Search
Close this search box.

04 de Junho

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Militares brasileiros representarão 27% da delegação em Tóquio

A 50 dias da abertura da Olimpíada, o Brasil contabiliza 232 vagas confirmadas em Tóquio 2020. Deste total, 63 foram asseguradas por desportistas inseridos no Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) das Forças Armadas. Entre as 17 modalidades com atletas militares está o vôlei de praia, cuja dupla feminina que representará o país nos Jogos é formada pelas terceiros-sargentos Ágatha Rippel (Marinha) e Eduarda Lisboa, mais conhecida como Duda (Exército). As parceiras estão juntas há quatro anos e têm no currículo a medalha de prata na Rio 2016. Nesta temporada, já conquistaram ouro, prata e bronze nas etapas de Cancún (México) do Circuito Mundial.

O PAAR foi criado em 2008 pelo antigo Ministério do Esporte – atual Ministério Cidadania – em parceria com o Ministério da Defesa, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da equipe militar em eventos esportivos de alto nível. Além dos benefícios da carreira militar – assistência médica, incluindo nutricionista e fisioterapeuta – os atletas que integram o PAAR têm a sua disposição centros de treinamento no Rio de Janeiro, tais como o da Marinha (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes-Cefan), do Exército (Centro de Capacitação Física do Exército-CCFEX e Complexo Esportivo de Deodoro) e o da Aeronáutica (Universidade da Força Aérea – Unifa).

Ainda no atletismo, os militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica contribuíram com 17 medalhas para a delegação brasileira no Campeonato Sul-Americano da modalidade. Ao todo, foram dez ouros, duas pratas e cinco bronzes. O torneio ocorreu no final de maio, em Guayaquil (Equador).

Nesta sexta-feira (4) terá início a aplicação da segunda dose da vacina contra o novo coronavírus (covid-19) no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte e Fortaleza. A imunização de atletas olímpicos e paralímpicos teve início no último dia 14, após a doação de vacinas pela Comitê Olímpico Internacional (COI).


Grupo Se Toque elege nova diretoria

O Grupo Se Toque realizou eleição da sua diretoria no último dia 01. A Diretoria Executiva será composta por Gioconda Thomaz Pereira Pascoa, presidente, tendo como vice: Sandra Helena Silva, secretárias: Eunice Alves dos Santos e Marlene Pereira Sobrinho Fernandes, tesoureiras: Solimar Martins de Castro e Marinete Almeida de Oliveira. No Conselho Fiscal, os titulares: Maria Inês Guerra Grossi, Helen Mara Rodrigues Pedrosa e Maria Irameire Martins Souza e suplentes: Josefina de Fatima Barroso Pinho Tavares, Edalmo Antônio de Pinho Tavares e José Mansueto de Souza

Fundado em 12 de setembro de 2002, o grupo é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na prevenção do câncer, orientando e estimulando a detecção precoce da doença, promovendo ajuda aos carentes e apoiando mulheres com diagnóstico de câncer de mama.

Dentre as ações para manter o projeto, foi criado o Bazar Solidário com o objetivo de angariar recursos provenientes das vendas de produtos usados, novos e seminovos doados pela população de modo geral. Toda a renda é revertida a uma grande causa, ou seja, acolhimento de pacientes oncológicos e na manutenção da Casa de Apoio.

Hoje, sua mais nobre causa é a Casa de Apoio Se Toque, um lugar digno e acolhedor, que abriga com o máximo de conforto possível as pessoas carentes, em tratamentos contra o câncer, em Ipatinga.


Primeiro presídio LGBTI+ é inaugurado no Espírito Santo

O Espírito Santo inaugurou, na quarta-feira (26), a primeira unidade prisional exclusiva e de referência à população LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexual). A Penitenciária de Segurança Média 2, no município de Viana, conta agora com capacidade para 296 detentos, sendo que 175 pessoas no sistema se autodeclaram parte da população.

Segundo a Secretaria de Justiça (Sejus), antes a unidade prisional tinha apenas uma ala específica para esse público, mantendo grande parte dos custodiados do sexo masculino.

Com a mudança, a unidade de referência passou por adaptações, os presos do gênero masculino, que estavam custodiados no local, foram remanejados para outras unidades prisionais de regime fechado. As custodiadas autodeclaradas como lésbicas permanecem em unidades femininas do Estado.

A transformação da unidade segue uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e funcionará com todos os regimes previstos para o cumprimento da pena, seja ele provisório, fechado e semiaberto. O Secretaria de Estado de Justiça informa que a mudança atenderá às necessidades do público.

Essas adaptações geram mais oportunidades de ressocialização e permitem que o cumprimento da pena seja realizado de forma adequada, conforme o previsto em lei.

Os apenados terão direito ao acesso ao tratamento hormonal e o acompanhamento de saúde específico, mediante prescrição médica, por meio da rede de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) ou particular, em conformidade com Portaria do Ministério da Saúde.


Aciapi comemora 55 anos de fundação

Na noite desta terça-feira (1º) foi realizada a solenidade de comemoração dos 55 anos de fundação da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi). Na ocasião foi inaugurada a nova área administrativa no térreo da sede do Centro Empresarial Sebastião Gonçalves de Matos.

O evento contou com a presença de membros da diretoria da entidade, empresários, parceiros e lideranças políticas. Todas as medidas preventivas contra a covid-19 foram cumpridas durante as comemorações, dentre elas, o uso obrigatório de máscara.

Durante a solenidade, foi assinado o contrato de parceria com a Unimed para planos de saúde voltados aos associados, com preços especiais. Em seguida, os representantes das empresas parceiras da Aciapi e os membros da diretoria da entidade receberam uma homenagem como forma de agradecimento pelo apoio e pelos serviços prestados ao longo desses anos. O evento também serviu como despedida simbólica da gestão atual (2019-2021), já que no próximo mês uma nova diretoria assumirá o comando da entidade por dois anos. O evento foi finalizado com o descerramento da placa de inauguração da nova área administrativa pelo presidente da Aciapi Cláudio Zambaldi, presidente da CDL Amaury Gonçalves, conselheiro Valter Oliveira e o deputado Federal Hercílio Coelho Diniz.


Capela do Cocais reabriu após 10 anos fechada

A comunidade católica de Cocais assistiu no domingo, dia 30, a reabertura da Capela de Nossa Senhora das Vitórias após uma grande reforma. A solenidade contou com 2 momentos: um político, na escadaria da capela e, um religioso, na entrada com a bênção das portas, o recebimento da chave do templo e em seguida a procissão de entrada até o altar. Devido à pandemia do Coronavírus, os convites para a cerimônia foram limitados.

O templo ficou fechado por 10 anos após a interdição em 2011, devido às péssimas condições das instalações. Em 2020, a administração municipal autorizou a reforma e aprovou a liberação de R$179 mil em recursos próprios sob deliberação do COMPAC – Conselho Municipal do Patrimônio Cultural. A obra foi coordenada pela Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos com supervisão da Coordenação de Cultura do município, do COMPAC e da paróquia.

Construída em 1950, a Capela foi obra dos próprios moradores por incentivo de dois padres da época, Pe. José Gonçalves da Costa e Pe. Renato Van Gessel. A edificação em alvenaria desenvolveu-se em regime de mutirão, incluindo a fabricação dos tijolos, das

portas, janelas e da estrutura do telhado, com madeira extraída nas redondezas e transportada em procissão nos lombos de burros. Em 1999 a igreja teve seu tombamento realizado com a finalidade de preservar as peculiaridades do templo, típico do meio rural. A imagem da Senhora das Vitórias não precisou de intervenção e está preservada na forma original.

A Capela dos Cocais é a segunda restaurada pela gestão do prefeito, Dr. Marcos Vinicius. Em 2019, o município entregou à igreja a Capela restaurada da Senhora Auxiliadora, anexa ao Hospital Dr. José Maria Morais. A capela do hospital foi construída em 1942 e, assim como a capela de Cocais, ficou fechada um grande período devido à falta de conservação. Tombada como Patrimônio Cultural do município em 1997, pelo decreto 1.033, ficou fechada de 2011 a 2019, quando a administração municipal restaurou todo o imóvel e reinaugurou em 24 de maio de 2019. Além das duas capelas, a administração municipal restaurou as grutas de São José, também em Cocais, e de Santa Terezinha, no Santa Terezinha ll.


Revival Fotográfico da Cidade das Palmeiras

Chegou a grande oportunidade de conhecer o projeto Revival Fotográfico, ele nasceu com o objetivo de mostrar como era a vida social de Caratinga, resgatando os principais eventos que movimentaram a sociedade da Cidade das Palmeiras.

Nesta primeira edição vamos relembrar a eleição, coroação e chegada na cidade da Miss Brasil Stael Abelha, o carnaval de clube nas décadas de 60,70,80 e 90, a 5a edição do concurso Mulata de Ouro de Minas Gerais, o auge dos desfiles de modas na cidade, a Discotheque do Lions Clube e o tradicional Baile do Havaí.

Acesse www.locomotivasocial.com.br/revival-fotografico e faça uma emocionante viagem no tempo pelas mãos dos talentosos e experts Eduardo Fraga (agachadinho na foto) e Michel Leão.

Para o ano de 2022, podemos esperar novos eventos e uma exposição presencial de fotos. Recordar é viver. Sempre!


Executivo de Ipatinga busca parcerias para reativar a Maria Fumaça 

Com atenções voltadas para a preservação do patrimônio histórico e cultural, assim como o incremento de atrações turísticas na cidade, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, visitou na terça-feira (1) a Estação Pouso de Água Limpa, no Novo Centro. O local é ponto de partida da Maria Fumaça que por algum tempo percorreu a chamada Estrada de Ferro Caminho das Águas, margeando por 2,6 quilômetros o Parque Ipanema junto ao ribeirão Ipanema e que por cerca de 15 anos aproximadamente não vem sendo utilizada. Por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da cidade, foi dada a devida atenção para a organização documental a fim de que o projeto saia do papel.

A Estação Pouso de Água Limpa é réplica de uma estação de 1917, sendo que a Maria Fumaça, uma locomotiva a vapor de origem alemã, foi fabricada em 1937, movendo-se com combustível de lenha e bagaço de cana.

O governo municipal busca parcerias público-privadas para efetivar as medidas necessárias para reativação do passeio pela Estrada de Ferro. Assim, também participaram da agenda de trabalho lideranças da Vale, Cenibra – Celulose Nipo-Brasileira, Instituto Usiminas, Faculdade Única, Centro Universitário do Leste de Minas Gerais e Faculdade Pitágoras.

A Maria Fumaça da Estação Pouso de Água Limpa puxa dois vagões, com capacidade total para 68 passageiros. A máquina é de propriedade do engenheiro aposentado José Mauro Cardoso, apaixonado por ferrovias e também maquinista voluntário, sendo cedida ao município em regime de comodato. Ele comprou a máquina em 1979, na cidade de Além Paraíba, na Zona da Mata mineira. Vinte anos depois, quando se mudou para Ipatinga, resolveu trazer na bagagem o trem, que se tornou atração turística.

Com as condições mecânicas em dia, para funcionar a máquina primeiro precisa ser aquecida num tempo de aproximadamente duas horas, à base de lenha, normalmente

fornecida pelo próprio município com o aproveitamento de materiais de podas de árvores feitas na cidade.


Antônio Dias comemorou 315 anos de história

O município de Antônio Dias comemorou os 315 anos de fundação no último dia 1º de junho, com uma programação especial. A Prefeitura da cidade promoveu diversas ações e atrações envolvendo a comunidade, valorizando a história da cidade.

No sábado (29/05), a Live em comemoração aos 315 anos da cidade com show de Ramon e Renan e de Cleide Alphre. A apresentação ficou por conta de Felipe Martins da Rádio Itatiaia e Bruna Antunes. Quem assistiu a Live ao vivo, pode participar de sorteio de prêmios, cedidos por empresas parcerias e comércio local. Também foram arrecadadas cestas básicas e encaminhadas às irmãs da beneficência popular, para distribuição entre as famílias carentes da cidade.

O “Concurso Antônio Dias – 315 Anos de História” envolveu os alunos das escolas municipais e estaduais. Os estudantes participaram com Desenho, Frase, Poema ou Produção Textual. Os participantes de destaque receberam prêmios, em cada modalidade.

O “Concurso Declare seu amor por Antônio Dias” foi voltado para a comunidade em geral, que pode participar gravando um vídeo com o celular na horizontal manifestando de forma artística ou não, sobre o sentimento pela cidade. Os vídeos receberam premiação e divulgação na live do aniversário da cidade.

No encerramento das comemorações do aniversário da cidade mãe do Vale do Aço aconteceu uma enorme queima de fogos.


Prefeito reúne comitiva para inauguração de banheiro químico

Em Casa Nova, no Norte da Bahia, uma inauguração de banheiros químicos na comunidade de Mancambira, zona rural do município, tem dado o que falar. De acordo com o prefeito Municipal, Wilker do Posto (PSB), tratam-se de 24 módulos sanitários sustentáveis com uma tecnologia desenvolvida para regiões de semiárido, que não usa água e é ambientalmente correto e agroecológico. As ações somaram o custo de R$ 445 mil, e contou com o  investimento estadual de R$ 170 mil, 45 mil euros bancados por uma multinacional alemã e R$ 5 mil dos cofres da prefeitura de Casa Nova.

Mas, o que está intrigando muita gente, é o fato de ter sido promovida uma aglomeração de pessoas para presenciarem a inauguração do equipamento em meio à pandemia da Covid-19. “Em plena pandemia juntar esse monte de gente para inaugurar um banheiro é um absurdo”, escreveu uma internauta.

O vídeo da inauguração, que se espalhou nas redes sociais, está dividindo opiniões, enquanto algumas pessoas consideram o equipamento válido, outras pessoas reprovam a atitude e acreditam que o prefeito, Wilker do Posto (PSB), deveria colocar esforços em outras ações voltadas para o combate da pandemia. Até o momento o prefeito não se pronunciou sobre a repercussão.


Fundação São Francisco Xavier celebra 10 anos da Unidade de Oncologia

A Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha, administrada pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), é referência em tratamento do câncer para cerca de 1,3 milhão de habitantes de 67 municípios do leste mineiro. A Unidade foi incorporada ao Hospital Márcio Cunha (HMC) pela FSFX em 2011, e ao longo de uma década de administração, grandes investimentos foram feitos para garantir um atendimento humanizado e de excelência às pessoas. Nesses 10 anos, a unidade soma mais de 850 mil atendimentos em sessões de radioterapia, quimioterapia, exames de medicina nuclear e consultas.

Cerca de 80% dos atendimentos são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Na unidade, os pacientes são atendidos de forma integrada e multidisciplinar, com envolvimento de todos os setores e profissionais, o que garante uma maior efetividade do tratamento.

E, mesmo num ano atípico de pandemia, serviços essenciais, como o tratamento do câncer, mantiveram-se em pleno funcionamento, e, para garantir a qualidade habitual e a segurança dos pacientes, a Unidade de Oncologia do HMC implementou uma série de medidas específicas da área, alinhadas ao protocolo institucional.

“Celebrar os 10 anos de atuação na Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha é reafirmar nosso compromisso e a nossa responsabilidade com a saúde de milhares de pessoas, com uma linha de cuidado assistencial segura, humanizada e de qualidade para o tratamento contra o câncer. Registramos nossos agradecimentos a toda a equipe da unidade, que diariamente faz o melhor para entregar mais saúde aos nossos pacientes”, afirma o Diretor de Hospitais da Fundação São Francisco Xavier, Dr. Mauro Oscar Soares de Souza Lima.


  • Até o Dia dos Namorados, compre R$ 100,00 nas lojas do Shopping Vale do Aço e concorra a 10 vales-compras de R$ 1.000,00. É a Campanha “Meu Par Perfeito” com diversas dicas de presentes: perfumes, loções, roupas, calçados, jóias, chocolates, acessórios e até itens decorativos de trabalho.

  • De 8 a 11 de junho os filiados do Sindipa, Sindicato dos Metalúrgicos do Vale do Aço, irão às urnas para definir a nova diretoria para os próximos 4 anos. O atual presidente Geraldo Magela Duarte e seu oponente, Vilmar Cardozo da Silva estarão disputando a presidência da entidade. 
  • O Grupo Itapemirim publicou Nota de Pesar pelo falecimento do seu fundador, empresário, ex-deputado Federal, comendador Camilo Cola que faleceu aos 97 anos deixando um grande legado de desenvolvimento e iniciativas empresariais. 

  • O presidente Jair Bolsonaro poderá vir a Governador Valadares a convite do prefeito André Merlo para sancionar a lei que inclui o Vale do Rio Doce na área da Sudene.
  • O Senac Vale do Aço abriu inscrições para cursos gratuitos em Ipatinga e Coronel Fabriciano, dentro do Programa Senac de Gratuidade. Informações www.senac.mg.br/programasenacdegratuidade/. 

  • Em Timóteo a área que abrigou várias edições do Fest Country no bairro Timirim, vai dar lugar ao residencial Condomínio Villa Alpha. 
  • Ser vacinado contra a Covid 19 continua sendo o grande sonho de consumo de muitos os brasileiros, novos e idosos.

  • O distrito de Perpétuo Socorro, também conhecido como Cachoeira Escura no  município de Belo Oriente, ganhou letreiros no seu Portal Turístico na entrada de  acesso pela rodovia BR 381. 
  • Nos dias 29 e 30 de maio, o Campus Piau, pertencente as Faculdades Doctum, recebeu atletas de todo o Brasil para o desafio esportivo Power Pace Viva o Desafio – Lagoa do Piau. Durante o evento os atletas testaram as suas habilidades  nas modalidades: Trail Run (5 e 21Km), Triathlon (500m / 21Km / 5Km) e Ciclismo MTB. 

  • A Solution Propaganda, conquistou uma importante conta para o seu portfólio. Passa a atender as concessionárias do Grupo Líder de Muriaé em Minas, que são a Recreio e Mila (Volkswagen), Líder BH (Chevrolet), Valore (Fiat) e Tai (Hyunday). Além de Belo Horizonte o Grupo Líder tem várias concessionárias no interior a começar de Muriaé, que sedia a matriz deste importante grupo. 
  • COMPARTILHE:

    publicidade