Search
Close this search box.

11 de Junho

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

55 anos de fundação da Aciapi

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), comemorou no último 01/06, os seus 55 anos de fundação.

Na ocasião foi inaugurada a nova área administrativa no térreo da sede do Centro Empresarial Sebastião Gonçalves de Matos onde os convidados foram recepcionados pelo presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi e pelo presidente eleito, Luis Henrique Alves.

O evento contou com a presença de membros da diretoria da entidade, empresários, parceiros e lideranças políticas. Todas as medidas preventivas contra a Covid-19 foram cumpridas durante as comemorações, dentre elas, o uso obrigatório de máscara.

Veja os clicks do fotógrafo Wolmer Ezequiel.


Polícia mineira celebrou 246 anos com megaoperação em todo o estado

A Polícia Militar de Minas Gerais completou 246 anos em 9 de junho e, para celebrar essa data, ocorreu na tarde da segunda-feira (7), na área da 2ª Região de Polícia Militar (RPM) em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Lançamento da “Operação Alferes Tiradentes”. A megaoperação abrangeu todos os 853 municípios mineiros até a quinta-feira (10), com o efetivo de 9.632 militares empenhados e 3.991 viaturas empregadas.

A solenidade contou com a presença do diretor de Operações da PMMG, coronel Flávio Godinho Pereira e do comandante da 2ª RPM, coronel Wagner Alan de Mattos.

Durante o lançamento foi destacado a Força e a Leveza da mulher que, durante os 40 anos de criação do quadro feminino na corporação, muito acrescentou à instituição.

O objetivo da ação militar foi reforçar o policiamento dos municípios, cumprir Mandados de Busca e Apreensão, combater o crime, tráfico de drogas, porte ilegal de armas e roubo de veículos. Foram desencadeadas ações com foco na prevenção e repressão qualificada aos crimes violentos, buscando com isso a redução dos índices criminais.

Em Belo Horizonte, a quantidade de policiais nas ruas foi diferente e contou com todos os militares da administração e alunos da Academia de Polícia Militar, para reforço nas ações e proporcionar aumento da sensação de segurança na capital.


Dia de Cooperar Consul

Esse ano, devido a pandemia, está diferente! A Cooperativa Consul em parceria com o Sicoob Vale do Aço e a Fundação São Francisco Xavier, durante o mês de junho, está com uma ação voltada para a doação de sangue. A cada pessoa que doar sangue, estará contribuindo para doação de 1 cesta básica para 3 instituições beneficentes do Vale do Aço. Coopere, a sua doação alimenta a vida!

O agendamento pode ser realizado pelo telefone 31 – 3829 9600 ou whatsApp 31 99686 – 1060. A doação será realizada no setor de Hemoterapia do Hospital Márcio Cunha de forma rápida e segura.

Doar sangue é um gesto de cooperação importante para ajudar pessoas a continuarem sorrindo. Segundo as recomendações do Ministério da Saúde e da Anvisa, para ser doador de sangue, é preciso: estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 69 anos; pesar mais que 52 quilos (desconsiderar roupas e calçados); ter comportamento sexual seguro (parceiro(a) sexual fixo(a) e único(a) por, no mínimo, doze meses consecutivos).

Os candidatos à doação de sangue com idade entre 16 (dezesseis) e 17 (dezessete) anos podem fazer a doação, desde que seus pais estejam presentes. A doação sem a presença de um dos genitores só poderá acontecer com a assinatura do consentimento formal registrado em cartório do genitor ausente.


Agricultores comercializam produtos no shopping do Vale do Aço

Vale visitar o Projeto Feira do Produtor Rural, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ipatinga, o Shopping do Vale do Aço e a EMATER. A ação tem como foco comercializar produtos saudáveis e de qualidade, direto das mãos do produtor para à mesa do consumidor, e ocorrerá sempre aos sábados.

A ação será realizada em um espaço dentro do shopping e trata-se de uma grande oportunidade para os agricultores familiares da região apresentarem seus produtos. A iniciativa é um importante divulgador do trabalho sustentável realizado pelos produtores.

A feira promete movimentar o centro de compras com produtos que são produzidos com todo cuidado e qualidade. Dentre os itens comercializados terão produtos orgânicos, verduras, legumes, hortaliças, frutas, ovos caipiras, cachaças, queijos, cafés, mel, quitutes e outros mais.

O projeto é aberto aos produtores locais e regionais e já possui cadastramento de mais de 30 agricultores familiares. Vale lembrar que os interessados em participar das exposições devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Ipatinga ou a EMATER. Contatos também podem ser feitos pelo telefone: (31) 3829-8077.


“A expansão da justiça negociada na seara penal”

O livro “A expansão da justiça negociada na seara penal”, dos autores Gilmaro Alves Ferreira, delegado e professor e o ex-aluno de Direito, Mateus Nelito Martins da Silva (foto), busca analisar o recente instituto previsto pelo art. 28-A do Código de Processo Penal, chamado Acordo de Não Persecução Penal. Esse instrumento é o mais novo expoente da tendência mundial da Justiça Negociada, que vem crescendo e se infiltrando em vários ordenamentos jurídicos ao redor do mundo. A justiça negocial não é completa novidade em nossa realidade nacional, uma vez que já existem ferramentas que seguem esse modelo, como as previstas na Lei 9.099/95, a saber: Transação Penal, Suspensão Condicional do Processo e Composição dos Danos. Sem embargo, toda inovação jurídica fomenta dúvidas e discussões, com o Acordo de Não Persecução não é diferente. Assim, é possível analisar os motivos que culminam com sua previsão, suas características, exigência e vedações, bem como a exposição a ardente discussão acerca de sua (in)constitucionalidade e (in)viabilidade, adotando ao final um posicionamento crítico acerca do instituto.


Comércio funciona até mais tarde para o Dia dos Namorados   

O comércio do Vale do Aço funcionará em Horário Especial nesta semana dos Namorados. Na sexta-feira (11), as lojas das três principais cidades da região abrem as portas das 9h às 20h. Já no sábado (12), o expediente ampliado será das 9h às 16h.

“Seis horas a mais para que os clientes façam suas compras com calma e também para que não possamos ferir o princípio da não aglomeração, tão recomendado em tempos de pandemia”, pontua o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço, José Maria Facundes.

De acordo com uma pesquisa realizada pela entidade patronal, a tendência é que as vendas em 2021, para o Dia dos Namorados, sejam melhores quando comparadas ao mesmo período do ano passado. A expectativa é que as roupas, calçados, artigos esportivos, perfumes e smartphones sejam os produtos mais vendidos para a data especial.

O funcionamento ampliado do comércio regional, nestes dias, só foi possível por força de convenções coletivas de trabalho firmadas pelo Sindcomércio com os sindicatos que representam os empregados.


Servidores de Timóteo terão aulas de ginástica laboral

Os servidores do prédio principal da Prefeitura de Timóteo iniciaram a semana com todo gás. Nesta segunda-feira (7) teve início o Programa de Ginástica Laboral, coordenado pelo setor de Medicina do Trabalho, ligado à Secretaria de Administração e Gestão em parceria com a Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida.

A atividade visa estimular os servidores a desenvolverem exercícios físicos com mais frequência, pois são importantes para aliviar o estresse e promover a interação social e como um incentivo para o servidor busque qualidade de vida

As aulas, que tem duração de aproximadamente 15 minutos, são ministradas pela educadora física Glayda Lana, que também atua na Academia de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida.

As atividades serão realizadas semanalmente no hall interno da sede da Prefeitura de Timóteo, sempre às segundas-feiras, por volta das 8h30.

Às quartas-feiras, as atividades estão programadas para a sede da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, no Centro Norte, a partir das 8h. Já às quintas-feiras, às 7h, será a vez dos servidores do Almoxarifado Central, no Bairro Primavera, participarem das atividades de ginástica laboral.


Estação Zeza Souto expõe trabalhos da Casa do Artesão Matizes

A partir da segunda-feira (7), das 8 às 18 horas, a Estação Memória Zeza Souto, no Centro de Ipatinga, irá expor trabalhos desenvolvidos pela Casa do Artesão Matizes, com a exposição intitulada “Ipatinga: linhas, caminhos e pontos”.

A Casa do Artesão Matizes, localizada no Novo Centro, à margem do ribeirão Ipanema em Ipatinga, é uma associação que reúne artesãos das mais diversas técnicas como bordados, pinturas, desenhos, desenvolvedores de miniaturas, mosaicos, patchwork, crochê, cerâmica, bijuterias, flores, velas e trabalhos em madeira.

A exposição une dois dos ícones culturais do município como a Casa do Artesão Matizes e a Estação Memória Zeza Souto o que gera muita satisfação aos visitantes.


Centro Socioeducativo de Teófilo Otoni doa hortaliças a lar de idosos

O Centro Socioeducativo de Teófilo Otoni (CSE Teófilo Otoni), no Vale do Mucurí, realizou a doação de 15 a 20 quilos de hortaliças para o Recanto Frei Dimas, instituição que abriga idosos na cidade nesta quarta-feira (9/6). São couve, cebolinha, coentro e mostarda produzidos no interior da unidade, por oito adolescentes em medida de internação, acompanhados por um auxiliar educativo e agentes de segurança socioeducativos.

O projeto teve início há cerca de quatro meses, idealizado por servidores do centro, e gera uma média de 10 kg de alimentos por semana. Além do albergue que recebeu os alimentos nesta semana, a Creche Ninho, também de Teófilo Otoni, foi beneficiada com aproximadamente 15 kg de hortaliças no fim de maio. Eventualmente, os itens também são consumidos pelos internos do CSE.

Esta ação possibilita, aos adolescentes, o envolvimento com uma atividade produtiva e momentos de relaxamento por meio do contato com a natureza. O ato faz com que a medida deles se desenvolva de uma forma mais célere e tranquila proporcionando um ambiente de harmonia com o sentimento de utilidade por fazer algo em benefício de outras pessoas, principalmente sendo idosos e crianças.


DNIT prevê avanço nas obras da rodovia BR-381

Em reunião com representantes do Vale do Aço, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para Minas Gerais, Gustavo Frederico Boerges, informou a previsão de avanços nas obras de duplicação no Lote 3.1 da BR-381, localizado no município de Antônio Dias, município do Colar Metropolitano. A reunião aconteceu nesta quarta-feira (9), foi solicitada pelo vice-presidente da Assembleia Metropolitana da Região Metropolitana do Vale do Aço (AMRMVA), deputado estadual Celinho do Sinttrocel.

As obras da BR-381 é uma das prioridades de trabalho estabelecidas pela Assembleia Metropolitana, na reunião ordinária de 2021. A pauta foi retomada e discutida pelos membros do órgão colegiado na reunião extraordinária do dia 28 de maio. Na ocasião, os membros solicitaram posicionamento do DNIT a respeito do andamento das obras no Vale do Aço.

Além do vice-presidente da AMRMVA, estiveram na reunião: o presidente da AMRMVA, Bruno Morato, prefeito de Santana do Paraíso;  João Luiz Teixeira Andrade,  secretário da AMRMVA, diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço; Flaviano Gaggiato, presidente da Regional FIEMG Vale do Aço e Luciano Araújo, coordenador do Movimento Nova 381.

Segundo o superintendente Gustavo, o DNIT possui contrato de R$44 milhões, com valores já empenhados, para a execução das obras no Lote 3.1. O superintendente afirmou que até o fim de 2021 serão finalizados ao menos 16 quilômetros, contando com os trechos já duplicados.

No ano passado, foram identificados 13 pontos de instabilidade, incluído as áreas atingidas com deslizamento de taludes e maciços. O superintendente destacou que as correções desses pontos chegam à R$150 milhões. Segundo Gustavo, as intervenções não serão feitas no contrato vigente devido a necessidade de estudos e projetos prévios.   Os pontos a serem corrigidos serão incluídos na concessão do Lote 3.1 da BR-381.

Junto à continuidade das obras da BR-381, também são prioridades da Assembleia Metropolitana a expansão do Aeroporto Regional do Vale do Aço; estudo sobre a expansão do núcleo metropolitano; estudos sobre integração do transporte público e engajamento político para aprovação do Projeto de Lei Complementar n.º 50/2020. Na primeira reunião extraordinária do órgão colegiado os temas foram aprofundados e com encaminhamentos aprovados.


Usiminas retoma “Aventura no Viveiro” nas comemorações Dia do Meio Ambiente

As experiências lúdicas e interativas em meio aos 204 hectares de florestas plantadas no Viveiro de Mudas da Usiminas, em Ipatinga (MG), estarão de volta com a retomada do programa “Aventura no Viveiro”, com sessões nos dois próximos sábados (12 e 19/06), às 9h e às 14h. O retorno do programa de educação ambiental marca as comemorações da Usiminas e do Instituto Usiminas pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.

Para assegurar as medidas de prevenção à Covid-19, o programa foi adaptado para a participação de até cinco famílias, por sessão, respeitando o distanciamento dos visitantes. Durante todo percurso, também é obrigatório o uso de máscaras e higienização das mãos.  As famílias interessadas em participar podem agendar gratuitamente, (31) 3824-3731 e 3822-2215. Vagas limitadas.

O objetivo da ação é levar as famílias a um momento de descontração e aprendizado, com segurança, no espaço criado em 1980 para ser um local de preservação e educação ambiental, acessível à comunidade.

A visita do “Aventura no Viveiro” tem um roteiro divertido e cheio de conhecimento, com contação de histórias, piquenique no bosque, plantio de mudas e passeio pela floresta do Viveiro de Mudas da Usiminas.  Na contação de histórias, a atriz Raquel Vieira vai abordar temas como meio ambiente, preservação e sustentabilidade e a relação da Usiminas com o Vale do Aço. Os participantes terão, ainda, um momento prático nesta visita especial.

Resultado de um trabalho de recuperação de uma antiga área de pasto, o Viveiro de Mudas da Usiminas é hoje uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, localizada na área urbana de Ipatinga. No local, são produzidas anualmente cerca de 20 mil mudas de diversas espécies. Essas novas árvores são utilizadas para a recuperação de áreas diversas, recomposição de matas ciliares, arborização urbana e também doadas à comunidade.


Exames gratuitos em carreta de saúde em Ipatinga

Uma doação dos serviços garantiu atendimentos para 150 pacientes pré-agendados, com priorização de casos mais urgentes. A iniciativa é uma ação-piloto, mas o serviço poderá ser ampliado para reduzir a fila de espera.

Nesta sexta-feira (11), a Prefeitura de Ipatinga está oferecendo 150 exames de imagem na Unidade Móvel de Saúde, uma carreta equipada para atendimento adequado aos pacientes estacionada na Praça dos Três Poderes. Para evitar problemas de aglomeração e também proteger os usuários, uma tenda foi montada junto ao veículo, com assentos para cada paciente.

Durante todo o dia, serão realizados exames de ultrassom de mama, transvaginal, de articulação, vias urinárias e abdômen total para pacientes previamente cadastrados. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Ipatinga e a empresa Memo – Serviço Móvel Especializado em Saúde, que doou os exames ao município como forma de apresentar o trabalho realizado e a capacidade técnica oferecida.

A ordem de prioridade nos atendimentos levou em conta os casos de pacientes mais urgentes e o tempo de espera na fila. O atendimento na Unidade Móvel de Saúde, que segue todas as medidas de proteção contra a Covid-19, vai auxiliar na diminuição da demanda reprimida de exames no município. Em Ipatinga, atualmente existe uma fila de espera de mais de 50 mil exames.

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, reforça que a doação chega como apoio providencial para ajudar a reduzir o quantitativo de pacientes nas filas de espera. E ressalta que ela serve para avaliar o serviço de atendimento para uma possível licitação/contratação deste formato de serviço visando aumentar a oferta de exames de ultrassom para pacientes da rede pública de saúde do município.

Para garantir agilidade nos atendimentos na rede municipal de saúde, a Prefeitura de Ipatinga estuda a possibilidade de contratação dos serviços da Unidade de Atendimento Móvel, que vai levar aos moradores dos bairros da cidade exames e serviços básicos com conforto e praticidade. Além de facilitar o acesso da população

aos serviços, a proposta visa reduzir as demandas pelos atendimentos nas Unidades de Saúde da Família.

Com uma capacidade média de atendimento de até 500 pessoas por dia, a Carreta da Saúde está equipada com modernos aparelhos e instrumentos necessários para a realização de exames.


Azeites da Serra da Mantiqueira conquistam prêmios internacionais

Os azeites da Serra da Mantiqueira têm se destacado em concursos nacionais e internacionais desde a primeira extração em Minas, em 2008, processo desenvolvido pelo trabalho da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Em concursos recentes realizados nos Estados Unidos, Itália, Portugal e Japão, azeites da Serra da Mantiqueira foram premiados com medalhas de ouro e prata em avaliações feitas por especialistas sensoriais renomados. Os prêmios valorizam os azeites nos momentos de comercialização, o que é bom para os produtores e para a economia como um todo.

Pesquisador em olivicultura da Epamig, Pedro Moura aponta que o mérito de uma medalha está atribuído a todo o processo produtivo que tem sido desenvolvido na região.

Destaque recente em premiações vem do Concurso Mundial de Azeites de Nova Iorque (NYIOOC), um dos maiores e mais prestigiados do mundo já que os vencedores são apontados como os melhores azeites de oliva extravirgem do ano. Em 2021, azeites da Mantiqueira mineira, paulista e do Sul do Brasil entraram para a famosa lista que compõe o guia oficial.

O azeite mineiro da marca Monasto, feito com azeitonas plantadas na fazenda Santa Helena, em Maria da Fé, recebeu medalha de ouro no concurso em Nova Iorque.

O produtor dos azeites da Casa Mantiva, Carlos Diniz, de Consolação, Sul de Minas, apaixonado pela olivicultura possui oito mil plantas e diz estar aprendendo a lidar com elas.

Os azeites da Mantiqueira e do Sul do Brasil também foram destaques em outros concursos internacionais, como o EVO International Olive Oil Contes (Itália), o OVIBEJA do Alentejo (Portugal) e o International Extra Virgin Olive Oil Competition (Japão).


Cursos técnicos do SENAI estão com matrículas abertas 

 As matrículas para o 2° semestre de 2021 dos cursos técnicos do SENAI em Minas Gerais estão abertas até o dia 26/7. No total serão mais de 20 cursos ofertados no estado. O edital com a lista completa de cursos, vagas disponíveis e valores das mensalidades para cada município, dentre outras informações, estão disponíveis no site www.senaimg.com.br.

Com os cursos técnicos do SENAI será possível iniciar a carreira em um curso com muitas atividades práticas que simulam a vivência na indústria que darão segurança para exercer a profissão. Os cursos têm o objetivo de proporcionar competências que combinam a teoria e as práticas específicas em diversas áreas de atuação.

Para se inscrever, o candidato deve estar matriculado ou ter concluído o Ensino Médio ou o EJA – Educação de Jovens e Adultos (nível médio) ou ainda ter sido aprovado parcialmente no Exame de Massa de Nível Médio. Além disso, não existe prova de seleção. Os candidatos inscritos dentro do limite de vagas ofertadas serão classificados, mediante a comprovação dos pré-requisitos de escolaridade. As matrículas serão realizadas somente pela internet, via site da instituição, por meio do CPF do candidato. O CPF utilizado no ato da inscrição para matrícula deverá ser, exclusivamente, do candidato, não podendo, em hipótese alguma, a utilização do CPF dos responsáveis, de terceiros ou CPF inválido.

O valor da matrícula é de R$ 199,00, mas se realizada até o dia 26/7 o candidato obterá o desconto de 50% no valor da matrícula. Assim, o boleto no ato da inscrição será gerado no valor de R$ 99,00.  

Sem tempo para estudar? Que tal fazer um curso semipresencial do SENAI? As aulas são 80% online e 20% presenciais e, desta maneira, o aluno poderá estudar onde e quando quiser. Há interatividade entre alunos, docentes e tutores.

O SENAI-MG está com matrículas abertas até o dia 20/8 para três cursos semipresenciais: Técnico em Automação Industrial; Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Segurança do Trabalho. A duração é de 22 meses e as mensalidades custam R$265. Os cursos são oferecidos em 10 cidades – Belo Horizonte, Contagem, Ipatinga, Ituiutaba, Juiz de Fora, Mariana, Montes Claros, Pouso Alegre, Uberaba e Varginha.

Indicado para quem procura uma capacitação com horários mais flexíveis do que um curso presencial, os cursos semipresenciais têm conquistado espaço no mercado de trabalho.


Fabriciano promove 1º Seminário de Boas Práticas na Gestão Pública

Coronel Fabriciano foi sede do 1º Seminário de Boas Práticas e Modernização da Gestão Pública na última quarta-feira, 9/6. Realizado pela Prefeitura em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira dos Municípios (AMM) e Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Aço (CIMVA). O evento reuniu prefeitos, vices e secretários de municípios do Vale do Aço e vizinhos para discutir temas essenciais à administração pública e relevantes para a sociedade.

Desafios e boas práticas da gestão pública; municipalismo; pautas prioritárias em tramitação na Assembleia, Câmara e Congresso Nacional; planejamento, ajustes e perspectivas de arrecadação para 2021; reformas administrativa e tributária; participação em fundos e distribuição de receitas oriundas do Estado e União, além do cronograma de expansão e instalação de unidades do SAMU Regional foram alguns dos temas em pauta.

Pelo menos 70 agentes públicos de 20 cidades da região acompanharam o evento no Centro Educacional Maria Angélica Rodrigues Nunes, no Paço Municipal de Fabriciano. Dentre os participantes estavam o parceiro, presidente da AMM e vice da CNM, Julvan Lacerda, prefeito de Moema; presidente do CIMVA, Ailton Silveira, prefeito de Entre Folhas; prefeito de Periquito, José Flor; prefeito de São Francisco do Glória, Wallace Ferreira; prefeita de São João do Oriente, Regilaine Alcântara; prefeito de Açucena, Raulisson Morais; prefeito de São José do Goiabal, Zé Roberto; prefeito de Inhapim, Marcio Elias e o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato.

Também estiveram presentes o prefeito de Timóteo, Douglas Wilkys; prefeito de Pingo D’Agua, Luiz Paulo; prefeita de Vargem Alegre, Maria Cecilia; prefeito de Antônio Dias,  Benedito de Assis; prefeito de Dom Cavati, José Santana; prefeito de Bugre, Narcélio da Costa; prefeito de Mesquita, Ronaldo Oliveira; prefeito de Braúnas, Jovani Duarte; prefeito de Marliéria, Hamilton Lima e o vice-prefeito de Ipatinga, Alex Oliveira. Todos fizeram coro sobre a importância da união dos municípios em defesa de interesses comuns.

O prefeito anfitrião do evento e vice-presidente do AMM destacou a importância do encontro e, sobretudo, da integração dos gestores públicos em defesa dos interesses municipalistas.


  • Como acontece há quase 40 anos, está circulando a nova edição do Jornal MG Turismo, o mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais. Traz como destaque a entrevista exclusiva com o ex-ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia. Boa leitura!
  • A Câmara Municipal de Caratinga, por iniciativa do vereador Johny Claudy Fernandes, homenageou com votos de louvor e aplausos, Edson Simões dos Santos entregando a Moção 139/2021 pelos relevantes serviços prestados a Cidade das Palmeiras.
  • A Prefeitura de Belo Horizonte vai expandir o acesso à internet gratuita em vilas e favelas. Técnicos da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) estão percorrendo várias comunidades para checar quais as melhores condições de viabilidade operacional.  A meta do município é instalar nessas regiões da cidade pontos de internet gratuita, que chegarão até os moradores via fibra óptica e aparelhos denominados hotspots, que funcionam como roteadores para transmitir o sinal de wi-fi até casas, celulares e tablets.
  • A Sede Administrativa da Unimed Vale do Aço, antes situada no bairro Veneza, em Ipatinga, passou para o Hospital Metropolitano Unimed, em Coronel Fabriciano, na avenida Rubens Siqueira Maia, 2030, bairro Santa Terezinha.
  • A Secretaria de Saúde e do Centro de Acolhimento Animal de Mariana, realizou o primeiro evento do ano voltado para adoção de animais. No total, 20 animais estiveram disponíveis para adoção e 17 foram adotados. Todos os animais foram devidamente vacinados, vermifugados e microchipados e, além disso, os adotados durante a ação ganharam a primeira dose antiviral, a dose anual antirrábica e um ano de vermifugação.
  • O Parque Estadual do Ibitipoca voltou a ficar indisponível para visitações, sendo que a nova suspensão das atividades se deu por conta de medidas mais restritivas adotadas na macrorregião Sudeste pelo programa Minas Consciente, que inclui o município de Lima Duarte. O Instituto Estadual de Florestas afirmou que a medida é temporária e válida até que sejam repassadas novas diretrizes do Comitê Extraordinário Covid-19.
  • A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Timóteo realizou transmissão ao vivo pela Internet para falar sobre a Campanha de Conscientização sobre Pessoas em Situação de Rua (PSR). A cidade tem o cadastro de 17 Pessoas em Situação de Rua, acompanhadas pelo Serviço Especializado de Abordagem Social. Ações emergenciais realizadas no período de pandemia, alertam para o aumento da população em situação de rua por conta da desocupação crescente e mais intensa devido aos problemas econômicos. Por meio do cadastro, é possível conhecer o histórico de vida, se esta pessoa possui familiares, se é paciente da saúde mental e se tem outras passagens por órgãos públicos.
  • O Projeto Institucional Empreender Social e o Setor de Pastoralidade do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste), com apoio da Rádio Educadora e da Paróquia São Sebastião, promovem a Jornada da Solidariedade, ação de amparo à Funcelfa – Projeto Dom Lara (Cidade dos Meninos), instituição que acolhe crianças e adolescentes, localizado no Bairro Caladinho do Meio, em Coronel Fabriciano. A iniciativa tem como objetivo arrecadar itens de higiene e alimentação necessários à instituição. São solicitados: achocolatado em pó; fralda descartável infantil e geriátrica – tamanhos M; pó de café; produtos de higiene pessoal – shampoo e condicionador; produtos de limpeza; e refresco em pó. Doações para o projeto, ligue (31) 3846-5515.
  • A programação do Shopping Vale do Aço, neste sábado (12/06), foi especialmente pensada para os casais apaixonados. Além de poder presentear quem você ama, é possível aproveitar a data para comemorar em um espaço lúdico, com vasta gastronomia e boa música. Além da boa música, os personagens Deusa do Amor e o Príncipe da Felicidade vão entregar brindes aos casais que estiverem na praça de alimentação. Tudo isso para tornar esse dia ainda mais especial para os apaixonados.
  • A Fundação Renova indenizou cerca de 1.700 pessoas por meio do Sistema Indenizatório Simplificado nesta semana, o que corresponde ao valor total de cerca de R$ 153 milhões. Com os novos pagamentos realizados, agora são mais de 13,5 mil pessoas indenizadas por esse fluxo, correspondendo ao valor de cerca de R$ 1,2 bilhão desde sua implantação, em agosto de 2020. Ao todo, até abril, R$ 13,1 bilhões foram desembolsados pela Fundação. Renova em ações de reparação e compensação. Desse montante, R$ 4,09 bilhões foram pagos em indenizações e auxílios financeiros. O Sistema Indenizatório Simplificado foi implementado em agosto de 2020 por decisão as Justiça Federal.
  • O Centro Universitário FAMINAS abriu inscrições para o processo de Transferência e Obtenção de Novo Título (exceto Medicina) do 2º semestre.  Na inscrição, que será toda on-line, é necessário anexar a documentação prevista em cada processo. No caso da Transferência, o candidato precisa apresentar o Histórico Escolar do Ensino Superior e os Planos de ensino, carimbados e assinados pela instituição de origem, digitalizados em arquivo único. Já na Obtenção de Novo Título, também é exigido o diploma de graduação. A seleção acontece através de análise curricular e os resultados serão enviados para o e-mail do candidato, assim como as orientações para a matrícula. Informações no WhatsApp (32) 3729-7500.
  • Termina no próximo dia 15/6 o prazo para inscrições no Programa Profissional do Futuro – Estágio Cenibra 2021/2022, cujo objetivo é atrair para a Empresa talentos dos mais variados perfis. O processo seletivo será 100% virtual. Serão ofertadas vagas para cursos técnicos e de graduação, com atuação nas áreas Industrial, Florestal e Administrativa. O início do estágio será em julho deste ano, com duração de até dois anos. As vagas disponíveis são para a fábrica e os escritórios em Belo Oriente, Guanhães e Nova Era (MG). Haverá vagas extensivas a pessoas com deficiência. Os interessados deverão ter disponibilidade para estagiar 30 horas semanais. A empresa oferece diversos benefícios, tais como: bolsa auxílio-estudante, transporte seletivo para as cidades da região, uniforme, seguro obrigatório e alimentação. Ao longo do estágio, será disponibilizada aos estudantes uma série de treinamentos do Programa de Desenvolvimento da Universidade Corporativa, o que favorecerá a ampliação dos conhecimentos, novas habilidades e atitudes e promoverá o crescimento pessoal e profissional.
  • Neste próximo domingo, 13, os eleitores dos municípios mineiros de Campestre e Espera Feliz voltam às urnas para eleger prefeitos e vice das cidades. A votação ocorrerá das 7h às 17h. As eleições de 2020 em Campestre foram anuladas pela Justiça Eleitoral porque o candidato que recebeu a maioria dos votos válidos teve o registro de candidatura indeferido. Já em Espera Feliz, a nova eleição foi marcada em razão do falecimento do prefeito eleito e da renúncia do vice-prefeito.
  • R$ 46 bilhões é quanto o setor de energia solar trouxe de investimentos para o país em uma década, além de ter gerado 270 mil empregos. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar).
  • O Hotel Transamérica São Paulo, um dos mais tradicionais do país na área de eventos, anunciou que paralisará suas operações até dezembro. Com a pandemia sem trégua e a queda significativa do movimento, não faz sentido continuar de portas abertas, comunicou. O Transamérica tem 400 apartamentos.
  • Após quase trinta dias internado por ter contraído a Covid-19, o pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente de honra da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), presidente da Assembleia de Deus e Convenção do Estado de São Paulo, recebeu alta hospitalar na tarde desta quinta (10).
  • A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Belo Horizonte, a Advocacia-Geral do Estado e a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas assinaram um Termo de Acordo com o Grupo Itaminas, mantenedor do Instituto Inhotim. O acordo põe fim a contestação da liquidação da dívida tributária do Grupo através da doação de obras de arte, pertencentes ao Inhotim.
  • O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, em parceria com a Polícia Federal, inaugurou um Posto de Serviços e Passaportes. O objetivo é viabilizar a prestação de serviços da Polícia Federal no terminal, oferecendo a passageiros, visitantes e comunidade aeroportuária mais comodidade, agilidade e segurança. As pessoas terão acesso aos serviços de emissão de Passaportes e emissão de Certidão de Movimentos Migratórios. O Posto de Serviços e Passaportes funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com agendamento prévio realizado no site da Polícia Federal.

COMPARTILHE:

publicidade