avatar carlos souto

Coluna Gerais

Colunista Carlos Souto

avatar carlos souto

Coluna Gerais

Colunista Carlos Souto

18 de Junho

 18 de Junho

Projeto Integrar da artista plástica Ângela Ataíde alcança muito sucesso

Em tempo de pandemia a arte conquistou um novo espaço na vida das pessoas, que nela encontraram saída para a angústia provocada pelo isolamento social.

E foi exatamente com este olhar que a artista plástica Ângela Ataíde (foto) embasou em mais de 30 anos de atividades artísticas no Vale do Aço, para elaborar o projeto “Integrar, Mostra de Artes”, aprovado pela lei Aldir Blanc que foi implementado com grande sucesso.

Ângela Ataíde é artista plástica e educadora de artes e filosofia. Participou de inúmeras exposições na região onde sua arte é bem reconhecida e já conquistou prêmios nacionais e internacionais como a Medalha de Ouro em Escultura pela Sociedade Brasileira de Belas Artes e Menções Honrosas pelo Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, Museu de Arte Moderna de São Paulo – MASP e Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte.

As peças artísticas produzidas no projeto estão expostas em plataformas e mídias digitais e lançadas em catálogo digital. Há trabalhos expostos em galerias de arte de Londres, Roma, Paris, Madrid, Atenas, Lisboa e Buenos Aires, além de peças no acervo da Embaixada Brasileira em Viena, na Áustria. Veja mais: @angelaataidearte @integrarmostradeartes


Dia dos Namorados foi marcado por casamento comunitário em Valadares

O Dia dos Namorados foi marcado por uma cerimônia especial em Governador Valadares. Cerca de 60 casais disseram o esperado “sim” em um casamento comunitário na Igreja Ebenézer, no bairro Jardim Ipê.

O evento foi uma parceria entre a Igreja Ebenézer e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania. A celebração aconteceu na manhã do sábado (12) e contou com a presença do pastor Cláudio Simplício, juntamente com a supervisora Isadora Oliveira Brito, ambos supervisionados pelos juízes Anacleto Falei e Giselle Freitas Machado.


Refugiados venezuelanos são tema de documentário e premiação

A saga de 37 famílias venezuelanas que optaram pela imigração para municípios do Vale do Aço é tema do documentário “Refugiados – Vai Ficar Tudo Bem”, produzido pela Vídeo-Plus e dirigido por Sávio Tarso, com assistência de direção de Matícia Alves e acompanhamento do líder regional da igreja, Heriton Santos Campos.

O documentário foi lançado na terça-feira (15) no salão cultural da Igreja de Jesus Cristo do Santos dos Últimos Dias no Centro de Ipatinga. A exibição foi exclusiva para equipe, entrevistados e colaboradores da produção.

Durante o lançamento, foi entregue o “Prêmio de Ajuda Humanitária”, oferecido pela igreja às pessoas que estão engajadas em ações voltadas para necessidades de instituições e da comunidade e que além disso, contribuíram e acolheram de maneira significativa no Projeto Acolhida. Receberam o prêmio durante o evento os voluntários: Adenir Soares Martins (Pretinha), Whidelma Azevedo, José de Assis Santos e Patrícia Barbosa.


Câmara de Dirigentes Lojistas de Ipatinga reelege seu presidente

Em assembleia, realizada na manhã desta terça-feira (15), Amaury Gonçalves foi reeleito presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga. A chapa “União e Participação” foi a única inscrita no processo eleitoral, que ocorreu na sede da entidade em Ipatinga. Os membros da nova diretoria executiva e do conselho fiscal que estarão no comando da CDL durante o biênio 2021-2023, tomarão posse em julho deste ano.
O presidente reeleito agradeceu e destacou a importância da parceria com a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi).


107 anos do Senhor Idé, um patrimônio histórico de Miradouro

Ele nasceu em 02/04/1914. Tem 107 anos! Neto de escravos. Seus pais, Alvino Rosário da Silva e Maria das Dores Rosário da Silva, nasceram logo após a Abolição da Escravidão no Brasil, em 1888. O Sr. Idé sempre viveu entre a Fazenda da Barra (divisa entre os municípios de Miradouro e Muriaé), o Córrego dos Gomes e o distrito de Belisário (Muriaé). Seu primeiro salário foi aos 12 anos, em 1926, na fazenda Cristal Soledade, no Córrego dos Gomes, pertencente à família Gomes Campos.

Reside em terras que pertenceram à antiga e histórica Fazenda da Barra há pelo menos 70 anos. Sua casa, quintal e área próxima, quem cuida é ele. Planta, colhe, cuida dos animais, dos tanques de peixe, enfim, uma vida de camponês, plena de saúde e de atividades físicas, aos 107 anos de idade! Na Fazenda da Barra, conviveu com o Coronel Izalino Romualdo da Silva, com o Doutor Manuel Martins Lisboa Junior e foi funcionário, por longo tempo, de João Freitas da Silva, filho do Coronel Izalino e ex-vice-prefeito e prefeito de Miradouro. Também trabalhou para João Paulo Goulart de Freitas e Webster Freitas da Silva, filhos de João Freitas. Mora sozinho, é viúvo da senhora Bertolina e pai da Maria Eva, funcionária do Hospital São Paulo, de Muriaé. O Sr. Idé é a história viva.


Recuperação do Forno Hoffman está na pauta no Ministério do Turismo

O prefeito de Timóteo Douglas Willkys, acompanhado do deputado Federal Hercílio Diniz e do vice-prefeito, José Vespasiano, cumpriu compromisso de trabalho na quarta-feira (16) na sede do Ministério do Turismo, em Brasília.

O assunto da reunião foi a recuperação do Forno Hoffman, importante marco histórico do município. A comitiva foi recebida pelo ministro do Turismo Gilson Machado Neto, oportunidade em que reiterou o pedido de recursos para recuperar o Forno Hoffman

O forno foi construído na primeira metade da década de 1950 para produzir tijolos que foram utilizados na construção da antiga Acesita – hoje Aperam Inox América do Sul – e das primeiras habitações em Timóteo.

Em janeiro deste ano o Município conseguiu junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN o aceite do pedido para o Tombamento Provisório do forno após uma visita dos técnicos da instituição.


Começou a votação para escolher o vencedor do Show de Talentos 

Em Santana do Paraíso, os vídeos pré-selecionados pela banca organizadora do Show de Talentos, Musical On-line, promovido pela Secretaria de Governo, Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, começaram a ser votados. Serão seis etapas, em que o público é quem vai escolher o vídeo campeão. Em cada etapa, o (a) artista que tiver o trabalho mais votado estará garantido (a) na grande final, que reunirá os cinco melhores vídeos do concurso, para que o público decida quem será o grande vencedor do Show de Talentos.

A primeira etapa de votação começou na quarta-feira (16) e segue até o dia 20/06. Nesta fase, o público votará em cinco vídeos, que estarão disponíveis no portal eletrônico da Prefeitura www.santanadoparaiso.mg.gov.br. Só é possível votar uma vez. O período de inscrição para o concurso ocorreu entre os dias 10 e 31 de maio.

O Show de Talentos se encerra no dia 31 de julho, em comemoração à Festa de Santana. Nas comemorações, a Prefeitura irá anunciar os ganhadores do evento. O primeiro colocado receberá um prêmio de R$ 500 mais a gravação de uma música e de um videoclipe. O segundo será merecedor da gravação de uma música e de um videoclipe e o terceiro terá direito à gravação de uma música.


Busão da Cruz Vermelha reforça estratégia de imunização em Minas

O governo de Minas apresentou, nesta quarta-feira (16), mais uma estratégia para garantir imunização a todos os mineiros. É o ‘Busão da Vacinação’, veículo transformado em unidade móvel de saúde para levar vacinas contra várias doenças – entre elas a covid-19 e a gripe – aos mineiros mais vulneráveis. Além da vacinação, o veículo disponibilizará testes rápidos, aferição de pressão arterial e apoio psicossocial.

A Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais, em parceria com o Governo de Minas e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), será responsável pela execução da logística das viagens do veículo, que foi doado pela Mercedes-Benz e pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha para a Cruz Vermelha Brasileira (CVB).

A ação vai contribuir para acelerar a chegada dos imunizantes aos municípios em situação de vulnerabilidade, especialmente se for considerado que a velocidade da vacinação não é a mesma em todas as regiões do estado, considerando que Minas Gerais possui 853 municípios e cerca de 20 milhões de habitantes.

O ‘Busão da Vacinação’ conta com estrutura completa para vacinar a população: três salas para aplicação de imunizantes, três mesas para cadastro de cidadãos e testes rápidos, 20 cadeiras para espera e, ainda, duas tendas para cadastros. O veículo permanecerá em Minas Gerais por cerca de 45 dias.


Produtores rurais se mobilizam para reflorestar a bacia do rio Doce

A Fundação Renova e o WWF-Brasil começaram a mobilizar produtores rurais em 25 municípios da bacia do rio Doce para adesão aos Programas de Restauração Florestal, voltado para ações compensatórias de reflorestamento de áreas degradadas. As inscrições iniciaram no dia 15 de junho e vão até o dia 1º de dezembro de 2021. A adesão é gratuita e voluntária.

O projeto será desenvolvido em 25 municípios localizados em Minas Gerais e no Espírito Santo. Podem se inscrever os produtores rurais para reflorestar mais de 13 mil hectares nas bacias dos rios Manhuaçu, Santa Maria do Doce, Bananal, Pancas, Corrente Grande e Guandu. Além disso, a ação deve recuperar 960 nascentes nas bacias dos rios Bananal, Pancas, Corrente Grande, Rio Turvo Limpo, São João Grande e São João Pequeno.

Serão recompensados aqueles que se comprometem a recuperar as áreas dentro da propriedade, em especial nascentes, mananciais e fontes de água. Até o momento, R$ 424 mil foram pagos a produtores rurais que se voluntariaram aos programas por meio da ferramenta de PSA na bacia do rio Doce, resultado da restauração de 892 hectares.

Eles devem atuar no reflorestamento de mais de 13 mil hectares nas bacias dos rios Manhuaçu, Santa Maria do Doce, Bananal, Pancas, Corrente Grande e Guandu. Além disso, a ação deve recuperar 960 nascentes nas bacias dos rios Bananal, Pancas, Corrente Grande, Rio Turvo Limpo, São João Grande e São João Pequeno.


ACE e CDL de Timóteo encerram Campanha Meus Amores Me Dão Sorte

Na última quarta-feira (16), aconteceu o encerramento da campanha Meus Amores Me Dão Sorte, na sede da ACE e CDL de Timóteo. Foram sorteados 6 vales-compra no valor de R$ 1.000,00 e ainda, um prêmio de R$ 2.000,00 em dinheiro. O sorteio foi   transmitido ao vivo nas redes sociais das entidades.

Foram 10.747 cupons cadastrados no site e aplicativo da promoção, o que demonstra o  interesse do consumidor em participar de ações deste tipo e, consequentemente, movimentar a economia local, já que para adquirir um cupom foi preciso comprar em uma das lojas participantes.

Os ganhadores dos vales-compra são: Leiliane Aparecida de Oliveira, Maurício de Souza Almeida, Cláudia Silene Nunes Pinto, Norelice Sousa, Núbia Rodrigues Santos Brandão, Bruno Santiago Sacaldeferri.  E a sortuda que vai receber R$2.000,00 em dinheiro é a Luciene Fernandes Brandão Faustino. A entrega dos prêmios está prevista para próxima segunda, 21/06.


Governo mineiro lança vagas gratuitas para capacitar estudantes profissionalmente

O Governo de Minas lançou nessa quarta-feira (16) o programa “Trilhas de Futuro”, que vai capacitar cerca de 40 mil jovens e adolescentes para atuar no mercado de trabalho, por meio de formação técnica gratuita a partir deste ano. O projeto, em parceria com as Secretarias de Estado de Educação, de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Social, terá investimento de R$ 534,7 milhões.

Serão disponibilizados 40 mil vagas para 78 cursos priorizados em 425 municípios que apresentaram demanda pelas atividades. Os cursos serão integralmente gratuitos, na modalidade presencial com duração de um ano e meio. A expectativa é de que as aulas comecem em outubro.

O projeto é voltado para estudantes de escolas públicas matriculados no 2º e 3º ano do ensino médio, além de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também poderão se inscrever adolescentes da rede particular de ensino, além de egressos do sistema educacional — neste último caso, apenas se houver vagas remanescentes, após as inscrições regulares. Todos os contemplados receberão vale-alimentação e vale-transporte no valor de R$ 18 por aluno. ‘Trilhas de Futuro’ visa dar um primeiro passo em relação à inovação do Novo Ensino Médio.

Entre as áreas mais ofertadas estão eletrotécnica, enfermagem, sistemas de energia renovável, mecânica, mecatrônica, vendas, edificações e automação industrial.


Fundação Aperam e Hibridus Dança mantém atividades de forma virtual

A Fundação Aperam Acesita segue com suas atividades culturais de forma virtual com novidades nas aulas do Coral Infantojuvenil Aperam e espetáculos realizados quinzenalmente via Youtube, em parceria com o Hibridus, por meio do Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga (ENARTCi), que tem o patrocínio da Aperam por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

No próximo domingo (20), às 16h, nos canais do Youtube @AperamnoBrasil e @hibridusdanca, será a vez da criançada juntamente com a família conferir o espetáculo Histórias da Arca, da artista Ana Couttinho, de Belo Horizonte.

Na última quarta-feira (16), os alunos do Coral Infantojuvenil Aperam participaram da oficina Yoga e a Conexão Corpo e Voz, ministrada pela professora de Yoga, Renata Borges. A iniciativa integra uma série de atividades que tem sido desenvolvida com alunos de forma virtual e que inclui frentes diversas do trabalho com os coralistas. O Yoga é uma expressão, uma prática, que atua na consciência corporal, então, se um coralista desenvolve essa consciência, ela vai cantar melhor, se expressar melhor vocalmente.


Policiais militares promovem entregas de cestas básicas em zonas rurais

Militares da 12ª Companhia de Meio Ambiente com apoio da Igreja do Evangelho Quadrangular de Ipatinga, realizaram entregas de cestas básicas de alimentos a moradores das zonas rurais de Ipatinga, Caratinga e Inhapim. Acesse @pmmg.meioambiente


  • Assumiu a presidência da Ceasa Minas, Luciano José de Oliveira que tem como meta  acelerar a privatização da empresa, pois, em sua avaliação, essa transferência para iniciativa privada vai fomentar mais negócios, aumentando a receita e geração de empregos, além de atender, sensivelmente, numa melhora do setor produtivo.
  • A Rádio Nacional do Rio de Janeiro, que pertence ao governo federal, está se expandindo em Minas Gerais com instalação de uma Rádio FM, em Belo Horizonte, retransmitindo ora a Nacional do Rio, ora a Nacional de Brasília.
  • Anteriormente, apenas a sucessão no comando da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas (OAB/MG) alimentava as conversas de bastidores. Contudo, entrou em cena o debate relacionado à eleição para a presidência da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), já que o atual presidente, Roberto Simões, depois de cerca de 8 anos, não almeja mais continuar no posto.
  • As duas cidades mineiras que passaram por eleições suplementares no domingo (13), já têm novos prefeitos eleitos. Em Campestre, próximo a Poços de Caldas, foi eleito Marco Antônio Messias Franco (DEM) e o vice Zenun Elias Jorge Zenun (DEM), pela coligação “Construindo Uma Nova História” (PTB/MDB/PSB/DEM), com 5.790 votos (50,7%).Em Espera Feliz, na Zona da Mata, Oziel Gomes da Silva e Edson Francisco Simião, que concorreram pelo PSD, serão os novos prefeito e vice, com 5.384 votos (45,43%).Os juízes eleitorais responsáveis por cada município tem até o dia 1º de julho para diplomar os eleitos. A partir da diplomação, os candidatos podem tomar posse que é de responsabilidade do Legislativo municipal.
  • Na última quinta-feira (10) o empresário João de Arruda Melo foi eleito para presidir, pela segunda vez, a Câmara de Dirigente Lojistas e Empreendedores dos Estados Unidos (CDLE/USA). João é fundador da entidade que presidiu entre os anos de 2006 a 2018. Ele assume substituindo a empresária mineira Simone Mocelin. A CDLE/USA é uma entidade composta por empresários brasileiros que vivem em Massachusetts, nos Estados Unidos, e tem como objetivo expandir iniciativas empreendedoras das comunidades brasileiras. A grande maioria dos membros associados é de Minas, especialmente do Leste Mineiro.Entre as ações de destaque da CDLE/USA, a entidade promove palestras, network e eventos que visam fomentar o empresariado das comunidades brasileiras que vivem em Boston.
  • Pela primeira vez em sua história a Associação Nacional dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador deve ter uma mulher no comando. Considerada uma das melhores criadoras da raça no Brasil, a médica Cristiana Gutierrez disputa a presidência. Ela tem viajado por todo o Brasil mostrando sua plataforma. Os opositores, vendo que Cristiana está forte na disputa, estão preocupados.
  • Você sabia? O Brasil consome, em média, 1,5 milhão de sacolinhas plásticas por hora. Uma sacola plástica leva 500 anos para se degradar na natureza. 56% do lixo plástico do país é formado por sacolas que foram usadas apenas uma vez.

Publicações relacionadas

X