonep), realiza no próximo dia 06 de agosto a partir das 20 horas o Jantar da Adhonep em Ipatinga. O encontro será no San Diego Hotel no Horto. O preletor será o médico neurofisiologista, neurologista e professor universitário, Jefferson Carlos Soares de Governador Valadares.
  • A Cenibra mantém programas que incentivam a participação dos empregados na melhoria dos processos a partir de sugestões e novas ideias. Recentemente, um projeto enviado pelo operador de caldeira biomassa Robson Teixeira da Costa, premiado pelo PSC Programa de Sugestão CENIBRA (PSC) em 2004, recebeu a carta de patente. A ideia do projeto patenteado foi proporcionar mais eficiência no processo de lavagem do equipamento “Aquecedor de Licor Preto de Contato Indireto”, presente nas caldeiras de recuperação química. Como resultados das mudanças implementadas pelo projeto, foi possível lavar o aquecedor com redução de praticamente todo o vapor de aquecimento, diminuição de 92% na quantidade de efluente gerado e de 50% no tempo gasto para lavá-lo, tornando o equipamento mais disponível para o processo.
  • A Casa de Filosofia e Artes em Timóteo, coordenada pela artista plástica Ângela Ataíde, abriu inscrições para os cursos de Desenho em Tela, Aquarela, Modelagem em Argila, Pirogravura e Ateliê de Criatividade (crianças a partir de 4 anos). As aulas começam na primeira semana de agosto. Inscrições (31) 98732 – 0453. O Instituto Raquel Barreto, no Canaãzinho em Ipatinga, retornou com suas atividades filantrópicas. A quintas-feiras, de 15 as 16horas, acontecem o encontro do Grupo Terapêutico. As terças, Oficina de Crochê. Participe!
  • A Usiminas iniciou nesta quarta-feira (28), a quarta rodada de pesquisa junto a moradores de 12 bairros do entorno da Usina de Ipatinga. O objetivo é avaliar a percepção da comunidade sobre questões ambientais, qualidade de vida e relativas ao material particulado. A previsão é que o levantamento dure 15 dias. Após duas rodadas de entrevistas por telefone em razão da pandemia da covid-19, os pesquisadores voltam a fazer as consultas presencialmente. Para a segurança dos moradores que serão ouvidos, toda a equipe estará uniformizada e credenciada. Eles também passaram por testes de covid-19 antes de se deslocarem até Ipatinga e, todos os dias, antes de ir a campo, cada pesquisador passará por avaliação. A iniciativa faz parte do compromisso formal assumido pela Usiminas com a comunidade e o Ministério Público, em outubro de 2019, de adotar medidas que possam minimizar, ainda mais, os impactos ambientais relacionados às operações industriais. Ao todo, serão realizadas oito consultas à comunidade.

Publicações relacionadas

X